sexta-feira, 27 de maio de 2011

Petkovic e os dez anos do gol do Tri

Petkovic comemora o histórico gol que deu ao Flamengo o tri estadual em 2001

Muita coisa aconteceu antes dos poucos passos que antecederam uma das faltas mais bem batidas e comemoradas da história do Flamengo. O Sérvio Dejan Petkovic, então com 28 anos, já havia passado por clubes como Radinischy e Estrela Vermelha, da extinta Iugoslávia, Real Madrid, Sevilla e Racing Santander, da Espanha, Vitória da Bahia e Venezia, da Itália, antes de chegar pela primeira vez ao Flamengo. Até o ano de 2000, antes de chegar à Gávea, já havia sido campeão iugoslavo (91 e 92)** e da Copa da Iugoslávia (93) pelo Estrela Vermelha; espanhol, pelo Madrid (97) e baiano (97) e da Copa Nordeste (97 e 99) pelo Vitória.

Seu primeiro jogo com a camisa da maior torcida do Brasil já dava mostras do que viria a acontecer; uma goleada de 4 a 1 em cima do Santos, em partida válida pelo Torneio Rio-São Paulo. Naquele dia 12 de fevereiro, “Pet” já estreou jogando bem e balançando as redes. O primeiro título veio naquela mesma temporada: o Campeonato Carioca. Na campanha que deu o bi ao Rubro-Negro, o sérvio fez 4 gols em 14 cotejos.

No estadual do ano seguinte, fez o seu primeiro gol somente no 14º jogo, contra o Olaria. O último daquele campeonato, todos já sabem qual foi. Na primeira partida da decisão contra o Vasco, Petkovic abriu o placar aos 55’, mas os cruz-maltinos viraram a partida para 2 a 1 e teriam a vantagem na peleja decisiva. Eis que, no dia 27 de maio de 2001, há exatos dez anos atrás, com um público de 62.500 pagantes e após os dois gols de Edílson – um deles com assistência do sérvio - o Fla precisava de um tento para levantar o tricampeonato, mas 88 dos 90 minutos de jogo já haviam passado até que Edílson sofreu uma falta. Quem iria para a cobrança? Petkovic, é claro.

O camisa 10 se concentrou, tomou pouca distância e acertou o ângulo do goleiro Hélton (que hoje faz história no Porto), selando um dos títulos mais emocionantes da história flamenguista e trazendo de volta aos mais velhos lembranças daquele primeiro tri, também contra o Vasco, também com um gol estrangeiro, marcado  - de forma polêmica, com falta segundo os vascaínos - pelo argentino Valido. O gol colocou Petkovic na história do Fla e no coração dos torcedores. O sérvio ainda passou por outros clubes do Brasil, Arábia Saudita e até China até voltar ao Flamengo e ser uma das peças mais importantes da conquista do Campeonato Brasileiro de 2009. Hoje, com a idade jogando contra, faz sua última temporada no futebol profissional, mas, mesmo daqui a dez anos, não duvide dele quando for cobrar uma falta.


*Da Sérvia, dentro das quatro linhas, o que mais sabemos foi do sucesso do jogador defendendo o Estrela Vermelha, clube que faz com o Partizan um dos clássicos mais violentos do mundo. O embate entre alvirrubros e alvinegros não possui apenas conotações futebolísticas. Se, de um lado o Estrela Vermelha carregava consigo um viés socialista, esquerdista, o Partizan carregava uma idéia mais capitalista, de direita. Não é a toa que o jogo entre as agremiações é conhecido como “O Clássico Eterno”. Sobre o socialismo, Pet deu uma declaração muito interessante em um programa nada futebolístico, deixando a apresentadora Ana Maria Braga com a cara no chão.



** Último campeonato da antiga Iugoslávia e primeiro da então nova Iugoslávia, respectivamente.

Nenhum comentário: