segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Valido (1914-1998)



Augustín Valido nasceu em Buenos Aires no dia 31 de janeiro de 1914 e foi um dos primeiros “hermanos” a se tornar ídolo de uma torcida carioca. Revelado pelo Boca Juniors, foi campeão argentino em sua primeira e única temporada defendendo a camisa xeneize, em 1934, no mesmo ano em que foi negociado com o Lanús, onde jogou durante três anos. Em excursão de um combinado, pelo Rio de Janeiro, o ponta-direita chamou a atenção dos dirigentes do Flamengo, que o contrataram.

Pelo rubro-negro, Valido conquistou as maiores glórias no esporte. O primeiro título veio em 1939, ano em que conquistou o Campeonato Carioca e ajudou o rubro-negro a sair da fila de 12 anos sem títulos. Nesta temporada, o argentino foi o vice-artilheiro do Fla, que contava com craques como Domingos da Guia, Leônidas da Silva e seu conterrâneo, Alfredo Gonzalez. Nos dois anos seguintes, foi vice-campeão.

Em 1942 a taça voltou à Gávea, iniciando a marcha para o primeiro tri da história flamenguista. Na campanha do título, Valido jogou todas as partidas e após a conquista decidiu abandonar o futebol, aos 28 anos, para cuidar de sua gráfica. A aposentadoria precoce fez com que o ponta-direita não estivesse no grupo que, no ano seguinte, conquistou o bicampeonato. O descanso o alçaria a uma gloria maior na temporada seguinte.

Em outubro de 1944, Valido pediu ao técnico do Flamengo, Flávio Costa, o campo de treino do clube emprestado para uma partida entre o time de sua gráfica e o de outra empresa. Flávio não só liberou o campo como, quando viu a atuação do argentino –que entrou, “para quebrar o galho”, no lugar de um zagueiro ausente- pediu que ele voltasse a jogar pelo Flamengo. Valido relutou, mas acabou aceitando.

A reestréia aconteceu na penúltima partida do Campeonato Carioca, uma goleada de 6 a 1 sobre o Fluminense. A decisão, contra o Vasco, aconteceu uma semana depois, e nestes sete dias Valido foi atormentado por uma forte febre. Porém, demonstrando a raça peculiar de um portenho, mesmo se arrastando em campo, Valido jogou a final e, faltando dois minutos para o fim do jogo, marcou, de cabeça, o gol do título rubro-negro. O tento foi muito contestado pelos cruzmaltinos, que alegaram que o argentino teria feito falta no zagueiro Argemiro para concluir o lance, mas o gol foi validado, garantindo o primeiro tri-carioca do Fla. Valido faleceu em 1998, pouco tempo depois de completar 84 anos.

Nenhum comentário: