sábado, 8 de janeiro de 2011

FA Cup: Stevenage vence o Newcastle em uma partida histórica


Tendo sua primeira edição no ano de 1872, a F.A Cup é o torneio de futebol mais antigo do mundo, e também o mais democrático. A competição reúne centenas de times na Inglaterra, e volta e meia uma equipe pequena consegue eliminar os chamados grandes, são os “matadores de gigantes”. Hoje, o Newcastle United foi até Stevenage enfrentar o Stevenage Borough.

O Stevenage é um time novo. Com apenas 34 anos de existência venceu, na temporada passada, a Conference -5ª divisão- e atualmente está na 13ª posição da League Two, a quarta divisão do futebol inglês. A diferença em relação à camisa do Newcastle é enorme. Juntando todas as divisões do futebol da Terra da Rainha a distância entre os dois times é de 73 posições, isso deixando de lado os títulos conquistados pelos Magpies – a F.A Cup, por exemplo, os Toons já venceram seis vezes.

Dentro de campo, no acanhado estádio Broadhall Way (ou Lamex Stadium), foi o Newcastle quem teve a primeira oportunidade de gol, com Joe Barton. Foi a única coisa que os alvinegros (jogando de azul) conseguiram fazer no primeiro tempo, que foi muito fraco tecnicamente. A equipe da casa surpreendia por jogar de igual para igual com um time da Premier League. Na metade final da primeira etapa, o goleiro Tim Krull foi obrigado a fazer duas boas defesas. Ao fim dos primeiros 45 minutos o que se esperava era uma atuação melhor dos Magpies.

No segundo tempo, mais precisamente aos 49’, veio a surpresa. Stacy Long arriscou um chute de fora da área. A bola bateu em Mike Williamson e enganou o goleiro Krull. O Stevenage, que já tinha mais posse de bola, merecidamente abriu o placar. No lance seguinte quase veio o balde de água fria, mas o goleiro Chris Day fez uma bela defesa e garantiu a vitória parcial do Borough.

O resultado, impressionante, se tornou inacreditável aos 54’ quando após sucessivos erros da zaga dos Toons, Collocini deixou a bola chegar aos pés de Michael Bostwick, que arrematou forte no canto direito de Krull. A bola ainda bateu na trave antes de beijar as redes, 2 a 0. A vibração no estádio foi tanta, que o sinal de TV caiu durante alguns minutos. Os jornalistas britânicos tiveram que recorrer ao empoeirado rádio para tomar conhecimento do que acontecia na partida.

No gramado do Broadhall Way, o time de Alan Pardew estava desesperado. Aos 71 minutos o marfinense Tioté, que havia entrado no lugar de Alan Smith, foi expulso após entrada violenta. O Stevenage continuou sendo superior. Aos 90’, Barton arriscou de longe e fez um golaço. O tento, teoricamente, diminuiria o vexame dos Magpies, mas, 30 segundos depois, Peter Winn fez valer seu sobrenome e, dentro da área, tocou por cima de Krull, no maior estilo "Romário", anotando o gol da vitória histórica, que dá ao time o direito de disputar a 4ª fase da competição.

*De volta para o passado:

Há 13 anos, estas mesmas duas equipes se enfrentaram pela FA Cup, em um jogo pra lá de polêmico. Após conseguir um improvável empate em 1 a 1 contra o Newcastle, (gols de Alan Shearer e Giuliano Grazioli, ambos de cabeça) resultado comemorado como título -com direito até a champagne- o Borouth teve a oportunidade de jogar o jogo de desempate, no St. James Park. Jogando em casa o Newcastle venceu por 2 a 1, com dois gols de Alan Shearer.

A polêmica da (tensa) partida está no primeiro tento dos Magpies. Após ser alçada para a área, a bola foi cabeceada por Shearer, e, em cima da linha o zagueiro evitou o tento. O juiz, no entanto, validou o gol, causando a revolta dos torcedores do Stevenage.

2 comentários:

Eduardo Jr - Blog Europa Football disse...

Tauan, eu sou o Eduardo Junior do Blog Europa Football (http://europafootball.wordpress.com/) e gostaria de saber se tu está interessado em uma parceria, que poderia ser uma simples troca de links.

Abraços

Tauan Ambrosio disse...

Com certeza! O link será adicionado aqui. O blog é muito bom. Entrarei em contato, abraço!