terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Começa hoje o 105º Campeonato Carioca de Futebol


Hoje começa mais um Campeonato Carioca. É a 105ª edição do torneio de futebol mais charmoso do planeta. A iniciativa da criação do certame foi do Football & Athletic, clube fundado por moradores do Andaraí, que, ao ver o crescimento do número de times sendo fundados no estado, sugeriu a criação de um campeonato, a exemplo do que já acontecia em São Paulo. Durante aquele ano muitas reuniões foram feitas até que, no dia 8 de julho, representantes do Botafogo, Fluminense, Bangu, América, Football & Athletic, e Sport Club Petrópolis reuniram-se na sede do tricolor carioca, nas Laranjeiras, e fundaram a “Liga de Football do Rio de Janeiro”, a entidade que controlaria o torneio que foi disputado, pela primeira vez, em 1906 e teve o Fluminense como campeão.

Como sempre, os quatro grandes clubes do Rio são mais do que favoritos para a conquista do título, que neste ano promete emoção ainda maior pelo bom momento que vive o futebol carioca. O Fluminense é o atual campeão brasileiro. Conta com investimento, grande elenco e com o melhor técnico do Brasil, Muricy Ramalho. O que pode afetar as atuações do tricolor no torneio é a disputa paralela da Libertadores da América, prioridade nas Laranjeiras.

O Flamengo é, ao lado do Fluminense, a equipe favorita ao título. O time da Gávea teve um péssimo 2010, mas as contratações de Thiago Neves, Botinelli e Ronaldinho Gaúcho renovaram as esperanças do sempre otimista torcedor rubro-negro. Responsabilidade grande para Ronaldinho, craque do time, e para o técnico Vanderlei Luxemburgo, que precisa mostrar que ainda pode montar equipes vencedoras.

Atual campeão, o Botafogo inicia a competição da mesma maneira em relação aos últimos anos, “comendo pelas beiradas”. Apesar de não ter um time brilhante, o alvinegro mostrou nos últimos cinco anos a sua força no campeonato ao chegar sempre nas finais. A manutenção da base do time e a presença de Joel Santana, especialista quando o assunto é o Cariocão, são os fatores que podem deixar os botafoguenses confiantes em mais uma boa campanha.

Dentre os quatro grandes, o Vasco é quem mais precisa do título. Sem nenhuma conquista desde 2003, quando faturou pela última vez o estadual, o Gigante da Colina também manteve a base do time que fez uma campanha média no Brasileirão 2010. A esperança dos cruzmaltinos está depositada em quatro jogadores de posições distintas. O goleiro Fernando Prass, ídolo da torcida, o zagueiro Dedé, o atacante Éder Luís e o meio-campista Carlos Alberto, que pouco entrou em campo no último ano.

Dentre os muito ganhos de um campeonato cheio de bons jogadores, somente um lamento: a falta das finais no Maracanã. O último Campeonato Carioca sem jogos no “Maraca” foi em 1992, quando o estádio estava interditado após a tragédia ocorrida na final do Campeonato Brasileiro daquele ano, entre Flamengo e Botafogo. O Estádio Mário Filho é o maior palco do certame desde 1950. Neste ano, a tarefa foi repassada ao Engenhão.

Nenhum comentário: