domingo, 15 de maio de 2011

Europa: Ajax volta ao topo e Rangers é tri na Escócia


Bandeira do Ajax tremula em Amsterdam: referências do time em toda a cidade

O dia foi de títulos também no Velho Mundo. Em Amsterdam, na última rodada do campeonato, o Ajax recebeu o Twente e precisava da vitória para voltar a levantar a Eredivise após sete anos de jejum. Liderando até então o certame, o Twente – que tinha um ponto de vantagem sobre o Ajax - precisava do empate para sagrar-se bicampeão; ou seja, uma final em um campeonato que é disputado em pontos corridos.

Superior durante grande parte do cotejo, o Ajax, treinado pelo ex-craque Frank de Boer, venceu por 3 a 1 e garantiu seu 30º troféu neerlandês. De Jong (xará do “carniceiro” do Manchester City) marcou dois; Landzaat, do Twente, fez contra e Janssen descontou para o time de Enschede. Nas últimas cinco rodadas, o Ajax era o terceiro colocado, atrás do PSV e com cinco pontos a menos que o Twente, mas a camisa tetracampeã da Europa mostrou seu peso na hora certa e reagiu de forma impressionante.

Estive neste ano em Amsterdam e pude ver com meus próprios olhos o fanatismo de toda a cidade com o clube. Lá podemos ver em praticamente todos os pontos da cidade referências do time que leva o nome do guerreiro grego. O maior rival dos Godenzonen é o Feyenoord, que manteve as campanhas pífias dos últimos anos e ficou somente na décima posição.

Veja aqui os gols do novo campeão holandês

RANGERS: CAMPEÃO ESCOCÊS


Na Terra de William Wallace, o Rangers goleou e manteve um ponto de diferença sobre o seu arquiinimigo, o Celtic. Os Teddy Bears golearam o Kilmarnock por 5 a 1 e levantaram seu 55º título escocês. O Celtic também goleou - 4 a 0 no Motherwell - mas ficou com o vice. O alento dos Hoops é a chance de terminar a temporada com o título da Copa da Escócia, contra o mesmo Motherwell que goleou hoje.

Os gols do campeão escocês foram marcados por Kyle Lafferty (3), Steven Naismith, e Nikica Jelavic. James Dayton descontou para o Kilmarnock.

Nenhum comentário: