domingo, 1 de maio de 2011

Taça Rio: Flamengo vence o Vasco nos pênaltis e conquista o Campeonato Carioca

Abraçado com o troféu da Taça Rio, Thiago Neves foi fundamental para o Flamengo, campeão carioca de 2011

O Flamengo é o Campeão Carioca de 2011. Mais uma vez nos pênaltis, após um empate sem gols contra o Vasco, o Rubro-Negro mostrou mais tranquilidade nas cobranças, ao contrário de seus rivais, e, de forma invicta, igualando o feito alcançado em 1996, conquistou os dois turnos e, consequentemente, seu 32º título estadual.

Após uma semana de dúvidas sobre sua presença, Ronaldinho Gaúcho entrou em campo com o time titular, assim como Bottinelli e Deivid. O Vasco entrou com a equipe que vinha começando as partidas, tendo Bernardo como arma no banco de reservas.

Desde o início da peleja, os jogadores demonstravam muita vontade nas divididas. Com as duas equipes se estudando muito, as primeiras oportunidades vieram em arremates de longe; Felipe Bastos, pelo Vasco, e Galhardo (no lugar do contundido Léo Moura), pelo Fla, chutaram com perigo, mas a bola teve o mesmo destino nas duas tentativas: a linha de fundo.

A primeira grande chance de gol, e a melhor da partida, aconteceu aos 25’, quando, após linda troca de passes entre Ronaldinho, Thiago Neves e Deivid, Botinelli aproveitou o passe do camisa 9 flamenguista e, de frente para o gol, bateu para a defesaça de Fernando Prass. A resposta vascaína veio cinco minutos depois, quando Felipe aproveitou o erro na saída de bola dos rubro-negros e chutou, com muito perigo, contra a meta de seu xará. Antes do final do primeiro tempo, o Gigante da Colina ainda teve uma grande chance de abrir o placar, em cabeçada de Diego Souza defendida por Felipe.

As duas equipes voltaram sem alterações para a segunda etapa. O Flamengo teve uma boa chance logo no início, em falta cobrada por Ronaldinho. O camisa 10, porém, não conseguiu colocar a bola muito para o canto e Fernando Prass espalmou para cima. O cotejo continuava muito truncado. Aos 15’, Luxemburgo sacou Bottinelli, que vinha jogando bem, e promoveu a entrada de Fierro. O argentino não escondeu a insatisfação.

Dez minutos depois, Bernardo entrou no lugar de Diego Souza e deu novo ânimo aos cruz-maltinos. No entanto, a jogada mais perigosa aconteceu para o Fla, aos 44’. Aproveitando sobra de bola, após escanteio, Thiago Neves chutou de primeira e quase marcou um golaço (caso acertasse as redes, o tento seria muito parecido com o marcado por Robben, do Bayern de Munique, nas quartas-de-final da Champions League 09/10). Antes do apito final, que levaria mais uma vez a decisão para os pênaltis, Willians e Alan discutiram e foram expulsos.

Pênaltis:

Nos penais, o Flamengo voltou a vencer, provando mais uma vez que na marca da cal tem sido ultimamente invencível. Desta vez, porém, Felipe não defendeu nenhuma cobrança. Bernardo, Felipe Bastos e Élton bateram muito mal; cobraram todos para fora. O único vascaíno que acertou a cobrança foi Alecsandro. Pelo Fla, somente Fierro não converteu. Finalizando a disputa, coube a Thiago Neves, melhor jogador do campeonato, confirmar o título antecipado e invicto do Flamengo. Seria uma injustiça se Ronaldinho Gaúcho “tirasse” essa honra do camisa 7, que bateu bem e correu para o abraço para celebrar a nova conquista.

*De volta para o passado:

¹A Taça Rio de 2010 não traz boas lembranças para os flamenguistas. Na ocasião, o Rubro-Negro perdeu para o Botafogo por 2 a 1, na partida que imortalizou a cavadinha louca de Loco Abreu. Apesar de ter feito o gol do título, o herói da partida foi o goleiro Jéfferson, que defendeu um pênalti cobrado por Adriano.

² Em 1996, quando conquistara pela última vez o estadual de forma invicta, o Flamengo também levantou o caneco após um empate sem gols contra o Vasco. No dia 30 de junho, 65.782 pagantes viram o time, que contava com Sávio, Romário, Mancuso, Zé Maria, Gilberto e Cia., conquistar o Campeonato Carioca. Naquela campanha o Flamengo jogou 22 vezes; venceu 18 e empatou 4.

4 comentários:

Vinicius Machado disse...

A impressão que eu tenho, olhando daqui pra lá, é que o Flamengo jogou mal o campeonato inteiro. Se existisse justiça de resultados no futebol, certamente o Flamengo não teria a sorte que anda tendo nas cobranças de pênalti.

Opinião de leigo, impressão marromeno confirmada.

Mas, no fim das contas, parabéns ao Flamengo.

Tauan Ambrosio disse...

O Flamengo não encantou, mas foi com certeza o melhor time do campeonato. O título foi merecido. A decisão contra o Vasco, o outro que tb melhor jogou, também. Abraço!

FuteB.R.O.N.C.A.! disse...

Bacana o blog. Reparei que não tem o campo "seguidores", pq não coloca? Aproveito e convido a seguir o FuteB.R.O.N.C.A.!

sAUDAÇÕES!!!

Tauan Ambrosio disse...

Opa, colocarei nos links aqui do Blog. valeu pela visita, um abraço!