sábado, 14 de maio de 2011

Festa em Manchester: United conquista a hegemonia na Inglaterra e o City sai da fila após 35 anos sem conquistas


Rooney comemora o gol de empate do United, que deu ao clube o seu 19º título inglês

O Manchester United precisava apenas de um empate contra o Blackburn para conquistar seu 19º título inglês, e assim o fez. O empate em 1 a 1 com os Rovers garantiu a histórica conquista do clube. Histórica porque é a primeira vez que os Red Devils ultrapassam o Liverpool, seu maio rival, em número de títulos desta competição. Nos últimos 20 anos o United conquistou 12 – esta última conquista já inclusa na conta -vezes a Premier League, já o Liverpool amarga um jejum de 21 anos sem levantar o principal título da Terra da Rainha.

A atual temporada não entra para história do United “somente” por superar o rival da cidade dos Beatles. Foi a última temporada de Gary Neville, ícone incontestável na lateral direita durante anos, e do espetacular goleiro Van der Sar, que pode se despedir com mais glórias ainda se o time comandado por Sir Alex Ferguson vencer a Champions League. Falando em Ferguson, técnico mais vitorioso da história do futebol inglês, o escocês armou uma equipe muito compacta, que foi muito mais eficiente do que encantadora. O blog lista abaixo alguns dos momentos considerados capitais para o Manchester United conquistar a Premier League 2010/2011:

Primeira vitória: Os Red Devils iniciaram a temporada dando à seus torcedores um bom presságio: vitória por 3 a 0 em cima do Newcastle, que havia sido (com sobras) campeão da segundona no ano anterior. O primeiro gol da campanha foi de Berbatov, aos 33’ do primeiro tempo. Fletcher e Giggs, dois ícones do time, completaram o placar

Primeiro empate: O primeiro empate do United veio logo na segunda rodada, um 2 a 2 com o Fulham, em partida jogada no Craven Cottage. Os Red Devils perdiam até o último minuto, mas o gol contra de Hangeland deu um ponto aos mancunianos, que ao longo do certame, principalmente no início, empatou diversas vezes.

Primeira derrota: A primeira derrota aconteceu somente na 18ª rodada. O algoz do time foi o Chelsea, que venceu os vermelhos no Stamford Bridge, de virada, com gols de David Luiz e Lampard. Rooney anotou o tento do Manchester United.

Jogos capitais: Na 15ª rodada, o United chegou pela primeira vez à liderança. O cartão de visitas foi em grande estilo: uma goleada de 7 a 1 sobre o Blackburn. Na 27ª rodada, o clássico da cidade de Manchester renovou o futebol, até então sumido, de Wayne Rooney. A partida estava empatada em 1 a 1 – gols de Nani e David Silva – quando o camisa 10 dos Red Devils acertou uma belíssima “puxeta”, e fez um dos gols mais lindos da história de clássicos de futebol e do Campeonato Inglês. O golaço renovou o futebol jogado pelo Shrek (como é apelidado), que voltou a ter grandes atuações pelo United.

O jogo contra o Chelsea, na 36ª rodada, era considerado a final do campeonato, já que os Blues estavam colados no United. No entanto, o gol relâmpago de Chicharito, e o de Vidic deram a vitória de 2 a 1 ao time vermelho.

Jogo do título: E foi exatamente contra a equipe que, ao vencer, colocou o time de Alex Ferguson pela primeira vez na ponta, que os Red Devils garantiram o título que lhes dá a hegemonia da Premier League. O jogo contra o Blackburn, no entanto, não foi a moleza do primeiro turno. Os Rovers começaram na frente, com gol de Brett Emerton . O United lutou e conseguiu o empate após o goleiro Paul Robinson cometer pênalti infantil em Chicharito. Rooney bateu com força e empatou o cotejo. O resultado em 1 a 1 foi suficiente para fazer a festa dos mancunianos, que comemoraram muito o 4º título inglês dos últimos cinco anos. Ao final da partida, os torcedores do Manchester provocavam os rivais de Liverpool: “Are you watching, Merseyside?”

MANCHESTER CITY: Campeão da F.A. Cup

Yayá Touré: autor do gol que tirou o City de 35 anos de seca

O dia não foi de festa somente para os vermelhos de Manchester. O City conquistou hoje o seu 5º título da F.A. Cup, torneio de futebol mais antigo do mundo. A última conquista dos Citizens havia sido em 1976, quando conquistaram a Copa da Liga Inglesa. A final foi disputada contra o Stoke City e, em um jogo não muito bonito de se ver, Yaya Touré marcou o único gol da peleja, colocando fim ao jejum de conquistas que durava 35 anos.

*De volta para o passado:


O primeiro dos 19 títulos do Gigante vermelho de Manchester veio na temporada 1907/1908. O United, que ainda não tinha a alcunha de “Red Devils”, terminou o certame com o melhor ataque (81 gols), maior número de vitórias (23) e menor número de derrotas (9), empatando em seis oportunidades. O primeiro jogo do time naquela temporada foi contra o Aston Villa (que seria vice-campeão). Os mancunianos não tomaram conhecimento do adversário e venceram por 4 a 1. O último jogo da espetacular campanha do Manchester United foi uma vitória por 2 a 1 contra o Preston North End. Um dos principais fatores que levaram o time ao seu primeiro título foram quatro jogadores contratados do rival da cidade, o City. Os jogadores foram:  Herbert Burgess, Billy Meredith, Jimmy Bannister e Sandy Turnbull.


O ultimo título de F.A. Cup do City acoteceu na temporada 1968/1969, quando o time, jogando com um uniforme rubro-negro, em listas verticais – semelhante ao do Milan – venceu, também por 1 a 0, o Leicester City. Quem marcou o tento daquela conquista foi Neil Young, falecido há quatro meses.

Nenhum comentário: