quinta-feira, 26 de maio de 2011

Vasco não dá chances ao adversário e se classifica para a final da Copa do Brasil


Diego Souza fez sua melhor partida com a camisa do Vasco

O Vasco foi ontem (25) até o Estádio da Ressacada, em Florianópolis, enfrentar o Avaí pela segunda partida da semifinal da Copa do Brasil. O Cruz-maltino precisava de uma vitória simples ou de um empate por dois gols ou mais. No final das contas, graças a um primeiro tempo avassalador, o time de Ricardo Gomes não teve maiores problemas para se garantir na finalíssima  e venceu por 2 a 0. Na decisão, o Gigante da Colina vai enfrentar o Coritiba, que venceu o Ceará por 1 a 0 no Couto Pereira.

A partida já começou agitada. Logo aos 3 minutos, Felipe bateu falta venenosa para a área adversária. A bola foi de encontro à cabeça de Revson, zagueiro do Avaí, e daí rumou para o fundo das redes. O tento-relâmpago destruiu toda a preparação feita pelo técnico Silas. Do outro lado, os comandados de Ricardo Gomes continuavam pressionando e ainda desperdiçaram inúmeras chances, até que, aos 35’, em um contra-ataque muito bem puxado por Alecsandro, o atacante vascaíno trocou os papéis e serviu Diego Souza, que retribuiu o belíssimo passe com muita categoria na finalização; 2 a 0.

Já no segundo tempo, o Avaí promoveu mudanças. Rafael Coelho – que ainda pertence ao Vasco – entrou no lugar de Acleisson. A substituição não surtiu efeito. Mesmo tendo um maior volume de jogo em relação à etapa inicial, os catarinenses não conseguiam ameaçar o Vasco; Fernando Prass sequer chegou a suar a camisa. Os cruz-maltinos controlavam o jogo e estavam com a armadilha do contra-golpe preparada. Aos 12’, ao sentir a perna, Eder Luis foi substituído por Bernardo. Logo depois, pela mesma razão, Ramón deu lugar a Márcio Careca na lateral esquerda. Ao final do cotejo, Bernardo passou a ocupar mais a central do campo e Alecsandro rumou para o canto direito – onde Eder Luis jogara.

No final do encontro, Diego Souza – em sua melhor atuação desde 2009 – deu um lindo “chapeuzinho” no adversário e tocou para Bernardo, que chutou para o gol. A bola desviou na zaga e sobrou para Alecsandro empurrar para as redes, mas a arbitragem marcou o impedimento. O atacante teve ainda mais uma chance de marcar, mas o placar final ficou nos 2 a 0, mais do que suficiente, ainda mais pela grande atuação do time de São Januário. O Vasco volta a jogar uma decisão de Copa do Brasil após cinco anos, e pode quebrar um jejum de oito anos sem títulos.

*De volta para o passado:

Na única vez em que chegou a uma final de Copa do Brasil, o Vasco teve que passar pelo Fluminense na semifinal. Ambos os embates foram realizados no Maracanã. No primeiro deles, realizado no dia 11 de maio, o Vasco venceu por 1 a 0. O tento cruz-maltino foi marcado pelo “Capetinha” Edílson. O segundo confronto, no dia 17 do mesmo mês, terminou empatado em 1 a 1. Valdiram (Vasco) e Petkovic (Fluminense) balançaram as redes.

Nenhum comentário: