sexta-feira, 20 de maio de 2011

Nunes: o atacante da época de ouro do Flamengo

Nunes, que faz hoje 57 anos, marcando um dos gols que deram ao Fla o título brasileiro de 1980

Nascido no dia 20 de maio de 1954, João Batista Nunes de Oliveira deixou seu nome marcado na história do Flamengo. Chamado pela torcida de “João Danado” e “Artilheiro das Decisões”, foi responsável por dar o toque final às jogadas de um dos maiores times da história do futebol.

Nunes nasceu em Feira de Santana, na Bahia, e chegou a jogar nas categorias inferiores do Flamengo. Por ironia do destino, quando estava pronto para ingressar no time principal foi dispensado do clube pelo técnico Modesto Bria e voltou para o Nordeste, mais precisamente para Sergipe, onde defendeu as cores do Confiança. Os gols marcados pelo Dragão do Bairro Industrial lhe renderam uma transferência para o Santa Cruz, em 1975.

Vestindo a camisa do Cobra Coral, Nunes ajudou o clube em duas conquistas pernambucanas, em 1976 e em 1978. O faro de gol rendeu ao atacante convocações para a Seleção Brasileira. No entanto, uma contusão lhe tirou da Copa de 1978, realizada na Argentina. Depois do Mundial, já recuperado da lesão, voltou ao Rio de Janeiro para defender as três cores do Fluminense. Ficou somente uma temporada nas Laranjeiras e rumou para o futebol mexicano, onde teve uma rápida passagem pelo Monterrey. De lá, voltaria novamente à Cidade Maravilhosa, desta vez para provar que a dispensa levada anos atrás do Flamengo havia sido equivocada.

Nunes retornou ao clube de sua infância em 1980, desta vez para jogar entre os profissionais. O estilo trombador deu certo no time de Zico – afinal, o que não daria certo naquela equipe? –, e o excelente aproveitamento no atacante do Flamengo só ajudou a aumentar sua fama de pé quente; nascia aí o “Artilheiro das Decisões”. Na final do Campeonato Brasileiro daquele mesmo ano balançou a rede duas vezes na final contra o Atlético Mineiro – fez o primeiro e o terceiro gol dos 3 x 2.

Viveu sua melhor fase na temporada seguinte, quando ajudou o Rubro-Negro na conquista do Campeonato Carioca, da Libertadores da América e do Mundial de Clubes. No jogo contra o Liverpool, balançou a rede em duas oportunidades. Um ano mais tarde, fez o gol do título brasileiro de 1982, contra o Grêmio. Já sem muito espaço no time, deixou a Gávea e passou rapidamente por General Severiano. Voltou ao Fla e depois defendeu clubes como Náutico, Santos, Boavista de Portugal e Atlético-MG, antes de retornar ao Flamengo, em 1987. No hiato entre a partida e o retorno à Gávea, conquistou outro campeonato pernambucano – desta vez com o Náutico, em 1985 – e o estadual de Minas Gerais, em 1986.

Em 1987 não foi muito aproveitado no elenco flamenguista que conquistou o Brasileirão. No ano seguinte, Nunes deslocou-se cerca de 130km e defendeu o Volta Redonda. Depois do Voltaço, retornou ao Náutico, passou pelo futebol de El Salvador e, em 1992, retornou ao lugar que lhe deu os primeiros bons frutos no futebol: o Santa Cruz. Atualmente atua na equipe de Masters do Flamengo e sempre aparece em eventos comemorativos do clube.

Nenhum comentário: