quinta-feira, 19 de maio de 2011

Copa do Brasil: Com gol nos acréscimos, Vasco empata com o Avaí


Diego Souza não jogou bem, mas anotou o tento que salvou o Vasco

O Vasco recebeu o Avaí em São Januário pela primeira partida das semifinais da Copa do Brasil. O jogo foi difícil; os vascaínos desperdiçaram chances e viram os catarinenses terem a vitória até os 48’ do segundo tempo, quando Diego Souza, em cobrança de pênalti, igualou o marcador e manteve acesa a esperança do título nacional para o Gigante da Colina.

O jogo já começou emocionante. Com dois minutos os cruz-maltinos quase abriram o placar em jogada construída após o erro da zaga catarinense. Alecsandro tocou para Éder Luís, que rolou a bola açucarada para Diego Souza chutar para o gol. Não fosse a presença salvadora de Marcinho Guerreiro, o Vasco abriria o placar.

Mesmo levando alguns sustos, o time da casa jogava melhor e ameaçava com muita velocidade. Felipe, que aos 10 minutos quase marcou um belo gol, procurava os espaços vazios com seus passes; não acertava todos, mas os que chegavam aos pés dos atacantes sempre levavam perigo ao gol de Renan. A peleja seguiu movimentada até o fim da etapa inicial, mas nos primeiros 45 minutos nenhuma equipe conseguiu balançar as redes.

Na volta para o segundo tempo, nenhuma mudança nos times. O cotejo seguia como antes: chances vascaínas, resistência e contra-ataque dos comandados de Silas. Quando o jogo já ia entrando em sua metade final, os catarinenses passaram a ter mais domínio da posse de bola e passaram a ameaçar mais vezes a meta de Prass, que apareceu bem para evitar os tentos adversários. Aos 22’, o camisa 1 vascaíno fez ótima defesa após cabeçada de William. O volume de jogo do Leão da Ilha foi premiado aos 35’, quando Julinho limpou Allan –como já havia feito no primeiro tempo - e chutou rasteiro para o gol de Fernando Prass: 1 a 0.

Empurrado pela torcida, que lotou o estádio, e jogando muito mais na vontade do que na habilidade técnica, o Vasco tentava o empate. Quando tudo levava a crer que o Cruz-maltino amargaria a derrota, Élton, nos acréscimos, foi puxado dentro da área e caiu. O juiz assinalou o pênalti. Diego Souza encheu o pé e igualou o marcador, aliviando o time de um resultado catastrófico. No próximo embate, no dia 25, os vascaínos precisam vencer para chegarem à final. O empate sem gols favorece o Avaí.

Vasco: Fernando Prass, Allan, Dedé, Anderson Martins (Douglas) e Ramon; Jumar, Fellipe Bastos, Felipe e Diego Souza; Éder Luís (Bernardo) e Alecsandro (Élton). Técnico:  Ricardo Gomes

Avaí: Renan, Bruno, Revson e Gustavo Bastos; Felipe (Robinho), Acleisson, Marcinho Guerreiro, Marquinhos (Gustavo) e Julinho; Marquinhos Gabriel e William (Maurício Alves). Técnico: Silas

*De volta para o passado:

Em 2009, última vez que o Vasco chegou às semifinais da Copa do Brasil, o primeiro jogo, realizado no Maracanã, terminou em 1 a 1. O adversário era o Corinthians. Naquele dia 27 de maio, Dentinho abriu o placar para o Corinthians e Rodrigo Pimpão empatou para o Vasco.

Nenhum comentário: