domingo, 22 de maio de 2011

Pré-jogo: Palmeiras x Botafogo

O último embate entre as equipes, em outubro de 2010, terminou sem gols.

O Campeonato Brasileiro começou ontem. Hoje (22), Palmeiras e Botafogo se enfrentam em São José do Rio Preto, no estádio Teixeirão. Em crise, ambos os clubes buscam um bom início para poderem ajustar, com a maior tranquilidade possível, o time para o restante da temporada. Não bastassem as turbulências causadas pelas eliminações alvinegras e alviverdes nos estaduais e na Copa do Brasil, Botafogo e Palmeiras começam o campeonato com desfalques.

O Verdão não contará com Valdívia, Wellington Paulista, Lincoln, Cicinho e Rivaldo – todos machucados. O Glorioso, graças à confusão em Santa Catarina, na eliminação ante o Avaí, não terá seu ataque titular.
Se o momento atual não dá perspectivas animadoras, no passado os embates entre os clubes fizeram história.

Em 1969, o Alviverde se deu melhor na fase final do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Brasileirão da época) e venceu graças ao saldo de gols. Em 1972, o Botafogo de Jairzinho, Brito, Nei Conceição , Carlos Roberto e Fisher enfrentou o Palmeiras do técnico Osvaldo Brandão, que contava com craques como Ademir da Guia, Leivinha, Leão e muitos outros.

A partida, realizada no dia 23 de dezembro de 1972, era única. A Academia tinha a vantagem do empate pela melhor campanha ao longo do certame, e foi exatamente em um empate sem gols que o Verdão levantou o seuquinto título brasileiro (já contando de forma unificada).

Em 1999, pelas semifinais da Copa do Brasil, o Botafogo eliminou o Palmeiras nos pênaltis, após dois empates em 1 a 1. O time paulista, que contava com o goleiro Marcos em grande fase, seria campeão da Libertadores da América pouco tempo depois.

O Botafogo não perde para o Palmeiras há 8 jogos. A última derrota do Glorioso no confronto aconteceu na 35ª rodada do Brasileirão de 2006, quando perdeu por 2 a 1 em São Paulo.

Nenhum comentário: