quinta-feira, 12 de maio de 2011

Copa do Brasil: Flamengo fica no empate e é eliminado pelo Ceará

Assim como em 2006, quando o Inter venceu o Barcelona no mundial de clubes, Iarley eliminou Ronaldinho Gaúcho

Flamengo e Ceará fizeram, em Fortaleza, um jogo emocionante e tenso. O time de Vanderlei Luxemburgo, derrotado na primeira partida, precisava da vitória para avançar às semifinais da Copa do Brasil e manter vivo o sonho da tríplice coroa. No entanto, mesmo em um ótimo dia de Thiago Neves e com Ronaldinho jogando melhor que ultimamente, o empate em 2 a 2 acabou eliminando o Fla e o sonho de levantar mais um troféu.

O primeiro tempo foi alucinante no Estádio Presidente Vargas. Precisando inicialmente marcar duas vezes para se classificar, o Flamengo começou em um ritmo acelerado e conseguiu abrir dois gols de diferença. O primeiro deles veio aos 19’. Após receber belo passe de Ronaldinho, muito criticado na última semana, Thiago Neves matou a bola e a colocou no fundo das redes de Fernando Henrique. Nove minutos depois, o camisa 7, com a redonda colada no pé, anotou o seu segundo tento em um belo chute da entrada da área. A classificação parecia encaminhada, mas a entrada de Osvaldo no lugar de Vicente mudou o jogo para o Vozão.

Osvaldo, de falta, serviu Washington, que usou a cabeça para diminuir o placar aos 36’. A exagerada expulsão de Ronaldo Angelim, aos 38’, elevou ainda mais os ânimos. A partida esquentou de vez após o segundo tento de Washington. Os rubro-negros reclamaram demasiadamente, sem ter nenhum motivo para tal. O mais exaltado foi o goleiro Felipe, que poderia até ser expulso pela intensidade de seus gestos (e pela facilidade com a qual o árbitro mostrava seus cartões).  Nos acréscimos da etapa inicial, em uma sequência de gols incrivelmente perdidos, Wanderlei quase marcou para o Fla. Ao final do primeiro tempo, o goleiro Felipe, acompanhado de mais jogadores, tentou intimidar o juiz, mas acabou sendo intimidado de maneira exagerada pelo (incompetente) policiamento. Durante a confusão, Vanderlei Luxemburgo, que entrou no campo para tirar seus jogadores, foi expulso pela arbitragem.

O segundo tempo foi de pressão flamenguista e contra-ataque cearense.  Logo no início, Renato quase marcou um belo gol, em chute de longe, mas Fernando Henrique fez belíssima defesa. O goleiro do Ceará, em noite iluminada, ainda evitou as investidas de Thiago Neves. Mas não foi somente o goleiro do Vozão que se destacou; Felipe apareceu bem para evitar o terceiro gol do time da casa. Quando o cotejo já se encaminhava para o final, Negueba entrou no lugar de Willians. Antes, Léo Moura havia sido substituído por Fierro. Apesar de ganhar no drible e na velocidade, o Fla não conseguiu marcar o gol que lhe daria a classificação e foi eliminado. O Ceará enfrenta o Coritiba na semifinal da Copa do Brasil.

* De volta para o passado:

Como foi dito em posts anteriores, a última vez que o Flamengo foi eliminado da Copa do Brasil, em 2009, também foi nas quartas-de-final. O gol de falta de Andrezinho eliminou o Rubro-Negro e sacramentou a vitória por 2 a 1 do Internacional, no Beira-Rio.

Em 2005, nas oitavas-de-final da Copa do Brasil, o Ceará também eliminou o Flamengo com um empate. O Vozão venceu o primeiro jogo, realizado no Mato Grosso do Sul, por 2 a 0 e empatou em 1 a 1 o segundo. Os gols desta segunda partida, realizada no dia 20 de abril, foram marcados por Camanducaia (Ceará) e Obina (Flamengo).

Nenhum comentário: