quinta-feira, 5 de maio de 2011

Libertadores: Fluminense vacila, perde para o Libertad, e é eliminado

Sonolento, o Fluminense caiu diante do Libertad e foi eliminado da Libertadores da América

A noite foi de surpresa para grande parte dos times brasileiros na Libertadores da América. Cruzeiro, Internacional e Fluminense, em especial, foram eliminados de maneira inesperada, já que todos haviam conquistado vantagem nos jogos de ida das oitavas-de-final da competição – a eliminação do Grêmio já era esperada. O Inter perdeu, em pleno Beira-Rio, por 2 a 1 e foi eliminado pelo Peñarol; O Cruzeiro passou vergonha em Sete Lagoas ao perder por 2 a 0 para o Once Caldas. No Paraguai, jogando com o resultado na mão e esquecendo de jogar bola, o Fluminense levou impiedosos 3 a 0 do Libertad e, após uma incrível ressurreição no torneio, morreu de uma maneira nada aguerrida.

Sonolento desde o início da peleja, o Flu dava espaços para o Libertad jogar. A equipe se preocupava somente em se defender, já que até mesmo uma derrota por 1 a 0 lhe colocaria na próxima fase do certame. Mesmo levando pressão dos Repolleros, o Tricolor Carioca conseguiu terminar o primeiro tempo sem levar gols.

Após o intervalo, os paraguaios continuaram melhores, mas pecavam na conclusão das jogadas, que eram construídas cada vez com mais facilidade. A equipe do técnico Gregório Pérez, sempre com a bola na metade tricolor do campo, conseguia chegar fácil, mas tinha dificuldades de finalizar as jogadas dentro da área. Passaram, então, a arriscar chutes de fora da área. A tática deu certo aos 12’, quando Rojas acertou um forte chute, que contou com a colaboração de Ricardo Berna, e abriu o placar.

O gol ligou o sinal de alerta do Fluminense, mas o time não conseguia levar perigo à meta do goleiro Vargas. Fred, jogando com uma toca de natação por causa de um corte no supercílio, não ajudou no ataque e nem na defesa. Assim como todo o time, parecia desligado, sonolento. Nem mesmo o belo gol marcado por Samúdio aos 40’, que já dava a classificação ao time da casa, acordou o, até então, “time de guerreiros”. O golpe final do Libertad foi desferido aos 45’, quando Nuñez balançou as redes de Ricardo Berna, sacramentando a eliminação do Fluminense.



*De volta para o passado:

O Fluminense tem vantagem no retrospecto contra times paraguaios. Em competições oficiais, são 8 jogos, 5 vitórias do Flu e, agora, duas derrotas. Até a trágica eliminação de ontem (4), o Flu nunca havia perdido para o Libertad. Em partidas contra times paraguaios, a maior derrota sofrida tinha sido em 1996, quando perdeu por 3 a 1 para o Guaraní, pela Copa Conmebol (atual Sul-Americana).

Nenhum comentário: