segunda-feira, 23 de maio de 2011

BR-2011: Botafogo mostra todas as suas deficiências e perde para o Palmeiras


O meio-campo ineficiente do Botafogo foi a principal razao da derrota contra o Palmeiras

O Botafogo teve “férias” de aproximadamente 30 dias graças à sua própria incompetência. Durante esse tempo, a diretoria prometeu reforços e não trouxe ninguém. O (fraco) time que estreou e perdeu para o Palmeiras ontem (22) não contou com seu ataque titular. No entanto, as presenças de Loco Abreu e Herrera provavelmente não alterariam a péssima atuação alvinegra. Com um meio campo completamente perdido na marcação e – principalmente – sem nenhuma criatividade, o Botafogo não levou perigo ao Palmeiras e mereceu a primeira derrota. A fragilidade, que não se restringe somente ao elenco, mas ao time principal do Botafogo, já não é novidade. A chegada de reforços (não apostas) é primordial para o time não despontar como um dos favoritos ao rebaixamento.

O primeiro tempo da partida, realizada no Estádio Teixeirão, em São José do Rio Preto, não emocionou. Abusando das faltas próximas à área, os alvinegros deram todas as chances possíveis para os comandados de Scolari tentarem, sempre nos pés de Marcos Assunção, abrir o placar usando a bola parada. Usando esse artifício, nos últimos lances da etapa inicial, Assunção acertou o travessão de Jéfferson, que operou um verdadeiro milagre embaixo das traves pouco tempo depois ao defender o chute de João Vitor. O final da primeira etapa já mostrava como seriam os 45 minutos finais.

A entrada de Cidinho no lugar de Lucas, na volta para o segundo tempo, deslocou Lucas Zen para a lateral direita e deixou o Glorioso postado num 4-4-2. A mudança, porém, não teve o efeito esperado. O jovem franzino, que até possui sua habilidade, nada fez. Principal nome do time, Maicosuel também estava apagado. Carente na criatividade, o meio campo do Botafogo dava espaços ao Palmeiras, que chegava perto do gol mas não finalizava. Aos 20 minutos, no entanto, a finalização do Alviverde veio em grande estilo. Kléber aproveitou o espaço dado à ele, limpou a zaga botafoguense  e desferiu uma bomba contra o gol de Jéfferson; um golaço. Sem ser ameaçado em nenhum momento, o Verdão não teve dificuldades para segurar a vitória. A primeira contra o Botafogo desde 2006.


Para o Flamengo, melhor estréia impossível no BR-2011. A equipe que enfrentou o time misto do Avaí, em Macaé, goleou por 4 a 0 e viu, finalmente, seu maior astro dar show. Ronaldinho Gaúcho distribuiu passes e ainda fez um belíssimo gol, o segundo da “chinelada” rubro-negra no time catarinense.

O Fla não começou muito bem, mas a partir do gol de Bottinelli, aos 25’ da primeira etapa - o primeiro do argentino em partidas oficiais pelo Flamengo -, o time de Vanderlei Luxemburgo deslanchou. Aos 18’ do segundo tempo foi a vez de Ronaldinho brilhar. O camisa 10 chutou com categoria e marcou um golaço. Thiago Neves, aos 24’, fez o terceiro e Diego Maurício, que entrara no decorrer do cotejo substituindo Wanderlei, tabelou com Ronaldinho para marcar, aos 40 minutos, o gol que deu números finais à partida. Esta foi a melhor estréia do Flamengo em no torneio desde 1977.


Detentor do último título brasileiro, o Fluminense fez o que tem feito em suas últimas atuações na atual temporada: jogou mal e decepcionou seus torcedores. O adversário do Flu na estréia do BR-2011 foi o São Paulo, que contou com os gols de Dagoberto e Lucas para voltar para a capital paulista com os três pontos.
Jogando em São Januário, o Tricolor Carioca perdeu gols incríveis e viu o jovem Lucas desequilibrar a partida e fazer um golaço. Ao final do encontro, até mesmo Rivaldo entrou para aliviar a crise são-paulina que vinha se instalando após as eliminações no Paulistão e na Copa do Brasil.


A partida entre Ceará e Vasco, realizada no sábado (21), no Estádio Presidente Vargas, foi emocionante.  Ainda lutando por uma vaga na decisão da Copa do Brasil, ambos os times pouparam a grande maioria de seus titulares para a partida. A vitória vascaína , de virada, por 3 a 1, em grande atuação de Bernardo, mostrou que o Cruz-maltino também está bem servido no banco de reservas e apresentou mais uma boa opção para Ricardo Gomes, o argentino Chaparro.

Jogando melhor durante a maior parte do primeiro tempo, o Vasco não conseguiu balançar as redes, e, ao final dos 45 minutos iniciais, ainda contou com Fernando Prass para não descer aos vestiários com a derrota parcial. O Vozão continuou a mostrar sinais de melhora na segunda etapa, e abriu o placar aos 20’. Após escanteio, Kléber chutou a bola na trave. A redonda bateu ainda em Fernando Prass, que foi traído pelo reflexo e colocou a bola para dentro do gol.

Atrás do placar, o Gigante da Colina subitamente acordou e virou a partida com dois tentos de Bernardo, aos 32’ e um golaço aos 34’. No final do cotejo, aproveitando a jogada do argentino Chaparro, que entrara no lugar de Douglas e estreou muito bem com a camisa cruz-maltina, Jéfferson fez o terceiro do Vasco, que agora só vai pensar no confronto contra o Avaí, pela semifinal da Copa do Brasil.

*De volta para o passado:

No ano passado, a estréia dos quatro grandes cariocas no Brasileirão não foi nada boa. Vasco e Fluminense perderam e Botafogo e Flamengo ficaram somente no empate.

O primeiro a jogar foi o Botafogo, no dia 8 de maio. O adversário era o Santos. Jogando no Engenhão, os alvinegros fizeram uma partida repleta de gols, que terminou empatada em 3 a 3, com o empate botafoguense saindo nos minutos finais, com gol de Herrera; Antônio Carlos fez os outros 2 do Glorioso. André, Neymar e Zé Eduardo fizeram os tentos do Peixe.

No dia seguinte, o Flamengo recebeu o São Paulo no Maracanã. O encontro colocava frente a frente os dois últimos campeões nacionais. No final das contas, o embate saiu sem vencedores. Washington – que posteriormente defenderia a camisa do Fluminense –abriu o placar para o Tricolor Paulista. O empate do Flamengo veio nos pés de Dênis Marques.

No Mineirão, o Vasco sofreu uma derrota de 2 a 1 para o Atlético Mineiro. Muriqui,conhecido da torcida cruz-maltina, abriu o placar para o Galo e Ricardinho aumentou para os mineiros. Élton descontou para o Vasco.

No Castelão, o Fluminense sofreu uma derrota com o “dedo” do juiz ante o Ceará. O gol que deu a vitória ao Vozão veio em um pênalti inexistente. Geraldo bateu e fez o único gol da peleja.

Nenhum comentário: