segunda-feira, 16 de maio de 2011

Estaduais: Santos, Cruzeiro e Inter soltam o grito de 'É Campeão!'


Jogadores do Santos perfilados antes da segunda partida da final contra o Corinthians

Se no ano passado a principal figura do título paulista do Santos foi Paulo Henrique Ganso, em 2011 coube a Neymar o mesmo papel. Com o camisa 10 santista contundido, Neymar pintou e bordou ao longo do Paulistão, principalmente em sua fase mais aguda. Os jogos contra o São Paulo, nas semifinais, e contra o Corinthians, nas duas partidas da decisão, fortaleceram ainda mais o currículo breve, porém vencedor do jovem que já é uma realidade do futebol nacional.

Ontem (15), na Vila Belmiro, Neymar fez o segundo gol da vitória santista por 2 a 1 sobre o Corinthians, que garantiu o 19º Paulistão da história do Peixe. A partida, muito equilibrada, também teve em Durval  - excelente na zaga - e Arouca – que marcou o primeiro do Santos – nomes fundamentais . O goleiro corinthiano, Júlio César, que semanas atrás brilhou contra o Palmeiras, falhou no segundo gol do Santos. Logo após levarem o segundo tento, o Corinthians diminuiu com Morais, mas não foi suficiente.

CAMPEONATO MINEIRO: CRUZEIRO CAMPEÃO


Após a eliminação traumática na Libertadores da América, o Cruzeiro poderia derrapar pela segunda vez em um curto espaço de tempo. No primeiro jogo da final mineira, o Atlético Mineiro venceu a Raposa por 2 a 1 e tinha a vantagem e favoritismo para o segundo encontro. Porém, jogando diante de sua torcida – sem o Mineirão, o clássico mineiro tem sido disputado sob os olhos de uma única torcida – o Cruzeiro venceu o Galo por 2 a 0 (gols de Wallyson e Gilberto) e sagrou-se campeão estadual pela 36ª vez.

CAMPEONATO GAÚCHO: INTERNACIONAL


Na mais emocionante das decisões, Internacional e Grêmio decidiram a taça nos pênaltis, após duas partidas terminadas em 3 a 2 – na primeira, vitória gremista no Beira-Rio, na segunda, êxito vermelho no Olímpico. O Colorado foi melhor, venceu a disputa nos penais, e comemorou o título no Estádio Olímpico, casa do arquirival.

*De volta para o passado

Em 2010 o Santos era mais favorito do que nunca na final do Paulistão: a decisão foi contra o modesto, porém eficiente, time do Santo André. Ao contrário do que muitos pensavam, o Peixe não teve vida fácil, e o título veio com grande dose de emoção em um jogo no qual P.H. Ganso se destacou e se recusou a ser substituído. Naquele dia 2 de maio, no Pacaembú, o Santos perdeu por 3 a 2; o placar agregado das duas partidas finais ficou igual (5 a 5), mas o Santos ficou com o troféu pelo melhor desempenho na fase anterior do certame.

Em Minas Gerais, o Atlético Mineiro venceu o Ipatinga (que havia derrotado o Cruzeiro nas semifinais) por 2 a 0 (placar agregado de 5 a 2 para o Galo) e levantou o seu 40º título mineiro. Diego Tardelli e Marques marcaram os tentos da vitória por 2 a 0 sobre o Ipatinga.

Na decisão do Gauchão 2010, quem se deu melhor foi o Grêmio, que mesmo perdendo por 1 a 0 ficou com a taça por ter vencido a primeira partida por 2 a 0. No primeiro jogo, no Beira-Rio, Rodrigo e Borges marcaram pelo Tricolor Gaúcho. No Olímpico, o gol de Giuliano, do Inter, não tirou o caneco dos gremistas.

Nenhum comentário: