quarta-feira, 11 de maio de 2011

Barcelona empata e garate o tricampeonato espanhol

Com uma campanha impecável, o Barcelona chegou ao seu 21º título espanhol

O Barcelona sagrou-se hoje (11) tricampeão espanhol. O título não era nenhuma surpresa, os Culés fizeram uma campanha espetacular, com direito a goleada histórica sobre o Real Madrid, seu maior rival, e puderam ter mais tranquilidade para chegarem até a final da Champions League, que será realizada no dia 28 de maio, contra o Manchester United.

Na partida de hoje, contra o fraco Levante, o Barça precisava apenas de um empate para garantir matematicamente o troféu. E foi exatamente o que aconteceu. Sem exibir o volume de jogo exuberante que o torcedor, ou o admirador do bom futebol, está acostumado, os blaugranas jogaram para o gasto, e o empate em 1 a 1 garantiu o tri barcelonista.

Esta é a 21ª vez que o Barcelona conquista o Campeonato Espanhol. Para igualar o Madrid, os blaugranas precisarão ainda de mais dez conquistas. Até o jogo de hoje, válido pela 36ª rodada, que garantiu o troféu barcelonista, a campanha do time de Pep Guardiola foi: 36 jogos, 29 vitórias, 5 empates e apenas duas derrotas. O total de pontos somados, a duas rodadas do fim do certame, foi 92. Alguns dos momentos marcantes da campanha do título seguem abaixo:

Primeira vitória: Na primeira rodada o Barcelona venceu, fora de casa, o Racing Santander por 3 a 0. O primeiro gol do Barça no certame foi anotado por Messi. Iniesta e Villa completaram o placar para os Culés.

Derrotas: Se a primeira vitória do Barcelona aconteceu fora de casa, a primeira derrota (palavra rara na temporada para o time) aconteceu no Camp Nou, na segunda rodada. O paraguaio Nelson Valdéz marcou os dois tentos que deram ao Hércules uma surpreendente vitória. A segunda derrota dos barcelonistas aconteceu somente na 34ª rodada, quando, fora de casa, perdeu por 2 a 1 para a Real Sociedad.

Jogo Chave: A atuação histórica na vitória por 5 a 0 sobre o Real Madrid de Cristiano Ronaldo e José Mourinho aconteceu na 13ª rodada, quando somente dois pontos separavam as equipes. Os dois gols de Villa e os de Xavi, Pedro e Jéffren fizeram a vantagem aumentar cinco ponto à época.

Jogo do título: a partida contra o Levante foi levada em ritmo de amistoso pelo Barça. O gol, que podemos falar, friamente, que deu o título aos catalães, saiu aos 27’ do primeiro tempo, com Keita. Caicedo empatou no final da primeira etapa, aos 41’.

*De volta para o passado:

O último (e único) tricampeonato espanhol conquistado pelo Barcelona foi na temporada 92-93. Os catalães ainda conquistariam na temporada seguite, 93-94, o tetra.

Nenhum comentário: