terça-feira, 17 de maio de 2011

Europa League: Final lusitana em Dublin


Porto e Braga: dois portugueses na final da Europa League

Porto e Sporting Braga farão amanhã, em Dublin, na Irlanda, a primeira final continental entre clubes portugueses. Favoritíssimo para a conquista da Europa League, segunda competição mais importante da Europa, o Porto busca mais um título na temporada - os Dragões conquistaram, invictos, o Campeonato Português -. O Braga, clube que vem evoluindo ano após ano, desbancando o trio de ferro luso, composto por Porto Benfica e Sporting Lisboa, passou por grandes equipes como o Liverpool , além do próprio Benfica, e promete dificultar o título dos Dragões, que na temporada 02/03 venceram a Taça da UEFA (antigo nome da competição).

O Porto, comandado pelo promissor André Villas Boas, terminou a fase de grupos da competição com a liderança do Grupo L; na primeira fase eliminatória superou o Sevilla, passou pelo CSKA nas oitavas-de-final, pelo Spartak Moscou nas quartas e, de maneira incontestável, pelo Villareal nas semifinais. Contando com a excelente dupla de ataque composta entre o brasileiro Hulk e o colombiano Falcão García – artilheiro da competição -, pode ser o campeão europeu (some aí todas as competições européias) com maior número de gols feitos.

O Braga, vice-campeão português na temporada passada, ficou na terceira posição do Grupo H da Champions League e entrou na Europa League na primeira fase eliminatória do certame, onde eliminou o Lech Poznan, da Polônia. Nas oitavas-de-final enfrentou o poderoso Liverpool e, fazendo o papel de zebra, se classificou. O adversário das quartas-de-final foi o Dynamo de Kiev, do atacante Shevchenko, que eliminara o Manchester City nas oitavas; os Arsenalistas passaram graças ao gol marcado fora de casa. Nas semifinais, confronto caseiro contra o Benfica. Mais uma vez os braguistas supreenderam e estragaram a final dos sonhos entre os dois grandes rivais lusitanos. Na final, o técnico Domingos Paciência enfrentará o clube pelo qual fez história como jogador.

Resultados a partir da fase 1/16 avos:

Lech Poznan 1 x 0 Braga – Braga 2 x 0 Lech Poznan (ag: 2 x 1)

Sevilla 1 x 2 Porto – Porto 0 x 1 Sevilla (ag: 2 x 2)

Oitavas-de-final:

Braga 1 x 0 Liverpool – Liverpool 0 x 0 Braga (ag: 1 x 0)

CSKA 0 x 1 Porto – Porto 2 x 1 CSKA (ag: 3 x 1)

Quartas-de-final:

Dynamo Kiev 1 x 1 Braga – Braga 0 x 0 Dynamo Kiev (ag: 1x1)

Porto 5 x 1 Spartak – Spartak 2 x 5 Porto (ag: 10 x 3)

Semifinal:

Benfica 2 x 1 Braga – Braga 1 x 0 Benfica (ag: 2 x 2)

Porto 5 x 1 Villareal – Villareal 3 x 2 Porto (ag: 7 x 4)

Nenhum comentário: