sexta-feira, 6 de maio de 2011

Copa do Brasil: Cai a invencibilidade rubro-negra

Ceará surpreende o Flamengo no Rio de Janeiro

Jogando pela primeira vez como campeão carioca de 2011, o Flamengo enfrentou, no Engenhão, o Ceará, na primeira partida das quartas-de-final da Copa do Brasil, e viu a invencibilidade de 26 jogos cair diante da vitória por 2 a 1 da equipe cearense.
 Favorito, o Flamengo até começou levando perigo, em falta cobrada por Ronaldinho Gaúcho. Minutos depois, Marcelo Nicácio, também em cobrança de falta, acertou a trave de Felipe. O Ceará era mais perigoso do que o Fla. A surpreendente atuação dos cearenses foi premiada aos 43’ do primeiro tempo, em mais uma falta cobrada por Nicácio, que desta vez morreu nas redes de Felipe. Ao final da primeira etapa, o Vozão vencia por 1 a 0.

Durante todo o segundo tempo, o Flamengo pressionou. A busca pelo gol de empate, no entanto, parava nas pífias atuações de Deivid e Ronaldinho Gaúcho. O camisa 10, desde que chegou ao Fla, tem se mostrado um grande dançarino. É dedicado nos treinamentos e demonstra vontade. Quanto a isso, não há dúvidas. Pela sua qualidade indiscutível, é um jogador que sempre terá de receber marcação especial, mas é fato que, até agora, ele – nas devidas proporções – tem sido uma espécie de Paulo Baier para o Rubro-Negro: cobranças de pênalti, faltas e bons passes. Pelo que o jogador pode oferecer, e pelo salário que recebe, ainda é pouco.

Vendo que o ataque não estava resolvendo, Thiago Neves colocou a responsabilidade nos ombros e partiu para cima em busca do gol. Sempre levando perigo à Fernando Henrique, o camisa 7 do Fla era incansável em campo e deu muito trabalho ao goleiro, que era seu companheiro de quarto na época em que ambos defendiam o Fluminense.

A situação, que não era nada boa, piorou quando Geraldo – com a ajuda de uma “mãozinha” – entrou na área flamenguista e aumentou a vantagem do Vozão, aos 23'.O  Flamengo diminuiu aos 30’ do segundo tempo, em um lance construído por jogadores que entraram no decorrer da peleja. Fierro, que havia entrado no lugar de Rodrigo Alvim, cruzou para a finalização de Wanderlei, substituto de Deivid. Apesar de toda a pressão rubro-negra, que parou nas defesas de Fernando Henrique, o Ceará conseguiu segurar o resultado.
No próximo jogo, que será realizado no dia 11, o Fla precisa de dois gols de diferença, ou da vitória simples a partir de um terceiro tento, para passar para à semifinal do certame. É a grande chance de Ronaldinho mostrar a que veio e classificar o Flamengo para a próxima fase do torneio.


VASCO:



A derrota para o Flamengo, na final da Taça Rio, poderia ser um “baque” para os cruz-maltinos, mas o time treinado por Ricardo Gomes mostrou personalidade contra o Atlético Paranaense e, jogando em Curitiba, empatou em 2 a 2. Com gols de Alecsandro – que levou cartão amarelo na comemoração e não jogará a partida de volta -, Guerrón, e Diego Souza, em sua melhor atuação desde que chegou ao clube, o Vasco vencia até os 43’ do segundo tempo, quando o juiz assinalou o pênalti de Ramón em Branquinho. Paulo Baier bateu e empatou. O resultado dá ao Vasco a vantagem do 0 a 0 e do 1 a 1 na próxima partida, que será realizada no dia 12 em São Januário.

*De volta para o passado:

Na primeira partida válida pelas quartas-de-final da Copa do Brasil de 2009, o Flamengo recebeu o Internacional no Maracanã e empatou em zero a zero. O Rubro-Negro seria eliminado após ser derrotado por 2 a1 no Beira-Rio. Taison abriu o placar para o Inter e Emerson empatou para o Fla. O resultado classificava os rubro-negros, mas Andrézinho, aos 44 do segundo tempo, fez, de falta, o gol da vitória e classificação colorada.

Em 2010, o Vasco enfrentou o Vitória nas quartas-de-final. Na primeira partida, realizada em Salvador, vitória dos baianos por 2 a 0. Os gols foram marcados por Renato e Neto Berola. Na partida que decidiu a classificação, o Vasco venceu por 3 a 1 e foi desclassificado pelo gol fora de casa, marcado, de pênalti, pelo goleiro Viáfara. Magno, Ramón e Carlos Alberto marcaram os gols do Vasco.

Nenhum comentário: