segunda-feira, 18 de abril de 2011

Taça Rio: Vasco, Olaria, Flamengo e Fluminense brigam pelo título do segundo turno

Semifinais da Taça Rio terão Fla-Flu e Vasco e Olaria. O Botafogo até venceu o América, mas não se classificou

Com todas as partidas que valiam a classificação para as semifinais começando na mesma hora, a última rodada da fase de grupos da Taça Rio - oitava rodada -foi emocionante. No Engenhão, o Fluminense, com um gol de Fred (pênalti), venceu o Nova Iguaçu por 1 a 0 e se classificou. O Botafogo também venceu, mas não se classificou para as semifinais. Em partida muito movimentada, o Vasco empatou com o Olaria, em jogo que será repetido nas semifinais do segundo turno. O Flamengo, jogando com o Macaé, também empatou e pegará o Fluminense.

BOTAFOGO:

O Botafogo jogou em São Januário contra o rebaixado América. O Alvinegro entrou repleto de mudanças: Cidinho, Lucas e Guilherme começaram a partida como titulares. Aproveitando as deficiências do América, o Glorioso começou melhor e abriu o placar aos 13’, com Lucas. O lateral-direito cruzou bola para a área e o goleiro colocou a redonda contra as próprias redes, típico lance que justifica o rebaixamento dos Rubros neste ano. O goleiro se redimiu pouco tempo depois, ao defender chute de Cidinho.

A posse de bola do América era algo impressionante. O time de Caio Júnior deixava os Diabos jogarem. Mesmo assim, as melhores chances foram do Botafogo. No final do primeiro tempo Jéfferson ainda fez boa defesa após chute de Paulo Reis, na única chance aguda de gol do América até então.

Na segunda etapa, o Alvinegro começou no ataque e ampliou o placar. Aos 10 minutos, aproveitando passe de Bruno Tiago, Loco Abreu só precisou tocar para o fundo das redes. O terceiro tento foi anotado por Lucas, em falta muito bem cobrada, aos 36’. Da mesma maneira, Bruno Reis diminuiu para o América aos 45’. Final de jogo melancólico para as duas equipes: os outros resultados não aconteceram e o Botafogo, pela primeira vez desde 2006 ficará de fora das decisões estaduais. O América voltará a disputar a segunda divisão estadual.

VASCO:

O Cruz-maltino enfrentou o surpreendente Olaria no estádio Cláudio Moacyr, em Macaé. Já classificado, o Vasco jogava para decidir sua vaga no Grupo A. Uma vitória o colocaria na ponta do grupo e ajudaria o Botafogo na classificação que não veio. O jogo contra o Azulão da Bariri foi, além de movimentado, emocionante. O empate em 2 a 2 ilustrou perfeitamente como foi a partida: duas equipes em busca da vitória.

O time de Ricardo Gomes começou melhor, tocava bem a bola. O gol, no entanto, insistia em não sair; faltava poder de finalização. O Olaria aproveitou e, aliando sua habitual organização com a vontade de se classificar, conseguiu sair na frente. Aos 17 minutos, Waldir recebeu a bola dentro da área e bateu para o gol de Fernando Prass: 1 a 0.

O início da segunda etapa dava a impressão de que o time comandado pelo técnico Roberto Fernandes venceria fácil. Não demorou muito para o clube da Rua Bariri aumentar o placar. Logo aos 5’, Felipe aproveitou a jogada e passe de Danilo para fazer o segundo do Olaria. Em busca de uma mudança na equipe, Ricardo Gomes sacou Leandro e promoveu a entrada de Bernardo.

A entrada do jovem valor movimentou a partida, e os cruz-maltinos voltaram a pressionar o adversário. O primeiro gol do Vasco, no entanto, veio em um pênalti mal marcado do goleiro Henrique em Diego Souza. Bernardo bateu e diminuiu. A entrada de Élton no lugar de um tímido Felipe deu mais combate e movimentação ao meio campo vascaíno, que pressionou mais ainda. O merecido gol chegou, finalmente, aos 46’, em cabeçada desferida por Rômulo. O empate de 1 a 1, aliado ao resultado do jogo do Flamengo deu ao Vasco a primeira colocação do Grupo A. O adversário do Gigante da Colina nas semifinais será o mesmo Olaria de hoje.

FLAMENGO:

O Rubro-Negro, já classificado, entrou no campo do estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, repleto de modificações para enfrentar o Macaé. Ronaldo Angelim, Galhardo, Jean, Fierro e Bottinelli entraram nos respectivos lugares de David Braz (suspenso), Léo Moura, Wellington, Willians (pendurados) e Thiago Neves que, poupado, começou no banco de reservas.

Bottinelli ficou, mais uma vez, deixando a desejar na criação das jogadas, mas mostrou vontade. Mesmo assim, o Fla teve ótimas chances de gol no primeiro tempo. Logo aos 6 minutos, após falta cobrada por Ronaldinho, Jean cabeceou para o gol. O goleiro Everton defendeu de forma espetacular, evitando o tento flamenguista.

O time de Vanderlei Luxemburgo teve mais chances na casa dos 20’, em chute perigoso de Ronaldinho. Logo depois, Fierro também ameaçou o gol macaense em chute que acertou o lado de fora das redes. A resposta do Macaé veio aos 35’, em chute de Jonathan, e aos 43’, em arremate cruzado de Robson. Felipe apareceu bem nos dois lances, e o primeiro tempo acabou com o empate sem gols.

Na volta para a segunda etapa, Thiago Neves entrou no lugar de Bottinelli e Diego Maurício, no lugar de Deivid. A alteração teve efeito rápido. Nos primeiros segundos de partida, após receber lançamento de Ronaldinho, Thiago Neves só não marcou porque André Gomes tirou a bola do caminho do gol. Toda a pressão que o Fla exerceu durante o primeiro e início de segundo tempo foi traduzida em gol aos 12 minutos. Após escanteio, Jean cabeceou e André Gomes colocou a bola contra sua própria meta. A arbitragem confirmou o tento para o zagueiro rubro-negro.

A resposta macaense veio logo na sequência, mas a arbitragem assinalou, corretamente, o impedimento. Aos 18’, Thiago Neves chutou da entrada da área. A bola bateu caprichosamente nas duas traves antes de sair pela linha de fundo. A peleja era movimentada, os atacantes flamenguistas se movimentavam bastante, mas quem fez o gol foi o Macaé, aos 33 minutos. Após receber bola de Robson, Hyantony subiu, completamente sozinho, para empatar o cotejo.

A vitória do Fla poderia ter vindo no último minuto, quando o juiz acreditou na encenação de Diego Maurício ao cair na área; pênalti. A escolha para a cobrança do penal era óbvia. Ronaldinho Gaúcho colocou a bola na marca do cal, correu em sua direção e, de maneira irreconhecível, isolou a redonda no maior estilo Roberto Baggio. Ao menos, ao contrário do craque italiano, o pênalti perdido pelo camisa 10 do Fla não valeu sequer um título, mas o caminho até a final da Taça Rio ficou um pouco mais complicado: o próximo adversário será o Fluminense.

FLUMINENSE:

Precisando somente de um empate para garantir sua classificação, o Fluminense recebeu o Nova Iguaçu no Engenhão e, com um gol de pênalti, garantiu a vitória e conseqüente vaga nas semifinais do segundo turno.

O primeiro tempo foi muito fraco. O Fluminense tinha maior volume de jogo, mas as chances vieram mais nas bolas paradas. O Nova Iguaçu levou perigo em cabeçada de Leonardo, defendida por Ricardo Berna. O Flu respondeu na mesma moeda, mas o gol teimou em sair na bola parada. Fred, que não marcava há cinco jogos, recebeu na área e chutou. A bola bateu no braço o zagueiro Leonardo e o juiz assinalou o pênalti. O camisa 9 bateu bem e colocou o Tricolor Carioca na frente.

O segundo tempo começou animador para o campeão brasileiro. Logo no início, após jogada de Mariano, na ponta direita, Conca bateu para a segura defesa de Diogo Silva. Do outro lado do campo, Júlio César também apareceu bem e quase fez o seu. O Flu dominava completamente a equipe comandada pelo tetracampeão, Zinho. O segundo gol, no entanto, acabou não aparecendo. Nas semifinais, como já foi dito anteriormente, os tricolores enfrentarão o Flamengo.

*De volta para o passado:

Na oitava rodada da Taça Rio 2010, somente o Botafogo não ganhou. O empate em 2 a 2 com o Bangu, porém, não tirou o Alvinegro da fase final do segundo turno – aliás, nenhum grande ficou de fora. O jogo, realizado no Engenhão, teve gols de Diguinho e Alessandro, pelo Botafogo, e Somália e Gustavo Correia pelo Bangu.

Jogando no Maracanã, o Fluminense não teve grandes dificuldades para vencer o Macaé por 3 a 1. Alan (2) e Everton fizeram os tentos do Flu. André Gomes descontou para o Macaé.

Em partida emocionante, o Vasco venceu o Duque de Caxias por 4 a 3. Fágner Élton e Dodô (2) balançaram as redes pelo Vasco. Maurinho, Júnior e Marcelo fizeram os gols do Duque de Caxias.

O Flamengo cravou sua classificação no estádio de Moça Bonita, em partida disputada contra o Friburguense. Ronaldo Angelim, Denis Marques e Camacho fizeram os gols da vitória por 3 a 0.

Nenhum comentário: