sexta-feira, 29 de abril de 2011

Libertadores: Iluminado, Fluminense vence o Libertad e larga na frente pela vaga nas quartas-de-final

Marquinhos fez um golaço e ajudou o Flu a construir uma boa vantagem contra o Libertad

Depois de uma classificação heróica para as oitavas-de-final da Libertadores da América, o Fluminense estreou muito bem na fase eliminatória da competição continental. Em um jogo muito truncado e marcado pelo atrasado, devido à falta de luz no Engenhão, o Tricolor Carioca venceu o Libertad, do Paraguai, por 3 a 1 e conquistou uma boa vantagem para o segundo duelo entre os times, que será realizado no próximo dia 4.

O jogo, que começaria às 21h50, teve seu início somente uma hora mais tarde - tempo suficiente para o Flu decidir jogar com o terceiro uniforme. A primeira chance dos tricolores veio já no primeiro lance, quando Fred recebeu passe de Rafael Moura e chutou forte para fora. Aos 3 minutos, Edinho desviou o escanteio (mal) cobrado por Conca e a bola subiu para Rafael Moura desferir uma forte cabeçada. O goleiro Vargas chegou a fazer a defesa, mas, para a alegria dos torcedores, a bola já tinha entrado.

Após o gol, a partida passou a ser mais disputada no meio campo. Os passes errados fizeram o nível técnico da peleja cair bastante, assim como os lances de perigo de gol. Os paraguaios insistiam nas bolas aéreas, principalmente nos escanteios venenosos cobrados por Samúdio, mas não tiveram sucesso. No último lance antes do final do primeiro tempo, o Fluminense voltou a levar muito perigo. Fred quase marcou um golaço, mas o forte chute do atacante saiu raspando a trave de Vargas.

O Libertad voltou mais ligado para a etapa complementar. A estratégia era a mesma: bolas alçadas à área. Após algumas tentativas, a tática mostrou sua eficiência aos 15’. Bonet cruzou para a área e Gamarra ainda contou com a péssima saída de Berna para, de cabeça, igualar o marcador. A resposta do Flu veio na mesma moeda, em cabeçada de Valência defendida por Vargas.

Os tricolores já mostravam impaciência nas arquibancadas. As cobranças se transformaram em gritos de apoio após os 27’, quando Marquinhos se desvencilhou de dois marcadores, limpou o terceiro, e chutou forte para fazer um belíssimo gol. Dois minutos depois, Conca, de falta, fez o terceiro do Flu. O Libertad ainda pressionou nos minutos finais, mas a partida terminou com a vitória por 3 a 1 do Fluminense. Na próxima semana, no estádio Defensores Del Chaco, os tricolores poderão perder até por um gol de diferença que passam para as quartas-de-final.

*Em três partidas disputadas contra o Libertad, em competições oficiais, o Fluminense ganhou todas (em 2008 o tricolor havia vencido por 2 a 1 e 2 a 0).

*De volta para o passado:

Na única vez em que havia chegado às oitavas de final da Libertadores, o Fluminense enfrentou o Atlético Nacional. A primeira partida, disputada no estádio Anastásio Girardot, na Colômbia, terminou com a excelente vitória por 2 a 1 do Tricolor Carioca. O primeiro gol foi marcado por Thiago Neves, de pênalti. Após bate-rebate na área tricolor, o chileno Arrué chutou forte e empatou o jogo. O gol da vitória foi marcado por Conca.

2 comentários:

Vinicius Machado disse...

O verde da Esperança reacendeu para os tricolores depois deste e do último jogo na Libertadores.

Agora o Berna saiu mal várias vezes do gol...

Ótimo post meu amigo, muito bem escrito!

Abraços

Tauan Ambrosio disse...

valeu Vinicius! Parabéns pela fase do teu time! Grande abraço!