segunda-feira, 11 de abril de 2011

Taça Rio: Flamengo vence e se classifica. Botafogo perde e se complica

Antes do jogo, vencido pelo Flamengo, silêncio completo em respeito às vítimas da escola de Realengo

Botafogo e Flamengo fizeram ontem (10), no Engenhão, o último clássico antes das semifinais da Taça Rio e, consequentemente, antes das decisões do título estadual. O jogo, insosso e parado, foi equilibrado durante boa parte do tempo. O fator decisivo para o resultado da partida, repleta de erros de passes, foi a qualidade individual de alguns jogadores do Flamengo, que, com dois gols de Thiago Neves venceu por 2 a 0 e garantiu sua vaga nas semifinais do segundo turno.

A partida começou movimentada, mas os erros de passe impediam a criação de chances de gol para os times. A primeira grande oportunidade veio com Ronaldinho Gaúcho, após cruzamento de Rodrigo Alvim. O camisa 10, sozinho, cabeceou por cima do gol de Jéfferson. O Alvinegro respondeu com Loco Abreu, primeiro em cabeçada sem perigo e depois em chute defendido por Felipe. Marcelo Mattos, em arremate de fora da área, também ameaçou a meta rubro-negra.

Após a parada técnica, o Botafogo passou a ter mais posse de bola. No entanto, a falta de criatividade no meio campo tornou o time de Caio Júnior muito previsível. O Fla não encantava, mas, aos 35’, aproveitando a falta de pegada da marcação alvinegra, Renato cruzou pela esquerda e Thiago Neves, nas costas de Somália, apareceu sozinho para abrir o placar. O Botafogo tentava, sempre da mesma maneira, igualar o marcador, mas não teve sucesso.

Na volta para a segunda etapa, Caio Júnior fez mudanças em sua equipe. Lucas entrou no lugar de Bruno Tiago para dar mais criatividade ao meio campo. A mudança deu certo nos primeiros minutos; o Alvinegro tinha mais posse de bola. Porém, a falta de qualidade no passe fez com que Felipe não tivesse trabalho durante a peleja. Mais recuado, os rubro-negros exploravam os contra-ataques.

Após mais uma fraquíssima atuação, Deivid foi substituído por Diego Maurício. No entanto, o segundo gol do Fla não foi construído, tampouco anotado, por um atacante. Após receber belo passe de Léo Moura, que aproveitou os buracos deixados pela defesa botafoguense, Thiago Neves entrou na área e tocou na saída de Jéfferson: 2 a 0. O resultado complicou o Botafogo que, na última rodada, precisará vencer o rebaixado América e torcer contra o Fluminense ou Olaria.

FLUMINENSE (10/04/2011):

Americano e Fluminense fizeram um jogo de grande importância para a definição dos classificados às semifinais da Taça Rio. Ao final da partida, a goleada por 5 a 1 colocou o Flu bem perto das semifinais do segundo turno. O atual campeão brasileiro ultrapassou Olaria e Botafogo e agora é o líder do Grupo B.

A partida não começou da melhor maneira para o Fluminense, que contou com Deco e Araújo como titulares – nos respectivos lugares de Souza e Emerson, suspenso. Melhor no jogo, o Americano ameaçava o gol defendido por Ricardo Berna e, aos 20 minutos, após belo cruzamento de Carlos Alberto, Gustavinho, de cabeça, abriu o placar para os campistas.

Após o gol, o Fluminense passou a ter o domínio da posse de bola, porém não encontrava uma boa maneira de jogar e não ameaçava a meta do goleiro Jefferson. O empate teria de vir na bola parada. Foi exatamente o que aconteceu. Aos 35’, a falta cobrada com maestria por Conca entrou no ângulo esquerdo de Jéfferson, que chegou a encostar na bola. No minuto seguinte Araújo virou o jogo, salvando o primeiro tempo para os tricolores.

Logo no início da segunda etapa, aos 5’, após bela troca de passes, a bola sobrou no meio da área e Mariano, aparecendo como fator surpresa, chutou com força contra as redes: 3 a 1. Cinco minutos depois, Conca deixou Araújo de cara para o gol. O meio campista deu belo drible de corpo e bateu, com categoria, para anotar o quarto tento do cotejo. O Americano ainda tentou diminuir o placar e levou perigo à Ricardo Berna, no entanto, quem acabou marcando foi o Fluminense, aos 43’, com Marquinho, que entrara no lugar de Deco. A boa atuação dos tricolores foi reconhecida pela torcida, que, ao final do jogo, comemorou aos gritos de “o campeão voltou!”.

VASCO (09/04/2011):

O Vasco recebeu, em São Januário, o Cabofriense e conquistou a vitória após desperdiçar inúmeras oportunidades. Melhor jogador da partida, o goleiro Flávio operou verdadeiros milagres, mas não conseguiu evitar os gols de Bernardo e Alecsandro, que decretaram o rebaixamento da equipe da Região dos Lagos e a classificação vascaína às semifinais da Taça Rio.

O primeiro tempo foi muito movimentado.O Vasco era muito superior e desperdiçava muitas chances. Aos 14’, Alecsandro cabeceou para a defesa espetacular do goleiro Flávio. O Gigante da Colina seguiu pressionando. Aos 18’, Éder Luís mostrou mais uma vez dificuldades em fazer gols fáceis e, com o gol escancarado em sua frente, após receber belíssimo passe de Bernardo, acertou a trave. Dois minutos depois, Bernardo recebeu bola na área, limpou a zaga a adversária e, com muita calma e categoria, bateu para o gol e balançou as redes.

Na frente do placar, a equipe de Ricardo Gomes relaxou. Ao contrário do time da casa, o Cabofriense aproveitou as pequenas chances que teve e empatou, com Zotti, a partida aos 35’. O tento acordou novamente os cruz-maltinos, que voltaram a pressionar. O gol não saiu graças às defesas espetaculares de Flávio.

No início do segundo tempo o panorama continuou exatamente o mesmo. Muita pressão e nada de gol. Aos 11 minutos, a expulsão de Assumpção, após entrada falta em Rômulo, teoricamente facilitaria a vitória vascaína. Porém, a barreira a ser vencida era outra: o goleiro Flávio. Sob as traves de São Januário, o camisa 1 deixava todos incrédulos ao impedir o segundo gol do Vasco. Quando conseguiram vencer o goleiro, o gol esbarrou nos defensores André Paulino, e em seu xará, André Oliveira, que salvaram em cima da linha. Em condições normais, estava claro que as redes dificilmente seriam balançadas. Aos 39’, Éder Luis caiu na área e o juiz marcou pênalti. Alecsandro bateu bem e, aos 42’, finalmente fez o gol da vitória, que classificou o Gigante da Colina para as semifinais.

*De volta para o passado:


Pela sétima rodada da Taça Rio de 2010, Flamengo e América se enfrentaram, no Engenhão, no dia 28 de março. Fazendo prevalecer o favoritismo, o Fla, com gols de Adriano e Vágner Love venceu os Rubros por 2 a 1. O gol do América foi anotado por Jones, aos 4 minutos do primeiro tempo.

Jogando em São Januário, o Botafogo goleou o Boavista por 4 a 1. Loco Abreu fez três gols e Marcelo Cordeiro completou a goleada alvinegra. Tony, que em 2009 jogou pelo Botafogo, diminuiu nos acréscimos.

Vasco e Fluminense se enfrentaram no Maracanã. Jogando bem, o Cruz-maltino venceu os tricolores por 3 a 0. Thiago Martinelli abriu o placar aos 58’. Dodô e Fágner anotaram os outros dois tentos no final do cotejo.

Nenhum comentário: