quinta-feira, 7 de abril de 2011

Fluminense perde e se complica na Libertadores. Pela Copa do Brasil, Botafogo e Vasco se classificam

Deco novamente entrou no segundo tempo, mas desta vez não conseguiu salvar o Flu

Ontem (6), no histórico estádio Centenário, em Montevidéu, o Fluminense enfrentou o Nacional, em partida válida pela 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores da América, e com uma atuação um tanto quanto “bipolar” perdeu por 2 a 0 e viu suas chances de classificação se complicarem bastante.

O Tricolor Carioca entrou em campo e não se abalou com a pressão da fanática torcida uruguaia. Logo aos 5 minutos, Fred deixou Souza na cara do gol. O meio campista bateu em cima do goleiro Muñoz, que saiu bem e evitou o tento tricolor.

A partida era toda disputada no campo de defesa do Nacional. A equipe platina não tinha bom toque de bola, limitava-se apenas a tirar o perigo de sua área com chutões que não tinham direção definida. O Fluminense, por outro lado, trocava bons passes, mas não conseguia criar uma chance tão boa quanto a primeira, desperdiçada por Souza. Quando a primeira etapa chegou ao fim, a sensação era a de que a vitória seria uma questão tempo. O Flu ainda tinha Deco, Araújo e Rafael Moura no banco de reservas; armas ofensivas não faltariam.

Porém, logo aos 5 minutos do segundo tempo, o atacante Santiago García, ligeiramente impedido, aproveitou bola alçada à área e, de cabeça, encobriu Ricardo Berna, abrindo o placar para os Albos. O Fluminense acusou o golpe. A entrada do argentino Gallardo melhorou o toque de bola do Nacional, que agora não deixava o abatido Fluminense esboçar uma reação. A situação piorou para os tricolores, que já contavam com Deco em campo, quando Gallardo deu excelente passe para García marcar, aos 21’, o segundo gol da noite. Na sequência, não fosse Gum, que salvou em cima da linha, García anotaria seu hat-trick.

O treinador –oficialmente- interino do Flu, Enderson Moreira, sacou Júlio César e Diguinho para as respectivas entradas de Araújo e Rafael Moura. Em campo, com a camisa tricolor, jogava o mesmo time que, semanas atrás, virou heroicamente um jogo considerado perdido contra o América-MEX. Entretanto, nem a expulsão infantil de Gallardo, aos 40’, fez com que o Flu marcasse ao menos um gol. Final de jogo: Nacional 2 x 0 Fluminense.

O resultado não elimina o Tricolor Carioca do certame. O time das Laranjeiras vai enfrentar o Argentino Jrs no próximo dia 20, na Argentina, e precisa desesperadamente ganhar e torcer pela derrota do Nacional, que enfrentará, no mesmo dia, o América do México no Uruguai. Em caso de empate entre estas equipes, o Flu precisará de uma vitória por dois gols de diferença para avançar à fase eliminatória.

COPA DO BRASIL:

Botafogo e Vasco se classificam para as oitavas de final da Copa do Brasil
BOTAFOGO:

O Botafogo recebeu, no Engenhão, o Paraná Clube. O Alvinegro precisava apenas de um empate para se garantir nas oitavas de final do torneio, porém, jogando de maneira ofensiva e aproveitando os muitos erros do fraco adversário (que luta contra o rebaixamento no campeonato paranaense) o time não teve problemas para vencer por 3 a 0.

O Glorioso começou melhor, mas faltou acertar a pontaria. Aos 10 minutos de jogo, Herrera perdeu uma incrível chance de gol. Inconformado com a oportunidade desperdiçada, o argentino esbravejou toda sua fúria ao socar o gramado do estádio alvinegro. O gol foi sair somente aos 29’, quando, em jogada pela ponta direita, Herrera cruzou para Loco Abreu marcar, de cabeça, o primeiro gol do jogo. Com a vitória parcial, o Botafogo relaxou e levou alguns sustos. Jéfferson teve que trabalhar, e desempenhou muito bem – como de costume – sua função.

Na volta para o segundo tempo, o lateral-direito Lucas substituiu Bruno Tiago, passou a fazer uma função de meia pela direita, e demonstrou muita disposição. Aos 9’, após jogada de Herrera, Abreu tocou para o gol vazio e ampliou a vantagem botafoguense. O jogo já estava praticamente resolvido e, com o intuito de preservar seu atacante, Caio Júnior sacou Loco Abreu para a entrada de Caio.

O terceiro gol estava para chegar. Em noite de garçom, Herrera deu passe açucarado para Éverton, que só precisava chutar a bola para o gol vazio, porém, inacreditavelmente, o meia acertou o travessão. O tento que premiou a ofensividade alvinegra aconteceu aos 43’, quando Caio se jogou na área e o juiz marcou o pênalti. O próprio atacante bateu e guardou. Nas oitavas de final, o adversário do Botafogo será o Avaí.

VASCO:

Embalado pelas últimas atuações no Campeonato Carioca, o Vasco não conseguiu, contra o ABC-RN, sua classificação de um jeito fácil. Após um empate sem gols em Natal, o Cruz-maltino precisava de uma vitória simples para avançar de fase. No entanto, com um gol de Cascata, aos 18’ do primeiro tempo, a classificação vascaína ficou ameaçada.

A equipe de Ricardo Gomes, após o susto de ter levado o gol, levou perigo à meta do goleiro adversário, mas o empate sairia somente no início do segundo tempo, após pênalti marcado, equivocadamente, de Thiago Graça em Ramon. Alecsandro bateu e fez. O tento da classificação vascaína veio nos pés do jovem Bernardo, que entrara no decorrer da partida. O meio-campista aproveitou jogada de Éder Luis para balançar as redes e comemorar alucinadamente com a torcida. O próximo adversário do Vasco será o Náutico.



No dia 16 o Flamengo venceu, no Ceará, por 3 a 0 o Fortaleza e eliminou a partida de volta. O Rubro-Negro vai enfrentar o Horizonte, também do Ceará, nas oitavas de final.

*De volta para o passado:

A última derrota pelo placar de 2 a 0 do Flu na Libertadores foi em 2008, quando, jogando em Buenos Aires, perdeu para o Arsenal de Sarandí. Pela competição continental, o Fluminense só venceu uma vez por este placar, também pela Libertadores de 2008, em jogo contra o Libertad, no Maracanã.

No ano passado, o Botafogo foi vergonhosamente eliminado na segunda fase da Copa do Brasil pelo Santa Cruz. O alvinegro, jogando em casa, precisava apenas de um empate para avançar às oitavas de final, mas perdeu, de virada, para a equipe pernambucana pelo placar de 3 a 2. Herrera marcou os dois gols do Alvinegro; Léo, Brasão e Souza fizeram os gols do Santa.

Também pela Copa do Brasil de 2010, após um empate por 1 a 1, no primeiro jogo, o Vasco recebeu o Asa de Arapiraca em São Januário e se classificou para as oitavas de final com um placar de 3 a 1. Élton (2) e Magno marcaram pelo Cruz-maltino.

Nenhum comentário: