segunda-feira, 25 de abril de 2011

Taça Rio: Flamengo e Vasco vencem e estão na final do segundo turno

Éder Luis fez o gol que levou o Vasco à final do turno; Felipe evitou os gols e levou o Fla a mais uma decisão
FLA-FLU:

Flamengo e Fluminense fizeram, no Engenhão, um clássico emocionante. O Fluminense teve mais chances de vencer, mas o empate em 1 a 1 levou a partida para os pênaltis, onde o Fla têm se mostrado imbatível, e o Tricolor Carioca sucumbiu graças às péssimas cobranças dos jogadores que estavam no banco de reservas, fazendo de Felipe, mais uma vez, o herói de uma classificação.

Jogando sob a forte chuva que caía no Rio de Janeiro, a primeira etapa alternou momentos corridos com as interrupções, primeiro pela queda de energia e depois técnica, que atrasaram o jogo em 20 minutos. No início da peleja, o primeiro lance polêmico: Rafael Moura ficou cara a cara com Felipe, que saiu de maneira imprudente do gol. No entanto, o toque do goleiro no “He-Man” não dava ao atacante o direito de se jogar de maneira tão teatral ao chão, o que lhe rendeu um cartão amarelo por simulação.

Após as chatíssimas interrupções, Rafael Moura voltou a aparecer em lance discutível, que, desta vez, teve desfecho favorável para o Fluminense. O “He-Man” estava impedido quando desviou, de cabeça, a cabeçada de Gum, fazendo o primeiro gol da partida. Os tricolores quase marcaram na sequência, mas Felipe apareceu para fazer boas intervenções. A resposta do Fla (que não contou com Ronaldinho, machucado, e perdeu Léo Moura, que se contundiu no início do jogo) veio em lance de Thiago Neves e Diego Maurício, mas o chute do “Drogbinha” foi defendido com a ponta da luva por Ricardo Berna.

Em busca do gol, na entrada para o segundo tempo, Luxemburgo colocou Deivid e Botinelli nos lugares de Wanderlei e Fernando. As mudanças surtiram efeito, e a movimentação no ataque flamenguista melhorou bastante. No entanto, era o Fluminense quem tinha as melhores oportunidades, mas não conseguiu marcar. O Flamengo aproveitou, e o empate veio aos 22’, quando, aproveitando bola alçada na área por Willians, Thiago Neves subiu no meio da defesa tricolor e acertou uma bela cabeçada contra as redes de seu ex-time. Como o empate persistiu até o final, o jogo acabou indo para as penalidades.

Nos pênaltis, o Fla começou muito mal, assim como cobrança de Renato, defendida por Berna. Souza, que havia entrado no decorrer do cotejo, deu uma mão aos rubro-negros e isolou sua cobrança. Outro jogador do Flu que entrara no decorrer da peleja e desperdiçou o chute foi Araújo, desta vez Felipe apareceu para defender. A responsabilidade da classificação ficou nos pés de Thiago Neves. A cobrança do ex-tricolor, no entanto, foi defendida por Berna, e o Flu ganhou sobrevida. A esperança pó de arroz desceu pelo ralo após a cobrança de Tartá (mais um que saiu do banco), defendida por Felipe. Diego Maurício fez então o gol que garantiu o Flamengo na decisão da Taça Rio, contra o Vasco. caso vença, o Fla já será campeão estadual.

VASCO X OLARIA:
 


O Vasco teve uma partida duríssima com o Olaria no sábado(23). Jogando no Engenhão, o Cruz-maltino teve que suar para vencer o time da Rua Bariri e chegar à final da Taça Rio. Superior na peleja e merecedor da vitória, a equipe de Ricardo Gomes foi surpreendida pela postura ofensiva do Olaria nos primeiros minutos de jogo. Os vascaínos, porém, souberam esfriar o ímpeto inicial do adversário e cresceram na partida. Aos 18’, Diego Souza chegou a balançar as redes, mas o impedimento foi corretamente assinalado pelo árbitro auxiliar.

Sem conseguir furar o bloqueio defensivo do Olaria, o Vasco começou a irritar seus torcedores, que escolheram o improvisado Allan, na lateral direita, para simbolizar sua insatisfação. A situação só não piorou porque o chute do atacante Felipe, do Olaria, acertou o travessão, e não as redes. E foi exatamente quando o perigo estava mais iminente que o Vasco abriu o placar. Éder Luis recebeu passe exuberante de Felipe Bastos, entrou na área e limpou o goleiro antes de finalizar para o fundo das redes, aos 37 minutos. Ainda no final do primeiro tempo, o Olaria reclamou de duas penalidades que não existiram.

Na volta para a segunda etapa, o Vasco mostrava um maior volume de jogo, e levou mais perigo do que fizera nos primeiros 45 minutos. As oportunidades, sempre criadas pelos flancos, não foram aproveitadas e o Olaria voltou a ameaçar a meta de Fernando Prass, que fez excelentes defesas, sendo uma das principais figuras do jogo. O gol que traria uma tranquilidade a mais aos vascaínos só não veio porque o pênalti batido por Bernardo, que entrara no lugar de Éder Luís – em substituição que rendeu vaias ao técnico Ricardo Gomes, já que a torcida preferia a saída de Diego Souza - explodiu no travessão. Final de jogo: 1 a 0.

*De volta para o passado:

O Fluminense também fracassou na semifinal da Taça Rio de 2010. O Tricolor Carioca enfrentou o Botafogo, no dia 10 de abril, em uma partida emocionante, cheia de alternâncias. O Glorioso começou na frente, em gol de Loco Abreu logo aos 4 minutos de partida. Fred empatou e depois virou o jogo. Fahel, de um jeito um tanto quanto atrapalhado, voltou a igualar o marcador e Caio chutou de fora da área para fazer o gol da vitória (que teve "corta-luz" de Herrera, que estava impedido).

No dia seguinte, Vasco e Flamengo se enfrentaram e o Rubro-Negro levou a melhor. Vágner Love fez aos 10 minutos o primeiro gol do jogo. O empate do Gigante da Colina saiu dos pés de Thiago Martinelli, mas Vágner Love voltou a marcar e garantiu a presença rubro-negra na final contra o Botafogo.

Nenhum comentário: