quarta-feira, 6 de abril de 2011

Meio-campista leal e regular, Leandro Ávila completa 40 anos

Com passagens marcantes em Vasco, Botafogo e Flamengo, Leandro Ávila tenta a sorte como técnico

Há exatos 40 anos nascia, em Porto Alegre, um dos ícones do futebol carioca dos anos 90. Leandro Ávila debutou como jogador profissional no Vasco, em 1991, e fez parte, ao lado de jogadores como Carlos Germano e Valdir Bigode da equipe que conquistou o tricampeonato estadual (92-93-94) pelo Gigante da Colina.

Em 1995, o volante transferiu-se para o Botafogo, onde foi um dos destaques do time campeão brasileiro daquele ano, um dos principais títulos de toda sua carreira. Passou uma temporada apagada no Palmeiras e voltou à Cidade Maravilhosa em 1997 para defender as cores de outro clube: o Fluminense. Pelo Tricolor Carioca, sua regularidade em campo, característica que manteve durante boa parte de sua carreira, não salvou o Flu do segundo rebaixamento consecutivo; desta vez sem virada de mesa.

Leandro completou a “quadra” dos grandes cariocas em 1998, quando foi para o Flamengo. Defendendo a camisa rubro-negra, foi campeão da Copa Mercosul e somou mais um tricampeonato estadual (99-2000-2001).

Em 2001 retornou, por empréstimo, ao Botafogo e, no ano seguinte, após uma rápida e fracassada volta para disputar a Libertadores pelo Flamengo, voltou à sua terra de origem para defender o Internacional. Jogou ainda no Al-Hilal, da Arábia Saudita, e no Marília, de São Paulo, onde encerrou, em 2004, sua carreira como jogador. Atualmente, exerce a função de técnico de futebol. Após uma experiência a frente do CFZ, atualmente é o treinador do Torrense, time da terceira divisão de Portugal.

Nenhum comentário: