sábado, 9 de abril de 2011

Pré-jogo: Botafogo x Flamengo


A primeira partida do clássico aconteceu em 1913, na estréia do estádio de General Severiano

Botafogo e Flamengo se enfrentam neste domingo, no Engenhão, pela penúltima rodada da Taça Rio. As duas equipes estão na segunda posição de seus respectivos grupos; o Flamengo com 12 pontos e o Botafogo com 11. A partida é de grande importância para definir a classificação dos times que disputarão as semifinais do segundo turno – lembrando sempre que o Fla já tem vaga na final do Campeonato Carioca por ter vencido o primeiro turno.

Os times se encontraram nas semifinais da Taça Guanabara nos dois últimos anos. Em 2010, vitória botafoguense nos últimos minutos, por 2 a 1; neste ano,êxito rubro-negro na decisão de pênaltis. O confronto conta com infinitas histórias e, ultimamente, têm decidido o estadual, honrando a alcunha de “Clássico da Rivalidade” dada ao embate.

O primeiro confronto entre botafoguenses e flamenguistas aconteceu no dia 13 de maio de 1913. A partida, realizada em General Severiano, na estréia do estádio alvinegro – atual sede social do clube -, terminou com vitória do Glorioso. Mimi Sodré, que marcou o tento daquela vitória, foi o primeiro jogador a balançar as redes no clássico. A primeira vitória dos rubro-negros aconteceu somente em 1915, em General Severiano, por 2 a 1. Borgeth e Riemer marcaram pelo Fla. Edgard “Gagá” Pessoa diminuiu para o Botafogo. Desde então, sucederam-se mais 339 partidas, com 121 vitórias do Fla, 107 do Botafogo e 111 empates.

Nenhum comentário: