domingo, 17 de abril de 2011

Clássicos Europeus: FA Cup, Superclássico e Campeonato Inglês


Os clássicos esquentaram o velho continente neste fim de semana

O fim de semana foi de clássicos na Europa. Os três que chamaram maior atenção foram: Manchester City x Manchester United (FA Cup), Real Madrid x Barcelona (Campeonato Espanhol) e Arsenal x Liverpool (Campeonato Inglês). As três partidas foram marcadas pela disputa tática e equilíbrio. No final das contas, quem teve um resultado melhor foi o City, ao vencer o United por 1 a 0. O Madrid conseguiu provar para si próprio, após arrancar – com um jogador a menos – um empate de 1 a 1, que é capaz de bater o Barcelona nos próximos três confrontos que virão. Em Londres, em uma partida emocionante e decidida no final, o Arsenal voltou a tropeçar, e após fazer nos acréscimos o gol que lhe deixaria vivo na luta pelo título, deixou o Liverpool empatar. Melhor para o Manchester United.

Pelas semifinais da Copa da Inglaterra, Manchester City e Manchester United se enfrentaram em Wembley, em partida que bateu o recorde de público do clássico mancuniano: mais de 80 mil torcedores. Era a primeira vez que os Citizens jogaram no lendário estádio desde que ele foi reconstruído; Parece que deu sorte. Em uma partida muito disputada, o gol que selou a classificação dos Sky Blues veio após falha de Carrick, aos 25’ do segundo tempo. Yayá Touré aproveitou e anotou o tento da vitória.

A expulsão de Scholes, após entrada criminosa em Zabaleta, facilitou a tarefa dos comandados de Roberto Mancini de segurar o resultado. O United pressionou no final da peleja, mas, desta vez, não teve sucesso. Ao final da partida, a vaga na final, após 30 anos, deixou os torcedores azuis extasiados. Balotelli, desequilibrado como sempre, ainda conseguiu arranjar confusão com Ferdinand e Anderson. A decisão, que será disputada novamente no Wembley, no dia 14 de maio, será contra o Stoke City, que hoje massacrou o Bolton e venceu por 5 a 0.

A partida, também disputada no Wembley, começou melhor para o Bolton, que tinha mais posse de bola e levava mais perigo ao gol defendido por Sorensen. No entanto, aos 10 minutos, após saída de bola equivocada dos Trotters, Etherington acertou um belo chute e abriu o placar para o Stoke. O tento desestabilizou completamente o Bolton. Huth e Jones fecharam o placar de 3 a 0 no primeiro tempo. Na segunda etapa, Walters fez dois e fechou a goleada.

Jogos Decididos nos Pênaltis.

As partidas entre Real Madrid e Barcelona, e Arsenal e Liverpool foram muito equilibradas e ficaram na igualdade. Em ambos os jogos, os tentos saíram somente após a marcação de pênaltis.

No Santiago Bernabéu, a torcida do Real Madrid recebeu o Barcelona com sentimento de vingança. Tudo graças à goleada sofrida no primeiro turno do Campeonato Espanhol, por 5 a 0. José Mourinho, técnico dos merengues, parecia ter outro pensamento. Como o certame já está praticamente nas mãos dos catalães, o técnico português pareceu buscar uma maneira minuciosa de vencer, nos próximos três jogos, o time comandado por Guardiola. O objetivo foi, aparentemente, concretizado.

Após um jogo muito disputado e cheio de alternâncias, o Madrid, com um jogador a menos, conseguiu jogar bem e chegou ao empate, resultado que deu mais tranquilidade para os próximos jogos. O tentos foram marcados, de pênalti, pelos melhores jogadores do mundo: primeiro Messi, para o Barça, depois C. Ronaldo, para o Madrid.

No Emirates Stadium, o Arsenal precisava de uma vitória para continuar, com reais chances, na disputa pelo título do Campeonato Inglês, liderado tranquilamente pelo Manchester United. O adversário dos Gunners foi o Liverpool, que, ao lado do United, é o maior vencedor do certame. A partida, muito disputada, teve como lance marcante o choque entre Carragher e Flanagan. Os gols saíram nos últimos minutos da partida.

O pênalti sofrido por Fábregas e convertido por Van Persie parecia dar a vitória aos londrinos, mas o nervosismo e a infantilidade voltaram a “sabotar” a equipe de Arséne Wenger. Dois minutos depois Eboué derrubou Lucas dentro da área; pênalti. Kuyt bateu e empatou. Os Gunners ficam agora a seis pontos dos Red Devils. Mesmo que ainda haja um confronto direto entre os líderes da Premier League, é muito difícil que o título não vá para o Old Trafford.

*De volta para o passado:

Law: "Eu não queria fazer aquele gol".
O torcedor do Manchester pôde sentir o doce gosto de, além de vencer, eliminar seu maior rival de uma possibilidade de título. Os SkyBlues de Manchester passaram anos terríveis, chegaram até a terceira divisão, e viram o United colecionar inúmeros títulos nos últimos anos. Mas, como em qualquer rivalidade regional, o City teve uma oportunidade única de bater seu rival.

Na temporada 1973/1974, o Manchester United já não contava com os lendários Bobby Charlton e George Best. Denis Law, que completava uma das maiores trincas da história do futebol, havia sido dispensado e vestia a camisa dos Citizens. A campanha dos Red Devils foi terrível, era o time que mais derrotas teve naquele campeonato. O jogo que decretou o descenso à segunda divisão foi justamente contra o City, e o gol da vitória por 1 a 0 dos Citizens foi anotado, de letra, por Denis Law, que não comemorou. Após o jogo, Law disse que estava "inconsolável".

Nenhum comentário: