quarta-feira, 27 de abril de 2011

Champions League: Com golaço de Messi, Barcelona sai na frente nas semifinais

Em uma partida muito brigada, Messi mostrou seu brilho no final e fez os dois gols da vitória barcelonista
Da sequência de quatro confrontos entre Real Madrid e Barcelona, que começou primeiro com o empate em 1 a 1 pelo campeonato espanhol, seguido pela vitória merengue por 1 a 0 na final da Copa do Rei, as duas partidas válidas pelas semifinais da Champions League eram as mais esperadas. Hoje, no Santiago Bernabéu, os gigantes espanhóis se enfrentaram em um jogo repleto de confusões, no qual faltou muito pulso ao juiz, e um pouquinho do futebol que todos esperavam. O grande lampejo do jogo foi o belíssimo gol de Messi, o segundo dele, que selou a vitória por 2 a 0 no campo de seu maior adversário.

Desde o início, a peleja mostrou que seria disputada em um clima quente, como foi a semana que antecedeu o clássico. O jogo, mesmo que sentisse falta da qualidade que habitualmente é desfilada por ambas as equipes, seguia o prognóstico inicial: mais posse de bola para o Barça – que não contou com Iniesta, contundido - e com o Madrid apostando nos contra-ataques. Na primeira etapa, as grandes chances foram do Barça. Na primeira delas, David Villa, na entrada da área, abriu espaço e chutou com muito perigo, tirando tinta da trave de Casillas. Na segunda, o mesmo David Villa, desta vez de frente para o gol, chutou para a estupenda defesa do goleiro. Todas as discussões ocorridas até então, explodiram ao final do primeiro tempo. Na entrada dos vestiários, José Pinto, goleiro reserva do Barcelona, acabou sendo expulso no meio da confusão.

Na volta para a segunda etapa, Mourinho sacou Ozil para a entrada de Adebayor. Os merengues ameaçavam mais os blaugranas. A alteração de Mourinho vinha dando certo; Adebayor era a referência do ataque madrilista. No entanto, tudo ruiu quando Pepe foi expulso após entrada criminosa em Daniel Alves, aos 60’. Apesar de acertada, a impressão foi a de que o árbitro Wolfgang Stark – que já vinha apitando muito mal – cedeu à pressão dos catalães. A saída de Pepe, peça chave do esquema montado por Mourinho para parar o Barcelona, causou um animosidade ainda maior no cotejo. Pouco tempo depois, o técnico português também foi expulso de campo. Era questão de tempo para o Barcelona abrir o placar.

E até demorou para o time de Guardiola fazer o gol. Os catalães, apesar da superioridade, não jogavam tudo o que sabem. O primeiro tento saiu, enfim, aos 77 minutos. Afellay ganhou na corrida de Marcelo e, na ponta direita, cruzou para a conclusão de Messi. Dez minutos depois, veio a jogada com o rótulo do melhor jogador do mundo. Após receber a bola na intermediária, Messi passou por toda a defesa merengue e colocou a redonda no fundo das redes de Casillas, um golaço. O próximo jogo será no dia 3 de maio, no Camp Nou. O Real Madrid, que não contará com boa parte de sua defesa (Pepe, Ricardo Carvalho e Sérgio Ramos), precisa fazer vencer por três gols de diferença, ou, a partir de 3 a 1, por dois gols. O Barcelona pode até perder por um gol que se garante na final.


*De volta para o passado:

Em 2002, com Zidane, a história foi diferente
Após empatar em 1 a 1 no Santiago Bernabéu, o Real Madrid foi até o Camp Nou e venceu o Barcelona por 2 a 0, em partida válida pelas semifinais da Champions League de 2001/2002. Naquele dia 23 de abril de 2002, os gols de Zidane e Steve McManaman colocaram o Madrid na grande final do torneio, que posteriormente seria conquistado sobre o Bayer Leverkusen.

Nenhum comentário: