sábado, 16 de abril de 2011

Pré-Jogo: A rodada final da fase de grupos da Taça Rio



Fluminense e Nova Iguaçu se enfrentam neste domingo, no Engenhão, pela última rodada da fase de grupo da Taça Rio. Primeiro colocado do Grupo B, o Tricolor Carioca já está com sua classificação às semifinais do segundo turno praticamente garantida. Praticamente. O atual campeão brasileiro se classifica com vitória e, caso o Botafogo não vença o América, pode até mesmo empatar ou perder. A lógica é que o Flu passe na primeira posição de seu grupo sem maiores problemas. O técnico interino Enderson Moreira já falou que a equipe entrará com sua força máxima.

O primeiro confronto entre os times aconteceu em 2006, ano que o Carrossel da Baixada debutou na primeira divisão do futebol carioca. O resultado foi pra lá de maiúsculo: 6 a 0 para o Flu. Em 2007, empate em 1 a 1. Neste mesmo ano, o Nova Iguaçu seria rebaixado. Voltou à elite carioca somente neste ano, e realizará sua terceira partida contra o Fluminense.


Outro jogo que vai atrair atenções será entre América e Botafogo. Os Rubros de Édson Passos foram – para a tristeza do campeonato – mais uma vez rebaixados à Série B do futebol carioca. Como o time vai entrar em campo? Cabisbaixo ou desejando, ao menos, uma última – e única, neste ano -honra na primeira divisão? A resposta para essa questão será dada somente quando os Diabos entrarem no gramado de São Januário, mas para o América, nesta temporada, a derrota vem sendo uma constante.

O Botafogo, em fase de completa instabilidade, vem de maus resultados e não depende de si para obter a classificação. O Alvinegro precisa vencer e torcer para uma derrota do Fluminense ou do Olaria, que enfrenta o Vasco, para manter acesa as esperanças de chegar, pelo sexto ano seguido, na final do estadual. Ao todo, Botafogo e América se enfrentaram 213 vezes. O Glorioso venceu 94; o América, 63. O número de empates do confronto é 56.



Já classificados, Vasco e Flamengo enfrentam Olaria e Macaé, respectivamente. O resultado dos jogos definirá somente quem será o primeiro e quem será o segundo colocado do grupo. No caso de classificação do Olaria, esta colocação pode ser importantíssima para colocar determinada equipe em uma condição mais favorável para a decisão do segundo turno.

Vasco x Olaria: 111 partidas; 81 Vitórias do Vasco; 21 empates; 9 vitórias do Olaria.

Flamengo x Macaé: 3 partidas, 3 vitórias do Flamengo.

Nenhum comentário: