sábado, 2 de abril de 2011

Calcio: Milan vence a Internazionale no clássico de Milão e fica mais perto do título

Destaque do jogo, Pato fez os dois primeiros gols dos rossoneros

O Derby Della Madonnina, nome dado ao clássico entre os dois principais times de futebol de Milão, por si só, é como se fosse um campeonato à parte. O jogo realizado hoje (2), no Giuseppe Meazza, juntou todo este clima de rivalidade com o fato de ser praticamente uma decisão de campeonato. A “pitada a mais” ficou por conta das provocações direcionadas à Leonardo pelos rossoneros, que se sentiram traídos com a ida do ídolo para o comando técnico da Internazionale. O resultado? Um jogão e uma vitória maiúscula do Milan por 3 a 0, que coloca o time já com alguns dedos no troféu.

Com as duas equipes já no gramado, o mais vaiado foi Leonardo. Ao entrar em campo, o técnico nerazzuri pôde ler a seguinte frase: “Giuda Interista” (Judas interista, em livre tradução). Se o ex-jogador milanista ficou abalado, ou não, não se sabe. Fato é que seu time estava confuso. Prova disso foi que, antes do primeiro minuto, Pato, aproveitando sobra de bola após disputa entre Robinho e Júlio César, abriu o placar para o time mandante.

A pressão imposta pelo Milan, que jogou sem Ibrahimovic , suspenso , até a metade do primeiro tempo foi impressionante. O desfalque do zagueiro Lúcio – também fora por suspensão - era muito sentido na Inter. A partir da metade da etapa inicial, entretanto, os nerazzuri levaram grande perigo ao gol de Abbiati, que fez duas grandes defesas, principalmente após a cabeçada desferida por Thiago Motta, defendida no maior estilo Gordon Banks. A sensação após o término do primeiro tempo era a de que o Milan havia perdido a chance de fazer mais gols contra um perigosíssimo rival, que poderia virar o jogo na etapa complementar.

No decorrer do segundo tempo, no entanto, esta impressão foi rapidamente apagada. Principalmente após a expulsão de Chivu, após falta em Pato. O time de Massimiliano Allegri continuou dominando no ataque, contando com um inspirado Seedorf armando os lances, sem deixar de lado a proteção à defesa.

A superioridade milanista foi ilustrada em mais um gol aos 16 minutos. Após belo passe de Seedorf, Abate chutou para o meio da pequena área e Pato, ligeiramente impedido, colocou a cabeça na redonda para anotar o seu segundo tento. No final da partida, após ser substituído, o camisa 7 foi ovacionado pela torcida, que veria ainda mais um gol. Cassano, que entrara no final do jogo, fez valer sua fama de maluco bom de bola: entrou, balançou as redes batendo pênalti e ainda conseguiu ser expulso poucos minutos depois. O torcedor rossonero não se importou com a expulsão e ficou satisfeitíssimo com a vitória, que lhe colocou em excelentes condições de quebrar a invencibilidade de sua maior rival no Calcio.

*De volta para o passado:

A última vez que o Derby Della Madonnina teve o placar de 3 a 0 foi na temporada de 1997/1998. No dia 22 de março de 1998, no Giuseppe Meazza, a Internazionale venceu o Milan por 3 a 0. Quem abriu o placar foi o argentino Diego Simeone, aos 42’, aproveitando escanteio cobrado por Djorkaeff. O segundo foi marcado por Ronaldo Fenômeno. O camisa 10 da Inter – em sua primeira temporada nerazzuri o atacante não usou sua “famosa” 9 – recebeu belo lançamento e tocou por cima do goleiro Rossi, um golaço. Simeone voltou a marcar e deu números finai à partida.


*No dia 12 de abril de 2005, em partida válida pelas quartas de final da Liga dos Campeões 04/05, o Milan ganhava por 1 a 0, gol de Shevchenko, quando o cotejo foi interrompido aos 75 minutos por causa da torcida interista, que atirava objetos ao campo. A UEFA determinou posteriormente que o resultado final da partida seria 3 a 0 para os rossoneros.

Nenhum comentário: