quinta-feira, 31 de março de 2011

Copa do Brasil: Botafogo vence o Paraná na estréia de Caio Júnior

William saiu do banco de reservas e marcou o gol que deu a vitória ao Botafogo
O Botafogo enfrentou ontem (30) o Paraná Clube no estádio Durival de Brito, em Curitiba. A partida marcava a estréia de Caio Júnior no comando técnico do Glorioso. Ao final da peleja, a vitória alvinegra por 2 a 1 marcou de forma positiva o início de um novo trabalho na área técnica e mostrou um time que, apesar da dificuldade imposta pelas dimensões do campo, conseguiu mostrar um futebol mais solto.

Quando a bola rolou, o Botafogo mostrou uma nova postura e começou a partida atacando o adversário. A primeira chance de gol aconteceu aos 9 minutos de jogo, quando Herrera, da entrada da área, chutou com perigo ao gol defendido por Thiago Rodrigues. Pouco tempo depois, após forte arremate de Márcio Rosário, Thiago Rodrigues soltou a bola dentro da área. O atacante Caio se esforçou para chegar na jogada, mas não obteve sucesso.

O jogo era corrido. O Botafogo, por incrível que pareça, jogava para frente; o Paraná apostava no contra ataque. Melhor na partida, o Alvinegro abriu o placar usando uma jogada antiga: a bola aérea. Após escanteio, Antonio Carlos subiu e cabeceou para o fundo das redes. A resposta do adversário foi imediata – e praticamente igual. No lance posterior, Rodrigo Defendi, que honra o sobrenome sendo zagueiro, subiu ao ataque e também usou a cabeça para igualar o marcador.

O empate balançou temporariamente os alvinegros, mas não demorou para o Glorioso voltar a ameaçar os paranistas. As principais chances do Botafogo eram nas bolas levantadas na área, que confundiam a marcação adversária e mostravam a deficiência técnica do goleiro tricolor, sempre soltando bolas e saindo mal da baliza. Superior durante boa parte da etapa inicial, o time de Caio Júnior passou a levar sufoco nos minutos finais da primeira etapa.

Aos 37’, aproveitando pane da defesa alvinegra, Diego entrou na área e levou muito perigo em um chute que acertou o lado de fora da rede de Jéfferson. Sete minutos depois, o Paraná voltou a chegar facilmente na intermediária botafoguense, obrigando Jéfferson a aparecer outra vez. No último lance antes do final do primeiro tempo, o meio-campista Luiz Camargo, do Paraná, foi expulso por acertar cotovelada no rosto de Herrera. A expulsão, assinalada pelo bandeirinha e validada corretamente pelo juiz, deixou a torcida local furiosa.

Na volta para o segundo tempo, mudança no Botafogo: o atacante William entrou no lugar de Rodrigo Mancha. Com um jogador a mais, o time de General Severiano estava pronto para se lançar ao ataque. Ainda nos primeiros minutos, William fez a substituição valer a pena. O atacante ajeitou, de peito, a bola para o chute de Somália. Thiago Rodrigues soltou e, no rebote, o mesmo William completou para as redes.

De maneira ligeiramente semelhante ao ocorrido no primeiro tempo o Botafogo não teve muito tempo para comemorar; Somália levou seu segundo cartão amarelo, após falta em Diego, e foi expulso. Caio Júnior agiu rapidamente para remanejar a lacuna no meio campo: sacou Márcio Azevedo, que, mais uma vez, jogou mal, e colocou Fahel. Com a mudança, Éverton passou para a ala esquerda e o time perdeu em criatividade. O Paraná cresceu na partida e pressionou o Alvinegro, que preferiu apostas nos contra-ataques. Em um deles, William quase marcou o gol que eliminaria o jogo de volta, mas não teve sucesso. Placar final: 2 a 1. A próxima partida será realizada no dia 6 de abril, no Engenhão. O Botafogo tem a vantagem do empate e garante presença na próxima fase mesmo em caso de derrota por 1 a 0.

VASCO:

Também ontem, o Vasco enfrentou o ABC de Natal no Frasqueirão e, em um jogo bastante fraco, ficou no zero a zero. Favorito, o Vasco entrou no estádio sendo saudado por sua torcida, feliz em poder ver de perto a camisa cruz-maltina em campo. Pela primeira vez titular no ataque, Alecsandro fez dupla com Éder Luís. Diego Souza foi, então, escalado como principal homem de ligação.

Após alguns minutos com boa posse de bola, a equipe de Ricardo Gomes, que ontem pareceu meio perdida taticamente em campo, demonstrou pouco poder de criação e sentiu a falta do toque de bola de Felipe. As oportunidades criadas pelo Cruz-maltino no primeiro tempo foram todas em chutes de fora da área; nenhuma teve sucesso. A partir dos 20 minutos, o ABC cresceu no jogo e chegou, inclusive, a assustar os vascaínos com um gol anulado corretamente pela arbitragem.

O Alvinegro Potiguar também insistia nos arremates de longe. Aos 40’, Pio, jogando improvisado na lateral direita, levou muito perigo em um belo chute de trivela. Logo depois, o mesmo Pio,desta vez de mais perto, acertou a rede do lado de fora. O jogador lamentou as chances desperdiçadas, nem Deus e nem o Papa conseguiria mudar o resultado do jogo, e o primeiro tempo acabou sem gols.

Na segunda etapa, sempre arriscando de longe, Pio voltou a levar perigo à meta vascaína e obrigou Fernando Prass a fazer bela defesa. O Gigante da Colina respondeu na sequência em chute perigoso de Felipe Bastos, que havia entrado no lugar de Eduardo Costa, e em chute de Alan, aos 19’, que tirou tinta da trave defendida por Wellington.

O lance de maior perigo aconteceu aos 28 minutos quando Ray, do ABC, que havia entrado há pouco tempo no lugar de Ederson, recebeu belíssimo passe e ficou cara a cara com Fernando Prass, que defendeu o chute do atacante, garantindo o empate sem gols para o Vasco. No jogo de volta, que será realizado no próximo dia 6, o Gigante da Colina precisa de uma vitória simples para avançar à próxima fase.

FLAMENGO:

Há duas semanas atrás, o Flamengo foi ao Ceará enfrentar o Fortaleza e fez sua melhor partida na temporada. A vitória por 3 a 0, com gols de Renato, Wanderlei e Diego Maurício, eliminou o jogo de volta. O adversário do Fla na terceira fase do torneio será outro time cearense: o Horizonte, que ontem (30) eliminou o Guarani, em Campinas, pelo placar de 2 a 2.

*De Volta para o passado:

Em 2010, pela segunda fase da Copa do Brasil, o Botafogo foi até o Arruda enfrentar o Santa Cruz na partida de ida e voltou com a vitória de 1 a 0. O tento alvinegro foi anotado por Herrera, mas o melhor jogador da noite foi o goleiro Jéfferson, que pegou um pênalti e salvou o time em outras oportunidades. O jogo de volta não seria nada bom para os botafoguenses.

Também em 2010, o Vasco foi até Maceió enfrentar o Asa de Arapiraca e, jogando muito mal, voltou para o Rio de Janeiro com o empate em 1 a 1. Júnior Viçosa abriu o placar para o time da casa e Phillippe Coutinho, de pênalti, igualou o marcador.

Em sua última participação na Copa do Brasil, em 2009, o Flamengo enfrentou o Remo, no Mangueirão, em partida válida pela segunda fase do torneio. Mesmo jogando sem todos os titulares, o Fla e eliminou o jogo de volta com uma vitória por 2 a 0. Willians e Emerson marcaram os gols da vitória rubro-negra.

Nenhum comentário: