segunda-feira, 28 de março de 2011

Taça Rio: Uma rodada de empates para os grandes

Fluminense e Vasco fizeram um jogo muito pegado fisicamente, porém, a falta de pontaria ajudou no resultado de 0 a 0

Fluminense e Vasco fizeram um jogo cercado de expectativas ontem (27) no Engenhão. O clássico, válido pela 5ª rodada da Taça Rio, colocava frente a frente os dois times que, nas últimas semanas, ressuscitaram das covas dos maus resultados; o Fluminense ganhou sobrevida na Libertadores da América; o Vasco, com o bom futebol apresentado na vitória contra o Botafogo animou a crítica e os torcedores para a sequência do certame. No entanto, o que se viu em campo foi um jogo fraco e jogadores sem pontaria. O resultado de zero a zero recolocou o Gigante da Colina na liderança do Grupo A e manteve o Tricolor das Laranjeiras na 3ª colocação do Grupo B.

O Vasco começou melhor na partida. No entanto, os erros de passe no meio campo ajudaram o Fluminense a crescer, principalmente a partir dos dez minutos. As primeiras chances aconteceram do lado tricolor: primeiro em chute de Conca defendido por Fernando Prass e depois, por duas vezes, com Fred. O camisa 9 já dava mostras de que a bola conspirava para não beijar as redes. A resposta vascaína veio nos pés de Bernardo, em uma falta e em chute cruzado, ambos defendidos por Ricardo Berna.

A metade final do primeiro tempo foi movimentada (indubitavelmente a melhor parte do cotejo). O Vasco levava mais perigo ao gol adversário. O lance de maior perigo aconteceu aos 37’, quando após limpar a zaga adversária, Éder Luis, da entrada da área, acertou belo chute que explodiu no travessão de Berna. Na sequência o goleiro tricolor ainda fez belíssima defesa, de mão trocada, após arremate de Rômulo.

Na volta para a segunda etapa, Deco, herói da vitória obtida contra o América do México, entrou no lugar de Souza, que errou muitos passes. O português, em sua primeira jogada, já foi deixando Fred em boas condições de finalizar. A conclusão do atacante levou perigo, no entanto, foi pela linha de fundo. Pelo Vasco, o atacante Alecsandro, ex-Internacional, fez sua estréia, mas não fez muita coisa.

A melhor oportunidade do segundo tempo ilustrou muito bem o porque do empate sem gols. Aos 24’, Éder Luis ficou cara a cara com Ricardo Berna mas, de forma bisonha, chutou muito mal e a bola foi parar na lateral, quase na bandeirinha de escanteio. As duas equipes ainda presentearam os torcedores com algumas finalizações infelizes antes do juiz, finalmente, colocar fim à peleja.

FLAMENGO:

Flamengo e Madureira fizeram um jogo cheio de gols no estádio Cláudio Moacyr, em Macaé. Em um dia nada um pouco inspirado de Ronaldinho Gaúcho, e do time como um todo, o Rubro-Negro teve de buscar forças e suar a camisa para, após estar perdendo por 3 a 1, chegar ao empate que mantém o time invicto na temporada.

O Fla começou melhor. Tocava bem a bola no campo de ataque do adversário mas não conseguia levar perigo à meta defendida por Kléber. O time comandado por Vanderlei Luxemburgo demonstrava cansaço, à imagem de eu principal jogador, Ronaldinho Gaúcho, que não conseguia completar nenhuma jogada.

Melhor jogador da temporada flamenguista, Thiago Neves abria espaços e criava as poucas chances rubro-negras. Aos 33 minutos, o camisa 7 quase abriu o placar em um belo chute que raspou a trave de Kléber. Na sequência, Wellington falhou feio e balançou a própria rede após cruzamento do Madureira. A resposta do Fla veio logo depois quando, aproveitando belo passe de Wanderlei, Léo Moura, no canto da pequena área, desferiu uma bomba e empatou a peleja.

O Flamengo voltou para a segunda etapa com Diego Maurício no lugar de Lorran. Ainda no início, Deivid substituiu Wanderlei. O Fla apostava em uma nova configuração no ataque, mas continuou a vacilar na defesa. Aos 11’, Michel passou por Galhardo e Wellington, ficou cara a cara com Felipe e, com calma e categoria, balançou as redes para o Tricolor Suburbano. Das arquibancadas já podia-se ouvir os gritos de protesto pedindo o atacante Adriano, que defenderá as cores do Corinthians. Em campo, a coisa ia de mal a pior. Aos 19’, em jogada de contra ataque, Baiano recebeu bola na área e ampliou o placar para o Madureira: 3 a 1.

O Fla jogava muito mal. A primeira derrota da temporada parecia se aproximar. Porém, aos 27', após jogada de Diego Maurício na ponta esquerda, Deivid fez jus à sua camisa 9 e só precisou empurrar a bola para o fundo das redes para diminuir o placar. O gol deu novo ânimo ao jogo. O Madureira recuou demasiadamente e o Fla aproveitou, porém não conseguia o empate, que veio somente aos 39', quando Thiago Neves acertou belíssimo chute e contou com a ajuda do goleirão para comemorar. Final de jogo: 3 a 3.

BOTAFOGO:

Jogando no estádio Cláudio Moacyr, em Macaé, no sábado (26), o Botafogo não conseguiu sair de um empate sem gols com o Boavista. Com a equipe repleta de desfalques por conta de convocações (Arévalo Rios, Loco Abreu e Jéfferson), contusões (Bruno Thiago, Lucas e Alex) e suspensões (Everton, Herrera e Rodrigo Mancha), o Glorioso fez sua primeira partida sem a presença de Joel Santana no banco de reservas. O novo comandante alvinegro, Caio Júnior, acompanhou o jogo de dentro do estádio.

Querendo mostrar serviço, os jogadores botafoguenses começaram a partida com um bom ímpeto ofensivo, no entanto, os minutos foram passando e o gol não apareceu. Pelo lado alvinegro, Caio e Somália eram os que demonstravam maior vontade de fazer a diferença. Apesar das chances criadas, o jovem ataque do Botafogo não conseguiu traduzir sua superioridade em gols e o primeiro tempo terminou no zero.

O quadro não mudou na segunda etapa. Pelo Botafogo, Caio era quem mais dava trabalho à defesa adversária, mas o atacante também perdeu muitos gols. O jogo era sonolento e cansativo. A grande chance da partida aconteceu aos 35’, mas o Talismã Alvinegro, dentro da pequena área, voltou a desperdiçar a oportunidade de coroar sua exibição balançando as redes. Final de jogo, um empate sem gols que tirou o Glorioso da liderança do Grupo B, que, acredite se quiser, agora fica nas mãos do Olaria.

*De volta para o passado:


No clássico da 5ª rodada da Taça Rio de 2010, Botafogo e Flamengo empataram em 2 a 2. A partida, muito movimentada, começou com o Alvinegro na frente, em pênalti convertido por Herrera. Aos 20’, Adriano igualou o marcador, mas o argentino voltou a colocar o Botafogo na frente. No último lance da partida, o Flamengo chegou ao empate após cabeçada de Adriano. O goleiro Jefferson se esticou e quase defendeu a bola que, para a infelicidade dos botafoguenses, morreu no fundo das redes.

O Fluminense foi até Volta Redonda enfrentar o Resende e, com dois gols de André Lima, venceu por 2 a 1. Tiago Bastos descontou para o Gigante do Vale.

Também em Volta Redonda, no dia anterior, o Vasco perdeu por 1 a 0 para o Olaria. O tento que deu a vitória à equipe da Rua Bariri foi anotado por Cacá, aos 12 minutos.

Nenhum comentário: