quinta-feira, 17 de março de 2011

Maior lateral direito da história do Flamengo, Leandro completa hoje 52 anos

Leandro vestiu a camisa rubro-negra durante toda sua carreira

 Se você pedir uma lista com os nomes dos maiores laterais direitos da história do futebol brasileiro, fatalmente você verá o nome de José Leandro Souza Ferreira entre eles. Leandro, que nasceu no dia 17 de março de 1959, em Cabo Frio, foi, sem sombra de dúvidas, o melhor lateral direito a jogar com a camisa do Flamengo, clube pelo qual dedicou toda sua carreira.

Sua estréia pelo time da Gávea aconteceu no ano de 1978, quando o Rubro-Negro, já contando com Zico em grande fase, conquistou o Campeonato Carioca. Leandro ainda não era um dos protagonistas da equipe. Participou de apenas 6 dos 24 jogos da vitoriosa campanha. No ano seguinte, disputou posição com Toninho e venceu os dois torneios estaduais realizados. No primeiro campeonato jogou seis partidas, no segundo, cinco.

Em 1980, ainda sem conseguir se firmar como dono inquestionável da camisa 2, participou do elenco que levantou, pela primeira vez, o título brasileiro pelo Fla. Sua afirmação como titular do flanco direito aconteceria no ano mais importante da história do clube. Em 1981, foi campeão carioca, da Libertadores e do Mundial de Clubes, e entrou, definitivamente, na história do Flamengo.

As conquistas não pararam e, em 1982, o lateral ajudou sua equipe a vencer mais um Brasileirão. Após a conquista, foi convocado para a Copa do Mundo, realizada na Espanha. Pela primeira vez jogando sob o comando de Telê Santana, foi titular da seleção que encantou o mundo, mas a tarde iluminada do italiano Paolo Rossi, nas quartas de final, atrapalhou seus planos de conquistar a Copa, e o Brasil acabou sendo eliminado  pela Itália. No ano seguinte levantou outro Brasileirão pelo Fla.

A partir da segunda metade da década de 80, as contusões no joelho passaram a ser o marcador mais implacável do craque. Já sem o mesmo vigor físico, que lhe ajudava a ser quase mortal no apoio ao ataque, mostrou a mesma categoria na defesa. Em 1986, foi convocado para a Copa do Mundo realizada no México, porém, em solidariedade ao amigo Renato Gaúcho, cortado por Telê Santana por fugir da concentração, optou por não defender a Canarinho. No mesmo ano voltou a conquistar um título estadual pelo Flamengo, já com uma nova geração de jogadores, como Bebeto, Aldair, Jorginho e Zinho. Jogou até 1990 e ainda conquistou mais um Campeonato Brasileiro pelo Fla, em 1987. Atualmente, o ex-jogador administra a “Pousada do Leandro” em sua cidade natal, Cabo Frio.

6 comentários:

Anônimo disse...

de coração parabens e felicidades para esse monstro sagrado daquela maravilhoso time do flamengo da decada de 80.
vai custar muito a surgir um jogador como leandro,ele era demais.
felicidades hoje e sempre leandro.
sua amiga célia-mossoro-rn.

Anônimo disse...

sou seu fa desde aquela epoca que levou uma grande massa de torcedores a loucura pelo Flamengo e a selecao tbm.Sentimos saudades daqueles jogos inesqueciveis naquelas tardes de domingo.Um forte abraco Leandro.Gostaria de contato com vc se fosse possivel.Que Deus te abencoe meu grande e unico lateral do mundo.

Anônimo disse...

Parabens Leandro.

Voce foi para mim o maior lateral de todos os tempos, mesmo como tricolor fui e sou admirador da quele belissimo futebol que encantou e encanta até hoje o futebol arte, ate hoje não surgil nehum lateral como voce.

Anônimo disse...

Você Leandro, marcou a história, não só do Flamengo, mas a minha, meu filho tem o seu nome em sua homenagem, e é impossível esquece-lo. Bons tempos aqueles, quem viveu para ver Zico, Junior, Raul, Leandro e outros ídolos jogar sabe o que realmente é futebol. Parabéns.

Anônimo disse...

UM dos maiores jogadores de todos os tempos, técnico, habilidoso, inteligente, cracaso, fora de série. Simplesmente um dos maiores que a nação rubro negra já viu.

Anônimo disse...

sou daqui de cabo frio numca mais vai existir um lateral direito igual a leadro