sábado, 19 de março de 2011

Pré-jogo: Vasco x Botafogo


Em 1948, Botafogo e Vasco decidiram o campeonato estadual. No canto esquerdo, Nílton Santos brinca com Biriba, que se tornaria mascote do clube.

Vasco e Botafogo farão o clássico deste fim de semana, pela 4ª rodada da Taça Rio, no Engenhão. Será o primeiro grande teste para o time cruz-maltino mostrar sua evolução desde a chegada do técnico Ricardo Gomes. Também deverá ser a estréia de Diego Souza, nova contratação para o meio campo vascaíno. O Botafogo, com pouca criatividade e atuando de forma extremamente defensiva, teve uma boa atuação em seu último jogo (vitória por 4 a 0 sobre o Americano), e lidera, de forma invicta, o Grupo B. No Grupo A, o Vasco, com seis pontos, deseja encostar na liderança para, desta vez, garantir a classificação para as semifinais.

O confronto é repleto de histórias e grandes embates. O Vasco tem uma boa vantagem de vitórias: são 138 contra 82 do Botafogo em 316 jogos, 96 terminaram empatados. Porém, em decisões, o Gigante da Colina fica na desvantagem. Venceu o Glorioso somente uma vez, na final Taça Guanabara de 1965. Em 2010, o Botafogo conquistou a Taça GB após vencer os cruz-maltinos por 2 a 0. O pré-jogo de hoje será sobre o estadual de 1948, decidido exatamente pelos dois times.

A década de 40 foi repleta de grandes conquistas para o Vasco. Em 1948, o Gigante da Colina levantou o Torneio dos Campeões Sul-Americanos, batendo o River Plate de Alfredo Di Stéfano na final. O Vasco, sob a batuta de ser o primeiro time brasileiro a vencer um grande torneio continental, era favorito para levantar o Campeonato Carioca. Situação contrária vivia o Botafogo, que, após a venda de Heleno de Freitas, craque do time, para o Boca Juniors, não acreditava que o título seria possível. As vitórias, no entanto, foram dando esperança aos alvinegros.

Cruz-maltinos e botafoguenses disputaram a taça jogo a jogo. A decisão aconteceu no dia 12 de dezembro, no estádio de General Severiano, e, com gols de Paraguaio, Braguinha e Otávio, o Glorioso venceu por 3 a 1 e ficou com o título, o primeiro de Nílton Santos (na época com 23 anos) com a camisa do clube.

Nenhum comentário: