segunda-feira, 21 de março de 2011

Taça Rio: Vasco acorda e, jogando bem, vence o Botafogo

Diego Souza estreou no Vasco com o pé direito e fez o primeiro gol da vitória cruzmaltina

Vasco e Botafogo se enfrentaram no Engenhão em partida válida pela 4ª rodada da Taça Rio. O Alvinegro defendia a invencibilidade no segundo turno do estadual, o Vasco precisava da vitória para entrar na zona de classificação para as semifinais. Jogando melhor, o Gigante da Colina mostrou o futebol que há tempos sua torcida esperava ver, e, com gols do estreante Diego Souza e de Éder Luis, venceu o clássico por 2 a 0 e continuou invicto nos confrontos contra o Botafogo no Engenhão.

Superior desde o início da peleja, o Vasco já começou ameaçando. A primeira grande chance do time de São Januário veio nos pés de Éder Luis que, após receber belo passe de Bernardo, finalizou para a primeira grande defesa de Jéfferson. Com mais volume de jogo no meio campo, o Vasco levava mais perigo à meta alvinegra. A primeira oportunidade do Glorioso veio nos pés de Arévalo Rios, aos 11 minutos, em chute perigoso que raspou a trave de Fernando Prass.

Os comandados de Ricardo Gomes seguiam com seu ímpeto ofensivo. Após arremate mascado de Eduardo Costa, aos 22’, Diego Souza se esforçou para completar, de carrinho, para o fundo das redes, porém não teve sucesso. Aos 34’, Jéfferson voltou a salvar o Botafogo. Após receber outro belo passe de Bernardo, Éder Luis entrou em velocidade no canto esquerdo da área e chutou para a defesaça do camisa 1 botafoguense. Na sequência o goleiro da Seleção Brasileira ainda defendeu cabeçada a queima roupa desferida por Anderson Martins.

O Botafogo respondeu balançando as redes de Fernando Prass. No entanto, o tento anotado por Herrera, em impedimento, foi corretamente anulado pela arbitragem. O Alvinegro até ameaçou uma tímida melhora, mas, ao final da etapa inicial, era o Vasco quem merecia estar na frente.

Na volta para o segundo tempo, nenhuma alteração nas equipes. O jogo era movimentado e o Botafogo dava a impressão de que melhoraria em campo. Lucas e Somália arriscaram chutes facilmente defendidos por Fernando Prass. Os cruz-maltinos responderam com perigo em chute de Ramon, após belo lance de Felipe, que desviou na defesa e assustou Jéfferson.

O tento vascaíno finalmente saiu aos 14 minutos. Diego Souza aproveitou a falha do zagueiro João Felipe, tirou Jéfferson da jogada e bateu forte para o gol, 1 a 0. Logo depois Joel Santana sacou seus dois laterais e colocou Caio e Marcelo Mattos em campo. A mudança não surtiu o efeito esperado. Aos 25’, Éder Luis finalmente conseguiu vencer o duelo com o goleiro do Botafogo. Após escanteio batido por Bernardo, e desviado por Dedé, o atacante acertou uma belíssima “puxeta” no ângulo, um golaço.

Poucos minutos depois, Joel tirou Éverton, a pedido do jogador, para a entrada do jovem atacante Alex. Inicialmente o treinador sacaria Somália, que perdera gol incrível. A torcida não perdoou e passou a hostilizar o técnico, o chamando de “burro”. No mesmo minuto, Éder Luis era substituído pelo atacante Leandro.

O Gigante da Colina era absoluto em campo. Não fosse Jéfferson, o Botafogo correria sérios riscos de ser novamente goleado em seu estádio. As chances do Cruz-maltino foram muitas. Antes do final do cotejo, Joel Santana ainda foi expulso do banco de reservas pelo juiz. Na saída, o técnico trocou palavras nada amigáveis com os torcedores alvinegros que estavam na beira do túnel. Ao final da partida, a vitória cruz-maltina colocou o Vasco na liderança do Grupo A. O Botafogo, mesmo com a derrota, segue líder no Grupo B.

FLAMENGO:

O Rubro-Negro não contou com Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, suspensos, na partida contra o Cabofriense, realizada no estádio Cláudio Moacyr, em Macaé. O time da Gávea até se esforçou e perdeu algumas chances, principalmente no segundo tempo, mas não fez o suficiente para vencer a equipe da Região dos Lagos e ficou em um empate sem gols.

Com Negueba fazendo a ligação entre meio campo e ataque e Botinelli caindo pelos flancos do campo, o Fla mostrou dificuldade na criação de jogadas. As maiores chances da equipe de Vanderlei Luxemburgo aconteceram nos arremates de fora da área, em chutes de Willians e Renato. Jogando como titular, Wanderlei teve a chance de mostrar que pode ser o centro-avante do time da Gávea, mas, desta vez, não fez bom proveito. A maior chance do atacante foi em uma perigosa cabeçada, aos 28’. Cinco minutos depois, Willians, na cara do gol, chutou para a grande defesa do goleiro Flávio. Felipe também foi obrigado a fazer importantes intervenções na meta flamenguista.

Na volta para o segundo tempo, Luxemburgo sacou Negueba e Willians para a as respectivas entradas de Fierro e Diego Maurício. Aos 5’, o chileno desperdiçou boa chance de gol. Em busca de mais ofensividade, Deivid entrou no lugar de Botinelli e novamente não foi bem. Quem mais chegava perto de marcar era Diego Maurício, que acertou a trave em duas oportunidades. O Cabofriense ainda teve uma boa chance nos últimos minutos da partida, mas o empate sem gols persistiu. Com o resultado o Flamengo caiu para a terceira posição do Grupo A.

FLUMINENSE:

Em sua primeira partida sem o comando de Muricy Ramalho na área técnica, o Fluminense mostrou que ainda está abalado com os últimos acontecimentos. O Tricolor Carioca enfrentou o Boavista, no sábado (19), no Engenhão. A partida marcava o reencontro das equipes após a surpreendente derrota tricolor nas semifinais da Taça Guanabara, quando o time de Saquarema venceu nos pênaltis.

O jogo já começou com o Boavista levando perigo, mas o atacante André Luis escorregou dentro da área e perdeu a chance da finalização. Logo depois, Frontini ficou cara a cara com Ricardo Berna, mas chutou fraco para o gol. Para piorar, Leandro Eusébio saiu de campo com o joelho contundido. O Fluminense acordou após lance de Conca e Rafael Moura. O argentino recebeu na ponta direita e alçou bola na área. O atacante matou no peito e chutou forte para a ótima defesa de Thiago. Diguinho também arriscou chute de longe, novamente sem sucesso.

Após alguns minutos um pouco mais contidos, o Boavista voltou a levar perigo ao Flu. Joílson quase marcou em chute da entrada da área. Logo depois, em cobrança de falta, aos 37, o zagueiro Gustavo acertou um petardo no ângulo esquerdo de Ricardo Berna, um golaço. Sob uma chuva da vaias o time foi para os vestiários ao fim da primeira etapa.

No segundo tempo, mudança no ataque tricolor: sai Rafael Moura, entra Fred. O camisa 9, que não jogava há um mês, demonstrou falta de ritmo de jogo e perdeu boas chances de gol. O goleiro Thiago, herói da disputa de pênaltis na Taça GB, voltou a aparecer bem. Berna também defendia as investidas do Boavista, mas, aos 31’, não pôde fazer nada quando viu Max na sua frente. O atacante recebeu passe de Joílson e fuzilou para o fundo das redes. Placar final 2 a 0. Ao final do cotejo, muitas vaias da torcida. Cabe saber como será a postura do time na partida decisiva de quarta-feira, contra o América do México, pela Libertadores da América.

*De volta para o passado:

No dia 14 de março de 2010, em partida válida pela quarta rodada da Taça Rio, o Maracanã recebeu o clássico entre Flamengo e Vasco. O jogo, que começou sob uma forte chuva, foi equilibrado. As chances do Flamengo foram mais agudas, mas Fernando Prass parecia impenetrável. No final das contas, a partida foi decidida em pênaltis. O primeiro foi marcado a favor do Vasco. Dodô bateu e perdeu. O segundo foi assinalado, equivocadamente, à favor do Fla. Adriano bateu e fez o gol da vitória. Na comemoração o atacante exibiu a camisa com os dizeres “Que Deus perdoe essas pessoas ruins”.

No Engenhão, no mesmo dia, o Botafogo venceu o Olaria por 2 a 0. Os gols do Glorioso foram marcados por Antônio Carlos, aos 19’, e Gabriel, aos 49 minutos.

No dia 13 de março o Fluminense foi até o Engenhão enfrentar o tradicional América. A partida não foi fácil e o tricolor ficou no empate por 1 a 1. Quem abriu o placar foi o Flu, com Marquinho. Dez minutos depois, aos 45’, Júnior empatou para o Mequinha.

Um comentário:

Rodrigo Pereira disse...

Po, só assisti parte do primeiro tempo, e o restante escutei no radinho. Parece que o Vasco jogou melhor mesmo, mas Botafogo estava com um meio de campo horrível, sem criação nenhuma, enquanto o entrosamento do Felipe e o Bernardo só aumenta. Eder Luis finalmente conseguindo fazer 1 golzinho. Agora é afundar de vez o Fluminense, quanto menor o número de grandes no mata-mata melhor.