segunda-feira, 14 de março de 2011

Taça Rio: Um Fla-Flu sem vencedores, mas com um grande derrotado

Apesar de toda a expectativa depositada no clássico, o Fla-Flu terminou sem gols

Flamengo e Fluminense se enfrentaram ontem (13), no Engenhão. A grande surpresa antes do jogo foi a escalação de Negueba entre os titulares do Fla. A enorme surpresa após o cotejo foi a saída de Muricy Ramalho do Fluminense. A partida, que terminou em um empate sem gols, não cumpriu as expectativas de quem esperava ver um bom jogo.

O jogo até começou movimentado. No primeiro minuto, Conca entrou na área e chutou para a boa defesa de Felipe. A resposta do Fla aconteceu dez minutos depois, quando, após receber passe de Thiago Neves, Ronaldinho entrou na área, se livrou de Diguinho, e chutou cruzado para fora. Enquanto isso, no banco de reservas, o comportamento dos técnicos era diferente: Luxemburgo pulava e gritava. Muricy parecia desatento. Naquele momento, já estava decidido que seu futuro seria longe das Laranjeiras.

De volta ao campo de jogo, a posse de bola era muito disputada, e as duras entradas iam dando um “chega pra lá” nos raros lances de criatividade. O Fla, que levara perigo aos 14’, em cabeçada desferida por David Brás, voltou a assustar o adversário somente aos 42 minutos, em chute de fora da área defendido por Ricardo Berna. Logo depois, o goleiro tricolor voltou a fazer boa intervenção após chute de Negueba. Antes do final da primeira etapa, Berna ainda defendeu, sem esforço, uma cobrança de falta feita por Ronaldinho.

O Fluminense voltou mais disposto para o segundo tempo. Aos 6’, Emerson arriscou chute de fora da área para a defesa de Felipe. Os rubro-negros responderam também em um arremate de fora da área, desferido por Thiago Neves. A bola iria de encontro às redes, não fosse a belíssima defesa feita por Ricardo Berna, de mão trocada. No minuto seguinte, o goleiro tricolor poderia ter se machucado seriamente após dividida de bola com Ronaldinho Gaúcho. O dentuço foi imprudente e deu um carrinho perigoso, que, por muito pouco, não atingiu em cheio o goleiro adversário. O cartão amarelo que lhe tirou da próxima partida foi merecido.

O jogo continuava carecendo de lances criativos. Aos 25’, Gum cabeceou com perigo, mas a bola foi para fora. No minuto seguinte, o zagueiro teve a melhor chance de gol da partida, ao acertar, de dentro da área, um chute na trave esquerda de Felipe. Final de jogo: zero a zero.

Apesar do empate, o time que dormiu com a sensação de derrota foi o Fluminense, que agora não conta mais com o comando de Muricy Ramalho. O técnico tetracampeão brasileiro comunicou sua saída por meio de nota oficial logo após a partida. Nela, Muricy diz que o motivo de sua desistência foi a falta de estrutura do clube, o que, como todos sabem, é um fato. Porém, acreditar que foi somente isso que levou Muricy a abandonar o time é difícil. Principalmente porque não é de seu feitio abandonar o barco em momentos como esse.

BOTAFOGO:

O Botafogo jogou no sábado (12) contra o Americano, no Engenhão, e finalmente mostrou um futebol que satisfez a todos. O Alvinegro começou melhor na partida e logo no início, com Abreu e Somália, perdeu uma grande chance de abrir o placar. Aos 13 minutos, o juiz Leonardo Garcia marcou mais um pênalti inexistente no Campeonato Carioca. Este, porém, foi tão escandaloso que nem mesmo os jogadores botafoguenses acreditaram quando o apitador marcou o penal de Ayrton em cima de Abreu. Herrera bateu forte e, após seis jogos, voltou a balançar as redes.

Após o gol, o Botafogo já não tinha o ímpeto apresentado no início da peleja, mas continuava melhor. O segundo gol saiu naturalmente, fruto da superioridade alvinegra na partida. Após receber belíssimo lançamento de Somália, aos 27’, Abreu ficou cara a cara com o goleiro adversário e, com toda sua louca frieza, ampliou o placar. O Americano levou perigo à meta de Jéfferson no final do primeiro tempo, em cabeçada de Índio que tirou tinta da trave.

A segunda etapa continuou semelhante à primeira. Logo aos 5 minutos, o zagueiro João Felipe aproveitou cruzamento de Éverton para fazer o terceiro do Glorioso. Foi o primeiro gol do zagueiro com a camisa do Alvinegro. Aos 25’, Herrera aproveitou belo passe de Lucas para chutar de primeira e dar números finais à partida, 4 a 0.

VASCO:

O Cruzmaltino enfrentou ontem (13) o Madureira, no estádio Raulino de Oliveira, e, em tarde inspirada de Bernardo, venceu por 4 a 2. O Vasco começou bem, e logo no início do jogo balançou as redes. No entanto, o tento vascaíno, anotado por Elton, foi mal anulado pela arbitragem.

Após levar alguns sustos, o Vasco finalmente balançou as redes aos 40’. Após fazer boa tabela com Felipe, dentro da área, Bernardo desferiu chute cruzado: 1 a 0. Antes do final da primeira etapa, Rômulo quase ampliou o placar em um golaço, mas, após arrancada pelo meio de campo, o chute do volante raspou a trave adversária.

O segundo tempo foi mais aberto. Aos 18’, Rodrigo empatou para o Madureira. O Tricolor Suburbano quase virou na sequência, mas Fernando Prass apareceu bem para defender sua meta. Aos 22’, Bernardo, após receber novo passe de Felipe, voltou a colocar o Gigante da Colina na frente. O Madureira voltou a empatar aos 37 minutos, dando a impressão de que o jogo terminaria empatado, mas Bernardo voltou a aparecer como salvador da pátria e anotou seu terceiro gol. No apagar das luzes, Felipe Bastos, que acabara de entrar, fez o quarto tento vascaíno. Final de jogo, Vasco 4 x 2 Madureira.

*De volta para o passado:

O clássico da 3ª rodada da Taça Rio de 2010 foi entre Botafogo e Fluminense. A partida foi muito movimentada. Logo no início, Fred perdeu gol incrível. O Flu jogava melhor, mas quem abriu o placar foi o Botafogo, aos 35’, em pênalti convertido por Herrera. O empate tricolor veio em grande estilo. Aos 61’, após cruzamento, Fred acertou um belíssimo voleio e a bola estufou as redes de Jéfferson. Aos 83’, Mariano aproveitou a pane na zaga alvinegra após cruzamento e, de frente para o gol, só precisou empurrar a bola para o fundo das redes. Final: Fluminense 2 x 1 Botafogo.

Jogando em Volta Redonda, o Flamengo goleou o Resende por 4 a 0. Os gols foram anotados por Bruno Mezenga, Léo Moura, Vinícius Pacheco e Vágner Love.

O Vasco teve dificuldades para vencer o Boavista, em São Januário. A vitória veio somente em cobrança de pênalti, convertido por Carlos Alberto, aos 70 minutos.

Nenhum comentário: