sexta-feira, 11 de março de 2011

Taça Rio: Segunda rodada de vitórias para os quatro grandes

Darío Conca voltou a brilhar usando a camisa 11 do Fluminense na vitória sobre o América

FLUMINENSE:

Após um início de ano muito aquém do esperado, o Fluminense deu uma boa prévia de que vai melhorar no desenrolar da temporada. Coincidentemente, ou não, a boa atuação de Conca, que vinha jogando mal após passar por uma operação que lhe tirou da pré-temporada, ajudou muito o tricolor Carioca a construir o placar de 3 a 1 contra o América, na última quarta-feira (9).


O time Rubro começou melhor, e obrigou Ricardo Berna a fazer boas defesas. Diguinho, meio campista que, antes de ter uma rápida e frustrada passagem pelo Botafogo, ajudou os Diabos na conquista da segunda divisão do Campeonato Carioca, desferiu uma bomba que explodiu no travessão de Berna. Tudo levava a crer que seria mais um jogo difícil para o Flu. Mas não foi. O ímpeto americano diminuiu, e, a partir da metade da primeira etapa, o time de Muricy Ramalho passou a controlar a partida.

Aos 32 minutos, Rafael Moura, centro-avante “de área”, recebeu bola na ponta-direita, fez a proteção e cruzou na pequena área para a conclusão de Conca, que fez o seu primeiro gol após a cirurgia. Ao final do primeiro tempo, o Flu vencia o cotejo.

Logo no início da segunda etapa, o árbitro João Batista de Arruda viu pênalti inexistente de Leandro Euzébio em Michel. Era a chance perfeita para o Mequinha empatar o jogo e voltar a dificultar a vida do Flu. Porém, Diguinho bateu ridiculamente e Ricardo Berna, quase fora da pequena área, fez a defesa. O lance chegou a ser caricato.

Aos 8’, o ditado “Quem não faz, leva” se mostrou presente para o lado vermelho, e, após cruzamento de Conca e desvio de Araújo, Rafael Moura, de cabeça, anotou mais um tento para sua coleção. Aos 15 minutos, Muricy sacou Araújo para a entrada de Emerson. O Sheik deu passe para Conca retribuir a jogada de Rafael Moura. O argentino invadiu a área e rolou a bola para o He-Man completar, aos 28’. O América descontou aos 36’, com Bruno Reis, mas a vitória do Flu já estava sacramentada. O Tricolor Carioca lidera o Grupo B, ao lado do Botafogo, com seis pontos ganhos.

VASCO:

Após a derrota sofrida ante o Macaé, na rodada passada da Taça Rio, a diretoria vascaína resolveu fazer uma promoção, chamando os torcedores para abraçar o time jogo contra o Duque de Caxias, também na quarta-feira (9), em São Januário. A iniciativa deu certo, o Vasco venceu por 4 a 2, mas o Gigante da Colina chegou a complicar o que era, até determinado momento, uma vitória tranquila.

Empurrado por cerca de dez mil torcedores, o Vasco começou a partida a mil por hora. O primeiro gol não demorou a sair. Aos 9 minutos, Felipe aproveitou sobra de bola dentro da área e acertou chute, com a perna direita, que abriu o placar. O time de Ricardo Gomes seguia muito superior e ampliou aos 36 minutos, com Anderson Martins, de cabeça. Antes do final da primeira etapa, Bernardo cobrou pênalti sofrido por ele mesmo e aumento mais ainda a vantagem cruzmaltina.



O segundo tempo, porém, não foi dos melhores para o Vasco. Aos 5 minutos, Somália, ex-Fluminense, diminuiu para o time de Caxias. Aos 23’, após a expulsão de Anderson Martins, o Cruzmaltino passou a jogar com menos um. Com a vantagem numérica em campo, o time da Baixada fez o segundo gol aos 28’, deixando os vascaínos preocupados.

A vitória, e alívio, veio em gol de Dedé, em cobrança de falta. Placar final: 4 a 2. O resultado ainda não coloca o Gigante da Colina na zona de classificação para as finais do segundo turno. O time é o terceiro colocado do Grupo A, com 3 pontos ganhos.

FLAMENGO:

O Flamengo enfrentou ontem (10) o Bangu no estádio Cláudio Moacyr, em Macaé, e começou pressionando o alvirrubro. Abusando das jogadas pelo lado direito, com Léo Moura, a equipe de Vanderlei Luxemburgo fez uma verdadeira Blitzkrieg nos primeiros minutos. Thiago Neves quase marcou um belíssimo gol de cobertura, aproveitando rebote na entrada da área. Ronaldinho e Léo Moura também tiveram chances de marcar.

O gol rubro-negro não saiu, e o Bangu passou a assustar. Felipe se mostrou presente sob as traves para fazer belíssima defesa em chute de Pipico. Na sequência, o camisa 1 da Gávea salvou novamente a meta. O gol do Fla começou a ser construído por Léo Moura, que tinha liberdade incrível para se movimentar no ataque. O camisa 2 caiu na área e o árbitro Djalma Beltrami premiou a queda marcando um pênalti inexistente. Ronaldinho bateu e, aos 24’, abriu o placar para o Flamengo.

Na jogada seguinte, aos 25’, Djalma Beltrami mostrou mais uma vez sua incompetência ao marcar outro pênalti inexistente, desta vez a favor do Bangu. Pipico bateu bem e igualou o marcador. O gol abalou momentaneamente o Rubro-Negro, que chegou a cair de rendimento. A última chance da primeira etapa veio nos pés de Renato, mas o novo coringa da Gávea chutou mal e a bola foi para fora.

No intervalo, Luxemburgo sacou Léo Moura e Willians para as entradas de Fierro e Diego Maurício. Este último voltava a jogar após uma semana conturbada, na qual chegou duas vezes atrasado em treinos e foi multado. Deslocado para a meia-esquerda, Ronaldinho apareceu melhor no segundo tempo e distribuiu ótimos passes para seus companheiros. Em um deles, deixou Thiago Neves na cara do gol. O camisa 7 acertou a trave.

Até os 30 minutos, quando Tiano chutou de longe, obrigando Felipe a fazer mais uma defesa, o jogo era equilibrado. A partir daquele momento só deu Flamengo. O Rubro-Negro teve diversas chances de marcar, mas o tento que manteve o 100% de aproveitamento do time da Gávea só veio aos 50 minutos, quando Diego Maurício aproveitou escanteio e, sozinho, cabeceou para o fundo das redes do goleiro Thiago Leal.

BOTAFOGO:

Jogando em Volta Redonda, na quarta-feira (9), o Botafogo voltou a apresentar um futebol fraco, mas suficiente para vencer o Nova Iguaçu. O Alvinegro levou sufoco durante grande parte do cotejo, mas, contando com uma falha do zagueiro Leonardo Luiz , contou com o gol de Éverton para vencer por 1 a 0.

Com Renato Cajá negociado com o Guangzhou Evergrande, da China, Éverton herdou a camisa 10 e ficou com a árdua tarefa de comandar sozinho a criação do meio campo botafoguense.

Como já era de se esperar, o jogo não fluiu de uma maneira satisfatória no meio campo, e o Botafogo teve de aproveitar os erros individuais do Orgulho da Baixada. Aos 10 minutos, Lucas cruzou na área do Nova Iguaçu, o zagueiro Leonardo Luiz afastou mal e Éverton chutou no canto esquerdo de Diogo, 1 a 0. Foi o primeiro gol do jogador com a camisa do Glorioso.

O Nova Iguaçu assustou bastante a equipe de Joel Santana, mas não teve a qualidade nem a sorte para vencer Jefferson e anotar um tento. Ao final da partida, mais uma vitória não merecida do Alvinegro, que segue invicto no segundo turno, ao lado do Fluminense no Grupo B.

*De volta para o passado:

Todos os grandes clubes do Rio venceram os jogos da segunda rodada da Taça Rio de 2010. No dia 3 de março, o Vasco venceu o Bangu por 2 a 0 no Engenhão. Os gols do Gigante da Colina foram marcados por Dodô, aos 56’, e Fernando Santos, no último minuto.

No mesmo dia, e pelo mesmo placar, o Flamengo venceu o Madureira. A partida, realizada no Maracanã, teve gols de Fernando, aos 15 minutos, e Vágner Love, aos 89’.

No dia 4 de março, no Engenhão, o Fluminense passou facilmente pelo Tigres do Brasil. Os gols de Fred, aos 22’, Everton, aos 40’, e Conca, aos 85’, garantiram a vitória tricolor por 3 a 0.

Jogando também em seu estádio, o Botafogo começou perdendo, mas, com dois gols de Herrera, aos 38’ e 52’, virou a partida e venceu o Duque de Caxias por 2 a 1. O gol da equipe de Caxias foi marcado por Marcelo, aos 10 minutos.

Nenhum comentário: