sábado, 12 de março de 2011

Pré-jogo: Flamengo x Fluminense


Flamengo e Fluminense se enfrentaram pela primeira vez em 1912, no estádio das Laranjeiras

Domingo é dia de Fla-Flu no Engenhão. O jogo, que reúne os dois últimos campeões brasileiros, coloca de um lado o Flamengo de Ronaldinho Gaúcho, badalado campeão do primeiro turno/ Taça GB, e do outro o Fluminense de Darío Conca, que busca a evolução na temporada para fazer valer todo o favoritismo que nele é depositado nas competições que disputa. Ao todo, foram 373 jogos entre as equipes, com 131 vitórias rubro-negras, 119 vitórias tricolores e 122 empates.

O início da história do clássico começou no dia 21 de setembro de 1911, quando nove insatisfeitos jogadores do Flu resolveram deixar o clube após a barracão do centroavante Alberto Borgeth. Borgeth sugeriu aos companheiros o ingresso no Flamengo, clube fundado em 1895 e que se dedicava exclusivamente ao remo. O clube, porém, barrou a idéia.

Foi somente no dia 24 de dezembro do mesmo ano que o Flamengo resolveu aceitar os “rebeldes” do Fluminense, criando o Departamento de Esportes Terrestres, sob chefia de Borgeth. O primeiro clássico entre as equipes aconteceu no Campeonato Carioca de 1912.

No dia 7 de julho, no estádio das Laranjeiras, tricolores e rubro-negros ficaram frente a frente pela primeira vez. O Fla já era favorito, pois contava com a maioria dos jogadores que, um ano antes, defendiam o time titular do rival. Porém, na base da superação, o Tricolor Carioca venceu por 3 a 2. O primeiro gol do jogo, e da história do clássico, foi anotado por Edward Calvert. Arnaldo empatou logo em seguida para o Fla.

Aos 17 minutos do segundo tempo, Baena, goleiro do Flamengo, aceitou a cobrança de falta de James Calvert: 2 a 1. O heróico empate rubro-negro veio a dois minutos do fim do cotejo, com Píndaro, mas a vitória estava destinada ao Tricolor Carioca, que, no último lance, virou o jogo em bomba desferida por Bartholomeu, após bela jogada de James Calvert. Final: Fluminense 3 x 2 Flamengo.

Ainda naquele ano, o Fla mostrou sua força no segundo confronto entre as equipes e venceu, no dia 27 de outubro, por 4 a 0. Baiano anotou três tentos, Miguel completou a goleada.

Nenhum comentário: