sábado, 26 de março de 2011

Se estivesse vivo, Romeu Pellicciari completaria 100 anos

Romeu nos tempos de Fluminense

No dia 26 de março de 1911, há exatos 100 anos, nascia em Jundiaí, interior de São Paulo, um dos maiores futebolistas da década de 1930: Romeu Pellicciari. Romeu iniciou sua carreira como boleiro no antigo Palestra Itália, em 1930. Inteligente, criativo e habilidoso, brilhou com a camisa do clube paulistano, conquistando o tricampeonato estadual de 1932-33-34 e o Rio-São Paulo de 1933, mesmo ano em que entrou para a história por ter marcado quatro tentos na vitória por 8 a 0 do Palestra sobre o Corinthians, maior goleada da história contra o rival. Até hoje, ninguém marcou mais vezes em um único jogo entre as duas equipes.

Em 1935, transferiu-se para o Fluminense e fez história. Após uma primeira temporada decepcionante, conquistou o Campeonato Carioca de 1936 fazendo dupla de ataque com Hércules. Nos dois anos seguintes, com a chegada de Elba de Pádua Lima, o Tim, para formar o trio de ataque, garantiu mais um tricampeonato estadual em seu currículo.

Em 1938, foi peça importante da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da França, na qual o Brasil chegou em terceiro lugar, melhor colocação do país até então. Em terras francesas, Romeu marcou três gols em quatro jogos . O ótimo desempenho nos gramados europeus fez surgir inúmeras propostas de times estrangeiros, principalmente da Itália (campeã mundial em 1938), porém, o atacante gordinho recusou a todas elas e continuou a defender a camisa do time das Laranjeiras.

Em 1940 e 1941, foi bicampeão carioca pelo Flu e no ano seguinte retornou ao Parque Antártica onde, defendendo o recém batizado Palmeiras, que mudara de nome neste mesmo ano, conquistou pelo terceiro ano consecutivo um título estadual, desta vez, o Paulista. Foi seu último título como jogador. Encerrou sua carreira no modesto – e hoje extinto- Comercial-SP. Após pendurar as chuteiras, abriu, em São Paulo, um restaurante de comida italiana e pôde ficar despreocupado com seu peso, que tanto lhe atormentava na época de jogador. Romeu faleceu no dia 15 de julho de 1971.

Nenhum comentário: