quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Saiba um pouco mais sobre o time que originou o Corinthians



Um blog que fala sobre futebol não pode deixar uma data como o centenário do Corinthians passar em branco. Muitas reportagens já foram feitas, e vão passar exaustivamente na TV. Como as informações sobre o clube paulista estarão muito acessíveis, vou falar sobre o clube londrino que deu origem ao Timão: o Corinthian Football Club.

O clube, foi fundado em 1882, pelo então sub-secretário da FA ( entidade que controla o futebol na Inglaterra, e que formulou oficialmente as regras do jogo) N.Lance Jackson. O intuito do clube era desenvolver o futebol britânico. Nos primeiros anos seguintes à sua fundação, foi um dos times mais poderosos da liga amadora do reino unido, e recusou-se a adotar o profissionalismo, postura que mantém até os dias de hoje (vale lembrar que a cidade de Corínto, na Grécia antiga, era famosa no seu incentivo ao esporte amador).

Por estar afiliado à Associação Amadora de Futebol da Inglaterra, o time foi proibido de disputar partidas contra clubes profissionais, então o clube passou a fazer excursões pelo mundo. O sucesso dessas excursões nós podemos ver até hoje. Dizem que o uniforme do Real Madrid, por exemplo, foi adotado pelo clube merengue em homenagem à equipe amadora de Londres.

Mas o grande legado que o Corinthian FC deixou foi aqui no Brasil. O Sport Club Corinthians Paulista, que hoje complete 100 anos de existência.
Mais tarde, mais precisamente em 1939, o clube passou a se chamar Corinthian-Casuals Football Club, devido a uma fusão com outro clube amador, o “The Casuals”. Este “novo” time passou a usar uniformes marrom e rosa, ou como eles mesmo dizem “chocolate and pink”, e foi a equipe que enfrentou o Timão em 1988, e perdeu por 1 a 0.


Este é o Corinthians Casuals em 2008, quando jogou contra o AFC Winbledon em Wembley

2 comentários:

Rodrigo Pereira disse...

Kaô bravo esse hein...

Pedro Sciarotta disse...

Não fazia nem idéia que esse clube existia