segunda-feira, 13 de setembro de 2010

BR-2010: Botafogo vence e cola nos líderes



No sábado:

O Fluminense foi para Goiânia jogar contra o Atlético-GO no Serra Dourada. Três pontos garantidos para o líder certo?

Mas a sorte não estava se vestindo em três cores. Tampouco a competência. O time carioca jogou melhor, criou mais chances, e marcou primeiro. Washington, o artilheiro tricolor, só empurrou para as redes uma bola que ele viu sobrando de uma jogada de Conca. Se o argentino passar a cobrar por cada bola que Washington somente empurra para os gols em jogadas suas, ficará rico, e nem vai precisar fazer pressão na Unimed para ter seu salário aumentado. Fluminense 1 a 0. O rubro-negro goiano conseguiu marcar um gol ainda no primeiro tempo. William recebeu ótimo passe de Elias e chutou rasteiro contra a meta de Fernando Henrique. No segundo tempo, apesar do cansaço de ambos os times, era o Fluminense que ainda mandava no jogo. Mas a quantidade de gols perdidos pelo tricolor pesou, e ao apagar das luzes, Juninho fez o gol da vitória do Dragão, 2 a 1.

Em Volta Redonda, o Flamengo novamente decepcionou sua torcida. O rubro-negro, na falta do Maracanã, levou o jogo contra o Vitória para o estádio Raulino de Oliveira. O jogo foi bastante fraco até os 20 do segundo tempo. Aos 25, Júnior abriu o placar para o rubro-negro baiano, causando espanto e irritação para flamenguistas. Quando Kléberson, que entrou no lugar de Ronaldo Angelim, empatou o jogo, parecia que a partida ficaria no 1 a 1. Eis que Schwenk, aos 38 minutos, fez para o Vitória, o que pareceu ser o gol... da vitória, um golaço, que faria a crise do rubro-negro carioca só aumentar. Mas um minuto depois, novamente ele, Kléberson balançou as redes, empatando e salvando o Flamengo da derrota.

No domingo:

O Vasco foi ao Pacaembú enfrentar o Palmeiras. Era o confronto das duas equipes que mais empataram no campeonato. Adivinha qual foi o resultado? Zero a zero. PC Gusmão já engrena a maior sequência invicta da história dos pontos corridos. O comandante ainda não perdeu pelo campeonato, consequentemente não perdeu desde que assumiu o cruzmaltino, no intervalo para a Copa do Mundo. O trabalho de PC agora é arriscar na buscar da vitória. De empate em empate, o Vasco vai, aos poucos ficando mais distante do grupo que se classifica para a Libertadores. Uma boa surpresa deste time, além do zagueiro Dedé, é o volante Felipe Bastos, que veio do Benfica, mas que conhece o Rio de Janeiro muito bem, já que foi revelado nas categorias de base do Botafogo, que recebeu o São Paulo no Engenhão.

Jogo dificílimo para o alvinegro. O tricolor tinha ganhado, com atuação convincente, o Flamengo na rodada anterior. Para completar, o Botafogo viu no início da partida vários jogadores de seu time sendo contundidos. Herrera foi vetado para o jogo ainda nos vestiários, Marcelo Cordeiro se machucou aos oito do primeiro tempo. Marcelo Matos também saiu pelo mesmo motivo, aos 37. A alternativa de Joel Santana foi usar seu banco de reservas mais cedo do que o esperado. O técnico botafoguense colocou Caio e Edno na equipe. Primeiramente, se olhássemos para a disposição tática do time naquela situação, a tarde não parecia ser boa para o glorioso. Mas o Botafogo se superou, e jogou bem. Teve mais chances do que o São Paulo. No segundo tempo, após perder já algumas oportunidades, Caio fez boa jogada, mas finalizou em cima de Rogério Ceni, que deu rebote. Loco Abreu, no reflexo, bateu com a perna direita para marcar o primeiro do jogo, o segundo do camisa 13 no campeonato. E, exatamente 13 minutos depois, aos 35, em jogada de contra ataque, Edno entrou pelo canto esquerdo da área, e acertou um forte chute cruzado, que balançou as redes de Rogério Ceni, dando tranqüilidade a vitória do Botafogo, que continua na terceira posição, mas agora está somente a 1 ponto do Corinthians e quatro do Fluminense. Vice e Líder, respectivamente. A única nota ruim para o time da estrela solitária foram os jogadores machucados, que agora se juntam à Somália e Jóbson no departamento médico.

*De volta para o passado:

Na 21ª rodada do BR-2009, o Botafogo foi ao Pacaembú enfrentar o Corinthians. E o que se viu foi um jogão, que contou com polêmicas e belos gols, o resultado final foi 3 a 3. Os gols foram de: Dentinho ( Corinthians), Reinaldo (Botafogo), Marcinho (Cor), André Lima (Bot), novamente Dentinho, e Lúcio Flávio (Bot) em bela cobrança de falta. O alvinegro estava na 18ª colocação.

O Fluminense empatou com o então Grêmio Barueri (hoje Prudente) em pleno Maracanã, e sob vaias, continuou na lanterna do campeonato.

No estádio da Ressacada, o Avaí sacudiu o Flamengo, e ganhou por 3 a 0. Resultado que levava o time catarinense ao G-4. O Flamengo estava em 13º no campeonato. Os gols foram de: Luis Ricardo, Léo Gago e Fabinho Capixaba.

Pela série-B, o Vasco foi surpreendido pelo Ceará em pleno Maracanã, e perdeu por 2 a 0, resultado que acabava com a invencibilidade do time em casa. Os gols foram de: Wellington Amorim e Mota.

Um comentário:

Rodrigo Pereira disse...

Até agora não estão colocando fé no Botafogo. Eu sempre tive um pé atrás com esse time também (até como falaram hj no bate-bola, ele é formado com muitos jogadores dispensados de outros times), mas agora não tem como. Sem Somália e Jobson dominaram 1 adversário em ascensão e de bom nível como o São Paulo. Realmente vamos ver se consegue seguir na disputa pela libertadores e pelo título. Um time que sempre falei que ia chegar forte era o Cruzeiro, se tivesse o mineirão seria junto com o Fluminense meu palpite de campeão deste ano.
Crise do Fluminense não deve durar muito tempo, daqui a pouco volta ao ritmo de vitórias.
Vasco é a mesma coisa de sempre, desfalques, desfalques e desfalques.
E o Flamengo também a mesma coisa, falta de ataque. Destaque pro Val Baiano e a bola na trave hahahahahaah