sexta-feira, 24 de setembro de 2010

BR-2010: A ressurreição tricolor



Quarta-feira de clássico no Engenhão, Botafogo e Vasco se enfrentaram em uma partida de reviravoltas e fortes divididas. No início da partida, o Vasco quase marcou, mas o chute do ineficiente Rafael Coelho passou raspando a trave de Jéfferson, que novamente foi convocado para defender a seleção brasileira. Logo depois o cruzmaltino abriu o placar, em chute de Ramón, que desviou em Danny Morais e enganou o goleiro alvinegro. O Vasco ameaçava ampliar o placar em bons contra-ataques puxados por Éder Luis, enquanto o Botafogo se lançava ao ataque com Maicosuel. Quando o Glorioso começava crescer no jogo, Maicosuel, que perdera incrível chance na pequena área, driblou Dedé e ficou de frente para Fernando Prass, mas na hora da finalização o meia sentiu o joelho e caiu, o meia vai ficar de fora de 6 a 8 meses, uma perda enorme para o Botafogo, que vem sofrendo com seguidas contusões de seus atletas. Aproveitando a situação, Éder Luis, soberano no primeiro tempo, puxou um contra ataque mortal e arrematou de fora da área no canto de Jéfferson, um golaço, o segundo de fora da área que o Botafogo toma consecutivamente, mostrando o quanto a zaga está desprotegida, e sentindo a falta de Marcelo Matos.

O segundo tempo foi espelho do primeiro, mas dessa vez o Vasco perdia muitas oportunidades de matar o jogo. Herrera, que entrara no lugar de Maicosuel, aproveitou a primeira grande falha do Vasco, na saída equivocada de Fernando Prass, e de cabeça fez um lindo gol. Logo depois, o intempestivo atacante foi expulso, e complicou ainda mais as coisas para o alvinegro. Sentindo o bom momento, PC Gusmão lançou Carlos Alberto e Felipe, e apesar do empenho do Botafogo, o Gigante da Colina cozinhava o jogo, e parecia esperar somente pelo fim do jogo. O Botafogo voltara a ser aquele do campeonato estadual. Limitado, e apostando tudo na jogada aérea. E, assim como no início do ano, a proposta de jogo deu certo. Muito mais pelo Vacilo de Titi, que no último minuto colocou a mão na bola cruzada para Abreu, cometendo o pênalti. O uruguaio bateu, e com categoria, a redonda balançou as redes no lado esquerdo de Fernando Prass, quinto gol consecutivo do atacante, que comemorou muito. Empate com gosto de vitória para o Botafogo, para o Vasco, mais um empate, o 12º.

O placar em 2 a 2 se repetiu também no Olímpico, onde o Flamengo enfrentou o Grêmio. Jogando cada vez melhor, o rubro-negro fez uma partida equilibrada com o tricolor gaúcho, que vinha embalado no brasileirão. Quem saiu na frente foi o Grêmio, logo no início, gol de Douglas. Aproveitando sempre o lado esquerdo do Grêmio, Léo Moura foi uma figura importantíssima para o Flamengo, e ganhou todas as jogadas em cima de Fábio Santos. Foi dos pés do lateral que saiu o cruzamento que culminou no gol de Kléberson, aos 33 minutos. Aos nove do segundo tempo, aproveitando mais uma falha da defesa rubro-negra, Jonas, artilheiro gremista, desviou de leve a bola que já havia sido desviada por André Lima, Marcelo lomba não teve chance de defesa. Perdendo por 2 a 1, o Flamengo atacava o time gaúcho, fazia tudo quase certo, mas esbarrava no goleiro da seleção, Victor. Mas Petkovic, matando errado a bola, e acabou matando Victor, e ficou de cara para o gol. O sérvio não só teve que empurrar a bola para as redes para empatar o jogo aos 41 do segundo tempo. O Flamengo lentamente demonstra sua evolução.

O Fluminense, que vinha de um período sem vitorias reencontrou os três pontos de forma acachapante, goleou o incrivelmente fraco Atlético Mineiro, no jogo que culminou na demissão de Vanderlei Luxemburgo. O tricolor começou melhor, e abriu logo o placar com Leandro Euzébio, zagueiro artilheiro do time, aliás, o sistema defensivo foi o grande destaque do time. O Atlético não estava entregue ainda, e Daniel Carvalho, de falta, empatou o jogo, que manteve um certo equilíbrio até os 35 minutos, quando os flancos do time das laranjeiras mostrou efetivamente sua força, e deu início ao show tricolor no Engenhão. Carlinhos desempatou, Gum contabilizou o segundo gol de zagueiro da noite. Carlinhos fez o seu segundo, e Marquinhos fechou o caixão nos minutos finais. O Fluminense que começara a rodada na terceira posição, passou o Cruzeiro e volta a ameaçar a liderança do Corinthians.

* De volta para o passado:

Pela 24ª rodada do BR-2009, o Flamengo recebeu o frágil time do Sport no Maracanã e venceu por 3 a 0, poderia ter feito muito mais se o goleiro Magrão não fizesse boas defesas. Com a vitória, o rubro-negro já via o então G-4 como uma realidade. Os gols do time da Gávea foram marcados por Adriano (aos 2 min.), Zé Roberto, e Adriano de novo, no finalzinho do jogo.

No dia seguinte, Botafogo e Fluminense fizeram o clássico dos desesperados, com os dois times na zona de rebaixamento, e o resultado não foi bom para nenhum dos dois, e o jogo foi difícil de ser ver, 0 a 0. Se o jogo teve algum “gol”, este foi do goleiro Jéfferson, que no final do jogo fez uma linda defesa após chute do tricolor Kieza.

O Vasco foi até o ABC paulista para enfrentar o São Caetano, no Anacleto Campanella, e ganhou mais um jogo pela Série B, 1 a 0, gol de Elton, aos 38 do segundo tempo.

Nenhum comentário: