domingo, 19 de setembro de 2010

BR-2010: Nenhum carioca vence pela 23ª rodada



Um jogaço entre Botafogo e Cruzeiro, sábado no Engenhão. O Botafogo começou melhor, e logo aos 6 minutos, Alessandro abriu o placar para o Glorioso com um belo gol. Após o tento, o Botafogo jogou muito recuado, dando espaço para a reação cruzeirense. Minuto após minuto, Montillo foi dominando o meio campo. O time mineiro chegou a ter um gol anulado, fora isso não teve grandes oportunidades no primeiro tempo. A segunda etapa começou como tinha acabado a primeira. Aos 11 minutos, Caio, que entrara nos primeiros 45 minutos para substituir o zagueiro Danny Morais, e atuou na ala direita, fez pênalti em Diego Renan. Montillo bateu, e empatou o jogo. Joel lançou Edno e Herrera no time, mas foi Montillo, em uma de suas muitas belas jogadas, quem virou a partida, um golaço. A derrota era um péssimo resultado para o time de General Severiano. Por estar atrás do resultado, o alvinegro precisava sair mais para o jogo, e fazendo isso melhorou em campo. Maicosuel sofreu pênalti que Loco Abreu bateu no canto direito de Fábio. Foi o quarto gol seguido do uruguaio no brasileirão, 2 a 2. O Botafogo ocupa agora a 5ª colocação.

O Vasco foi até Porto Alegre para enfrentar o Internacional, o campeão da América. No primeiro tempo, o cruzmaltino dominou o Inter. Renan, o goleiro colorado, foi obrigado a fazer grandes defesas. Destaque para a bomba que o goleiro espalmou para escanteio em falta batida por Nilton. Posteriormente, em uma jogada com o zagueiro Dedé, do Vasco, o camisa 1 do Inter se machucou e foi substituído por Pato Abbondanzzieri. O Vasco continuou melhor, mas não conseguiu abrir o placar. Aos 27, Rafael Coelho perdeu um gol embaixo da trave, e o ditado mais temido do futebol, “quem não faz, leva”, já assombrava os vascaínos. Mal começou o segundo tempo, e o Inter fez o que o Vasco não conseguiu. Edu, de cabeça, abriu o placar aos dois minutos. O gol fez com que o Inter jogasse muito melhor do que fez no primeiro tempo, e parou com a pressão do Vasco, que ainda perdeu algumas oportunidades. É o fim da invencibilidade de PC Gusmão no campeonato, logo na partida que ele mais arriscou a vitória.

No Engenhão, o primeiro fla-flu no estádio do Botafogo foi um jogo emocionante e com muitas falhas de defesa. A primeira delas aconteceu logo aos oito minutos. Leandro Euzébio aproveitou a pane da zaga rubro-negra após escanteio, e só empurrou a redonda para as redes de Marcelo Lomba, abrindo o placar para o Fluminense. Aos 22 minutos, Kléberson aproveitou o vacilo de Gum, e tocou a bola para Deivid, que abençoado pelo padre Benedito, marcou o gol de empate para o Flamengo, o seu primeiro usando a camisa do clube carioca. Aos 39, o fla virou, novamente com um David, mas não o atacante (Deivid), e sim o zagueiro. Renato cobrou um escanteio horroroso, mas dessa vez foi o Fluminense que sofreu com a pane de sua defesa, e a bola sobrou para David empurrar, de carrinho, para as redes. Na segunda etapa, Rodriguinho, destaque do Santo André no início do ano, mostrou seu valor, e aos 18 empatou novamente o jogo no Engenhão, mas a alegria da torcida pó de arroz duraria pouco. Renato, voltou a acertar o pé nas faltas, e com uma bomba fez um golaço, o primeiro de sua volta ao time da Gávea, que vencia por 3 a 2 até os 39 da etapa derradeira, quando, novamente Rodriguinho marcou para o tricolor, igualando de vez o clássico, 3 a 3. O Corinthians é o novo líder do brasileirão.


*De volta para o passado:

Na 23ª rodada do BR-2009, o Botafogo foi para recife, onde perdeu para o Sport por 2 a 1, na Ilha do retiro. Os dois times estavam na zona da degola, e com a derrota o Botafogo completava oito rodadas sem vitória. Gols de: Fabiano e Wilson (Sport) e Juninho (Botafogo), de falta.

Pela Série-B, o Vasco recebeu e ganhou do Paraná por 2 a 1, em São Januário. Gols de: Elson e Robinho (Vasco) e Welington Silva (Paraná). Phillippe Coutinho deu o passe para o gol de Robinho (que não é o das pedaladas), mas foi expulso, passando de herói a vilão na partida que terminou bem para o cruzmaltino.

O Flamengo foi para Curitiba enfrentar outro rubro-negro, o Atlético, na Arena da Baixada. O jogo foi marcado pelo baixo nível técnico, e ficou no zero a zero.

No Maracanã, o desesperado Fluminense empatou com o Náutico. Conca marcou primeiro para o tricolor, mas aos 40 do segundo tempo, Carlinhos Bala fez o gol que deixava o flu ainda na lanterna do campeonato.

2 comentários:

Rodrigo Pereira disse...

Fla x Flu foi um belo jogo, mas foi principalmente marcado por falhas das defesas (que foi uma surpresa, pois ambas as defesas são consideradas boas). Um destaque negativo para mim foi a atuação de Williams, muito abaixo do seu potencial.
Jogo do Vasco sem comentários, desisti de qualquer coisa no campeonato depois de empatar com Atl. Mineiro e Avaí em casa. Se for para a sul-americana já será uma grande conquista para este time cara-de-pau.
Botafogo empatou em casa contra o Cruzeiro, não é nenhum desastre, mas se ganhasse daria uma moral gigante para este time. Perdeu a chance de se colocar de vez como um dos favoritos à Libertadores ou ao título.

Tauan Ambrosio disse...

As defesas foram hrrendas no fla-flu. Valeu pela emoção. O Vasco não deve correr riscos no campeonato, mas não é aquilo tudo que o torcedor pensou após a sequenca de vitórias pós-copa. O Botafogo tem uma fase muito difícil agora, mas na reta final do campeonato pode ter uma grande arrancada, assim como o Flamengo, caso seus atacantes melhorares o pé. Deivid já desencantou.