terça-feira, 7 de setembro de 2010

Vasco vence e encosta na briga pela vaga na Libertadores



Na última rodada somente o Botafogo havia conquistado os três pontos dentre os times cariocas. O Vasco não tinha jogado a partida que seria contra o Corinthians, que foi adiada para a segunda semana de outubro. Pois então, nesta rodada que marcou o fim do primeiro turno (ainda com jogos atrasados), o gigante da colina mostrou sua força fora de casa e venceu o Ceará por 2 a 0 no Castelão.

Logo no início do jogo, após bela troca de passes, Zé Roberto só precisou empurrar para o gol a bola adocicada dada por Éder Luís, para abrir o placar. O jogo seguiu com lances mornos de ataque, e forte marcação, especialmente em Carlos Alberto, que saiu machucado. Aos 37 da etapa complementar, Felipe Bastos pegou de primeira o rebote da falta que ele mesmo bateu, e aumentou a vantagem para os vascaínos, que seguem invíctos sob comando de PC Gusmão, agora na 8ª posição.

Na outra partida de sábado, realizada no Engenhão, o Botafogo vacilou, e deixou o Grêmio empatar um jogo que já parecia estar ganho. Com um início avassalador, o alvinegro, em sete minutos conseguiu fazer dois gols. O primeiro com Antônio Carlos, que cabeceou uma bola cruzada por Maicosuel no canto direito do goleiro Victor. O segundo foi de Herrera, que tocou com categoria para o gol tricolor. Controlando o jogo, o time carioca desandou a desperdiçar chances de gol, e a bola não perdoou. Antes dos dez minutos, Jonas já havia diminuído para o time porto-alegrense, e aos 40 do segundo tempo, o camisa 7 marcou o seu segundo gol no jogo, o gol de empate. O glorioso só continua no agora G-6, de classificação da Libertadores, devido aos resultados favoráveis desta rodada, mas tem que abrir o olho. Os próximos jogos serão dificílimos para o alvinegro, que se não se esforçar muito, vai sair desse G-6.

Outro time que dominou amplamente mas empatou foi o Flamengo, que recebeu o Santos no Maracanã (que agora fecha para obras). O rubro negro chegou inúmeras vezes na área santista e não conseguiu traduzir sua superioridade em gols, um problema crônico deste time. Mas desta vez, os flamenguistas tem motivos para esperanças futuras. A movimentação do ataque melhorou bastante, e Renato Abreu parece que está voltando à velha forma. O jogador deixou Juan na cara do gol no primeiro tempo, e quase fez o seu de falta. O time da Gávea está na 14ª posição, a última que garante vaga na próxima Copa Sul Americana. O jogo ficou no 0 a 0.

O líder, Fluminense, foi até campinas para enfrentar o Guarani. O tricolor, por ser líder, ter o melhor retrospecto como visitante, e um elenco cheio de estrelas, naturalmente era o favorito. Mas essa não foi a história do jogo, e o clube das Laranjeiras perdeu, de virada, por 2 a 1 para o Bugre. É o terceiro jogo sem vitória do tricolor. O primeiro tento foi marcado por Emerson, aumentando seu impressionante retrospecto como goleador do Flu. A triste notícia para o torcedor foi a contusão do atacante, que dificilmente enfrenta o Ceará pela próxima rodada. O gol de empate veio numa falta cobrada por Baiano, aos 33 minutos. O fraco Fernando Henrique só viu a bola balançando as redes. Aos 38 do segundo tempo o zagueiro Fabão, também de falta fez o gol da vitória do Bugre, que também venceu por 2 a 1 o Flamengo.

*De volta para o passado:

Na 19ª rodada de 2009, o Botafogo foi até o Parque Antártica, onde empatou com o Palmeiras por 1 a 1. A partida marcava a estréia de Estevam Soares como técnico do glorioso, que só escaparia do rebaixamento na última rodada. Os gols foram de: André Lima (Botafogo) e Danilo (Palmeiras). O alvinegro estava na 15ª colocação.

O Flamengo foi para Porto Alegre, onde jogou contra o Grêmio. E o resultado foi trágico para o time que seria campeão posteriormente. 4 a 1 para o tricolor Gaúcho, numa partida onde ironicamente o melhor em campo foi Victor, o goleiro tricolor. Os gols foram de: Perea ( Grêmio), Everton (Flamengo), Réver, e dois de Jonas (Grêmio). Nesta altura do campeonato o Flamengo ainda estava somente na 10ª posição.

O Fluminense, que fazia péssima campanha, perdeu em casa para o Coritiba por 3 a 1. No final do campeonato o Flu venceria o Coxa em Curitiba na partida que sacramentou a salvação tricolor, e o descenso do time paranaense, que teve como consequência uma cena de barbárie por parte dos torcedores Coxas- Brancas que ficará na história do futebol brasileiro. Os gols foram de: Pedro Ken, Marcelinho Paraíba (Coritiba), Kieza ( Flu), e Marcos Aurélio. O flu era o vice-lanterna.

Pela série B o Vasco goleava o Ipatinga PR 4 a 0, gols de: Alex Teixeira, Carlos Alberto, Elton e, de novo, Alex Teixeira.

Nenhum comentário: