sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Brilha a estrela solitária: só o Botafogo vence entre os cariocas



O post de hoje será completado apenas no dia 13 de outubro. Isso porque o jogo entre Vasco e Corinthians foi adiado devido às comemorações do centenário do clube. A CBF deu uma colher de chá que não foi dada aos outros grandes clubes em seus anos centenários, seria isso prova da amizade entre Teixeira e Andrés Sanches, que dentre outras coisas rendeu a confirmação do estádio do timão para a Copa de 2014, como sede de São Paulo? A resposta é muito óbvia.

Nas quatro linhas, somente o Botafogo venceu entre os cariocas. Com mais uma ótima atuação do goleiro Jefferson, que fez três defesas importantíssimas, o alvinegro segurou o ímpeto do Prudente no primeiro tempo, e Maicosuel que não fazia uma boa partida (assim como o time todo) marcou aos 30 da etapa complementar o gol que deu os três pontos que levaram o time à quarta colocação. A assistência foi de Renato Cajá, que entrou no Lugar de Loco Abreu, que fez birra ao ser substituído. O uruguaio não achou a opção de Joel Santana a mais sensata. A verdade é que Abreu agora é um reserva de luxo. O time mudou o seu estilo de jogar. Agora não joga para ele, como acontecia no Campeonato Carioca. Uma das principais características deste “novo Botafogo” de Joel é a velocidade, e a prova disso foi exatamente o gol marcado por Maicosuel, no Prudentão. Abreu é um jogador para ser usado estrategicamente, em circunstâncias de jogo. Cabe ao camisa 13 entender essa situação, ou voltar a provar o seu valor nos treinamentos, e, posteriormente nos jogos.

O Fluminense jogou no Maracanã pela última vez no campeonato. E empatou mais uma vez diante da sua torcida. O time carioca recebeu o Palmeiras, no jogo que marcou o encontro de Muricy com o time paulistano, e de Scolari com Deco. O tricolor foi melhor no jogo, e apesar das raras chances de gol, abriu o placar logo aos 15 minutos do primeiro tempo, com Emerson. Foi o sexto gol do Sheik em sete jogos pelo flu, um retrospecto impressionante. Mas quando tudo encaminhava para terminar bem, Ewerton, aos 48 da segunda etapa, estufou as redes de Fernando Henrique, dando ao Palmeiras um empate com sabor de vitória. O Maracanã, apesar de toda luta do time de laranjeiras, que não quer que o estádio seja fechado, não tem sido nada fundamental para a campanha da equipe de Muricy Ramalho, que tem neste campeonato um aproveitamento melhor como visitante.

No Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia outro reencontro aconteceu no jogo entre Cruzeiro e Flamengo. O time carioca jogava novamente contra Montillo, carrasco de sua eliminação na Libertadores. Sendo amplamente dominado pelo time mineiro, o Flamengo perdeu por 1 a 0, gol marcado por Robert aos nove do primeiro tempo. E poderia ter sido muito pior. Isso porque o Cruzeiro desandou a perder gols, oportunidades claríssimas. Há quatro jogos sem vencer, o rubro-negro já começa a ver com mais temor o final da tabela.

*De volta para o passado: os resultados e as colocações dos cariocas no ano passado

Na 18ª rodada do brasileirão do ano passado, o Botafogo enfrentou o Atlético-PR no Engenhão, e perdeu por 1 a 0, gol de Patrick. A meta do alvinegro ainda era assombrada por Castillo, que foi substituído por lesão. Flávio (hoje no Cruzeiro) entrou no seu lugar para levar o gol. O time ocupava a 15ª posição.

O Flamengo venceu o Corinthians por 1 a 0. O gol foi feito por Adriano, que no mesmo jogo cansou de perder gols. O rubro-negro ocupava a oitava colocação.

O Fluminense agonizava na zona de rebaixamento, e empatou com o Vitória no Barradão. O jogo foi cheio de alternativas. O time baiano começou na frente, mas o Flu virou, mas no lance seguinte o rubro-negro empatou. A curiosidade é que, se em 2010, o Flu levou o empate aos 48 derradeiros, em 2009 o tricolor quase conquistou a vitória 48 do segundo tempo, mas esbarrou nas defesas do então goleiro do Vitória, Gléguer. O time era o penúltimo na tabela, 19ª colocação.

Nenhum comentário: