sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Botafogo e Fluminense vencem e seguem no pelotão da frente



O Fluminense voltou a ganhar, após três jogos sem vencer. A partida foi realizada no Engenhão, contra o Ceará, e o que se viu foi a volta de um futebol envolvente do tricolor carioca. O primeiro gol veio dos pés de Mariano. O lateral recebeu pela direita, cortou e jogou a redonda para dentro da área. A bola furou toda a defesa do time cearense e encontrou as redes. Ainda no primeiro tempo Washington fechou o caixão e sacramentou logo os três pontos ao time das Laranjeiras. Primeiro aos 22, contando com belo passe de Conca, e depois aos 30, aproveitando novamente jogada feita pelo argentino. No segundo tempo o Fluminense administrou o resultado, e o Ceará chegou perto do gol em algumas oportunidades, mas só balançou as redes aos 44 da etapa final, gol de honra marcado por Geraldo. O fracasso do alvinegro cearense custou o emprego do técnico Mário Sérgio. O Fluminense segue na ponta da tabela com 41 pontos, três de vantagem para o Corinthians que tem um jogo a menos.

No Morumbi, em mais uma péssima atuação, o Flamengo perdeu para o São Paulo. Em um jogo bastante movimentado e rápido, o tricolor paulista triunfou na partida entre os dois últimos campeões brasileiros. O primeiro gol saiu aos oito minutos. Marcelinho achou Marlos, que driblou Marcelo Lomba, e tocou firme para abrir o placar. O Flamengo seguia perdido em campo. Willians e Léo Moura tentavam as jogadas, mas eram sempre desarmados na intermediária. O técnico Silas então apostou na substituição de Corrêa por Vinícius Pacheco. Nem o mais otimista dos rubro-negros entendeu o que o técnico pretendia. O São Paulo quase chegou ao segundo gol com Fernandão, que acertou a trave em uma cabeçada. A jogada teria um final mais feliz para o atacante na próxima oportunidade. Aos 39, Diogo, tentou cavar pênalti, e como já tinha cartão amarelo, foi expulso. Um vacilo inadmissível para um jogador profissional. O castigo veio logo depois, quando Fernandão, novamente de cabeça, finalizou para o gol, mas dessa vez a bola não foi teimosa, e encontrou o fundo das redes. Só restou ao time paulista administrar o resultado durante o segundo tempo, o que fez muito bem, até com certa frieza. O placar final ficou em 2 a 0.

Ontem, quinta-feira (9), O Vasco recebeu o Atlético-MG em São Januário. O Gigante da Colina começou melhor o jogo, arriscando muitos chutes de fora da área, pois a aproximação do meio campo para o ataque não estava tão forte como nos jogos anteriores. O time sentia a falta de Zé Roberto e Carlos Alberto. Felizmente os cruzmaltinos estavam com o pé na forma, e Éder Luis, ex-jogador do time mineiro, acertou aos 37 minutos um belíssimo chute na meta de Fábio Costa. No segundo tempo o time carioca seguiu melhor no jogo, apesar das mudanças ofensivas feitas por Vanderlei Luxemburgo no Galo. Quando a torcida já contava com a vitória, Nilton derrubou Daniel Carvalho na área, pênalti. Ricardinho bateu mal, mas a bola acabou entrando, 1 a 1. Resultado ruim para as duas equipes. Resultado que mantém a invencibilidade de PC Gusmão, e a do Vasco (a maior série desde 1988).

Enquanto o Vasco jogava em São Januário, o Botafogo enfrentava o Santos no Pacaembú. Há 15 anos o alvinegro carioca conquistava neste mesmo estádio o Campeonato Brasileiro contra o próprio Santos. A equipe paulista começou melhor o jogo, obrigando Jefferson a mostrar seu valor, e que valor! O camisa 1 foi um gigante em baixo da meta alvinegra. Com 20 minutos decorridos, o Botafogo passou a ter mais a posse de bola, mas não traduzia isso em chances de gol. O primeiro tempo terminou 0 a 0. A segunda etapa foi parecida com a primeira, com Jefferson salvando o Botafogo no início, para só depois o time da estrela solitária equilibrar as forças com o Santos. Com o desenrolar do jogo, Joel fez as substituições. Colocou Caio no lugar de Fahel, trocou Herrera por Edno, e Loco Abreu entrou no lugar de Maicosuel. E aos 45 do segundo tempo, o uruguaio mostrou que tem estrela, e voltou a marcar, o seu primeiro no brasileirão, um golaço. Abreu “chapelou” o goleiro santista e soltou a bomba que estufou as redes do Pacaembú. O Glorioso somou mais três pontos e aparece novamente na terceira colocação.

*De volta para o passado:

Pela 20ª rodada do brasileirão de 2009 o Fluminense foi para o Morumbi enfrentar o São Paulo, e o tricolor paulista se deu melhor, 1 a 0, gol de Richarlyson aos 22 do primeiro tempo. O Flu seguia na vice-lanterna do campeonato.

O Flamengo recebeu o Cruzeiro no Maracanã, e para decepção de sua torcida perdeu por 2 a 1, de virada. O primeiro gol foi marcado por Emerson, hoje no Fluminense. No segundo tempo Diego Renan e Fabrício marcaram para a Raposa de BH. Com o resultado, o rubro-negro terminou a rodada na 12ª colocação.

O Botafogo recebeu o Santo André no Engenhão e perdeu por 2 a 1. Era o jogo de estréia de Estevam Soares no estádio do alvinegro, que entrava naquela rodada na zona de rebaixamento. Todos os gols foram marcados no primeiro tempo, Júnior Dutra e Nunes pelo time do ABC paulista, e André Lima, de pênalti, para o alvinegro, que amargava o 18º lugar na tabela.

Na série B, o Vasco derrotava o Brasiliense fora de casa, na Boca do Jacaré. O gol cruzmaltino foi marcado logo aos 5 minutos de jogo, em falta cobrada despretensiosamente por Ramón.

Um comentário:

Rodrigo Pereira disse...

Botafogo conseguiu ganhar mesmo sem Jobson e Somália, que vinham sendo importantíssimos nessa caminhada do fogão. Tem gente que vai falar que o Santos já tinha perdido muitos jogadores e que já não é tão forte, mas agora não tem como discutir que o Botafogo vai entrar na disputa por uma vaga na libertadores, se pá até as últimas rodadas consiga lutar pelo título.
Fluminense agora está em crise sendo o líder, deu a louca em todos por lá. Torcida vaia jogadores, Fred faz cair o chefe do departamento médico, Muricy se volta contra a torcida...
Flamengo não vai disputar nem para cair nem para libertadores, e o mesmo acredito do Vasco. Ambos não tem banco para um competição longa.