sexta-feira, 17 de setembro de 2010

BR-2010: Pelos cariocas somente o Flamengo vence



Quarta-feira:

O Botafogo, muito desfalcado, foi até Goiânia para enfrentar o até então lanterna Goiás, no Serra Dourada. Um jogo difícil, principalmente levando em conta as ausências de Somália, Jóbson, Marcelo Cordeiro e Matos, e Herrera. O alvinegro começou melhor a partida. Com mais posse de bola, dava pinta de que ia ganhar, ledo engano. Aproveitando uma falha de Leandro Guerreiro, Rafael Moura tocou a bola para o meio da área. Wellington Monteiro chutou e marcou o primeiro do time goiano. O segundo gol da partida também foi do esmeraldino. Wellington Monteiro deu um chute despretensioso que acertou a trave, no rebote Rafael Moura completou. A situação ficava difícil para o Botafogo, que jogava melhor, mas não traduzia a superioridade em gols. Abreu, pelo terceiro jogo consecutivo, parecia que ia começar a mudar essa história, e diminuiu nos últimos minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa o Botafogo ficou mais veloz, principalmente devido à saída do péssimo Lúcio Flávio. Mas a tônica do jogo foi a mesma da que tivemos no primeiro tempo. Botafogo pressionando, mas sem balançar as redes. O Goiás, em uma noite iluminada, aproveitou o cansaço do glorioso nos minutos finais e ainda fez mais dois gols (Rafael Moura de pênalti, e Bernardo), sacramentando o péssimo resultado para o time carioca.

O Flamengo também jogou fora de casa. Foi até o Prudentão jogar contra o Grêmio Prudente. Os rubro-negros estavam na beira da zona da degola, e precisavam de um resultado positivo, mas o primeiro tempo não foi nada bom para o time do técnico Silas. Adriano Pimenta abriu o placar para o Prudente. Ao comemorar o gol, levou seu segundo amarelo (levantou a camisa) e acabou sendo expulso. Os 45 minutos finais foram agitados. O Flamengo se lançava ao ataque, e por isso sua retaguarda ficava fragilizada para segurar os contra ataques do time paulistano. Sorte de Marcelo Lomba que os jogadores prudentinos não conseguiam concluir de maneira digna as jogadas. O rubro negro passou a acreditar em um resultado melhor, e para isso precisaria da eficiência de seus (até então) ineficientes atacantes. Diego Maurício, o último avante a marcar com a camisa rubro-negra, mostrou seu valor e balançou as redes para empatar a partida. O 1 a 1 já não era um resultado de todo ruim, mas nos acréscimos a sorte sorriu para o time da Gávea. Toró acertou um bom chute, que entrou no cantinho do goleiro Giovanni. Vitória rubro-negra, 2 a 1.

No Engenhão o Fluminense recebeu o Corinthians, na partida entre líder e vice-líder da série A, E foi o time do Parque São Jorge que saiu mais feliz de campo. Também pelo placar de 2 a 1. O tricolor esteve apagado durante boa parte do jogo, e o Corinthians, que não é nada bobo, aproveitou. Jucilei marcou o primeiro, aos 44 do primeiro tempo. Aos 20 do segundo, Iarley ampliaria para o alvinegro paulista. Cinco minutos depois, Washington deu a torcida carioca um fio de esperança, ao somente empurrar a bola para as redes (como de costume). Mas o jogo ficou nisso. Com o resultado, os dois times ficam empatados em pontos, e o Fluminense se mantém na ponta somente pelo saldo de gols. O Corinthians ainda têm uma chance de ultrapassar o tricolor carioca. No dia 13 de outubro o Timão enfrentará o Vasco, em partida válida pela 18ª rodada do primeiro turno ainda.

Quinta feira:

Quinta com somente dois jogos, São Paulo e Inter, e Vasco e Avaí. Em São Januário, o cruzmaltino jogava melhor, e marcou primeiro. Ramon, que voltava a atuar pelo Vasco, recebeu um belo passe de Éder Luis, e estufou as redes de Renan, 1 a 0 Vasco. O Gigante da Colina seguia melhor no jogo, mas perdia muitas oportunidades, a melhor delas um pênalti, desperdiçado em uma cobrança ridícula feita por Rafael Coelho. Como dizem no futebol, “quem não faz leva”, e a bola castigou o time vascaíno. Aos 29 do segundo tempo, Leandro Bonfim tocou para Laércio, que chutou para o gol. Aproveitando o rebote do goleirão, Caio só teve que empurrar a bola para o gol, e comemorar o empate, o 11º do time no campeonato. Somente o Palmeiras empatou tanto. PC Gusmão segue invicto no campeonato, mas não tem nada de soberania em seu recorde pessoal, o Vasco ocupa a 10ª posição.

* De volta para o passado:

No Maracanã o Flamengo recebeu, e ganhou do Santo André por 3 a 0 pelo BR-2009. Com uma bela partida de Petkcovic o Flamengo saia de um jejum de cinco jogos sem vitórias (três derrotas pelo brasileiro e dois empates pela Sul-Americana). Gols de: Denis Marques, Léo Moura e Zé Roberto.

O Fluminense foi até a Vila Belmiro enfrentar o Santos, e o que eu vimos foi mais uma derrota do tricolor, 2 a 0. Os gols santistas foram marcados por André, aos 44 do primeiro tempo, e Ganso, aos 30 do segundo.

No Engenhão uma partida polêmica entre Botafogo e Grêmio. A partida terminou em 3 a 3, mas os alvinegros ficaram na bronca com o juiz, que não marcou saída de bola antes do gol de Jonas, pelo Grêmio. Pelo Botafogo, Reinaldo, Victor Simões e Leandro Guerreiro balançaram as redes. Pelo tricolor gaúcho foram dois de Jonas e um de Souza.

Pela Série B, o Vasco seguia na primeira colocação ao empatar em 2 a 2 com o Atlético-GO no Serra Dourada, em uma bela atuação de Carlos Alberto. O Vasco começou perdendo, Jairo e Juninho marcaram pelo Dragão. Mas Carlos Alberto e Elton igualaram as coisas para o Gigante da Colina.

Nenhum comentário: