quinta-feira, 30 de setembro de 2010

BR-2010: Aumenta a vantagem tricolor



O Botafogo empatou com o Corinthians. O resultado acabou ajudando o Fluminense, que ajudou o Flamengo ao vencer o Avaí. Só o Vasco, que venceu os Santos, ficou de fora dessa roda de amigos. Devido às eleições que acontecerão neste fim de semana, a 26ª rodada do Campeonato Brasileiro foi antecipada. Na terça-feira (28), Flamengo e Vasco fizeram suas partidas, Fluminense e Botafogo bateram o ponto dos cariocas na quarta-feira (29).

Na terça-feira, dia de alívio e de apreensão. O alívio ficou por conta dos vascaínos, que só viam o time empatar, e na última rodada em atuação desastrosa de Heber Roberto Lopes, viram o Gigante da Colina perder para o Guarani por 1 a 0, e começar a flertar com a zona da degola. O jogo agora foi contra o Santos, do habilidoso e problemático Neymar, em São Januário. O cruzmaltino finalmente venceu, 3 a 1, destaque para a atuação de Éder Luis. O Vasco levou um sufoco e quase sofreu o empate, principalmente quando Jumar foi expulso, mas dessa vez o time de PC Gusmão finalmente somou três pontos em um jogo só, e consegue respirar um pouco mais aliviado, no meio da tabela.

A apreensão ficou por conta do Flamengo, que graças ao gol de Deivid, no finalzinho da partida contra o Goiás, no Serra Dourada, não voltou para o Rio com um resultado trágico. O rubro-negro era o primeiro time fora da zona de rebaixamento, e enfrentava o ameaçadíssimo Goiás, que nas últimas quatro rodadas vêm demonstrando evolução sob o comando de Jorginho, ex-auxiliar técnico de Dunga na seleção brasileira. O primeiro gol foi marcado por Jean, contra a própria meta. Na metade final do jogo, o time da Gávea pressionava, mas não conseguia marcar o gol de empate, o resultado era terrível. A torcida pedia a cabeça de Silas, que ganhou sobrevida no empate, mas deu uma de peladeiro nervosinho ao colocar a culpa do mau resultado no gol contra de Jean, o que causou grande descontentamento na cúpula de futebol comanda por Zico.

No dia seguinte, o Fluminense, jogando no Estádio Raulino de Oliveira, venceu o também ameaçado Avaí por 1 a 0, gol de Conca, o craque do campeonato até o momento. Apresentando um bom volume de jogo, mas não deixando de levar sustos durante a partida, o tricolor só conseguiu abrir o placar na metade final da segunda etapa, após escanteio. O flu aumenta a vantagem para o segundo colocado, Corinthians, que empatou com o Botafogo no Pacaembú.

A partida entre os dois alvinegros foi muito movimentada, com grandes reviravoltas, mas ficou marcada pelos erros de arbitragem. O Timão já começou marcando, com Bruno César. O camisa 10 recebeu longo passe de Roberto Carlos, e com grande categoria colocou a redonda na gaveta de Jéfferson, que nada pôde fazer. O empate do campeão carioca veio com sua jogada mais forte, a bola aérea. Herrera, pela direita, cruzou, e Loco Abreu cabeceou com estilo para a meta de Júlio César. Minutos depois, o uruguaio deixou Herrera de cara para o gol, mas o bandeirinha marcou impedimento. Foi o primeiro erro.

Na segunda etapa, o time da casa pressionou o tempo todo, mas a defesa do Glorioso foi eficiente, e em certas ocasiões contou com a sorte. O Botafogo tentava sair em contra-ataques, mas raramente conseguia. Apesar de ter menos posse de bola, o time carioca virou o jogo, com Herrera, mas novamente a arbitragem se equivocou e marcou o impedimento do argentino, prejudicando novamente o time da estrela solitária, que teve mais duas chances de virar o jogo, mas dessa vez tropeçou em suas próprias pernas. A primeira veio com Somália, que em contra ataque preferiu o chute ao passe para os companheiros. A segunda veio com o irresponsável Caio. Na última jogada da partida, o atacante limpou com um drible goleiro, e zagueiro do Corinthians, tinha Abreu e Marcelo Cordeiro de cara para o gol, mas optou pela jogada plástica e tentou fazer um gol de cobertura. A conta do empate é mais dele do que dos erros de
arbitragem.

*De volta para o passado:

Na 26ª rodada do BR-2009, o Flamengo foi até o Beira-Rio, onde enfrentou o Internacional em um jogo que parecia muito mais pólo aquático do que futebol devido o volume de água no campo. O jogo terminou em um empate sem gols.

No Maracanã, o Fluminense venceu após 11 partidas. A partida foi contra o Avaí, que fazia campanha surpreendente. Os gols foram de: Alan, Fábio Neves, e, novamente Alan (Fluminense). William e Muriqui (Avaí).

No Engenhão, no dia que inaugurou a estátua de Nilton Santos, o botafogo levou uma “sova” do vitória, que ganhou de 3 a 1, mas podia ter feito mais gols. Gols de: Leandro, Leandro Domingues e Gláucio (Vitória). O Botafogo descontou aos 47 com Laio.

Pela Série-B, o Vasco venceu o Duque de Caxias no Maracanã por 1 a 0. O gol do Vasco foi marcado por Carlos Alberto.

Nenhum comentário: