segunda-feira, 27 de setembro de 2010

BR-2010: Fluminense de volta à liderança



O Fluminense volta a ser o líder do brasileirão. O tricolor ganhou do Vitória por 2 a 1 em Salvador, aproveitou o tropeço do Corinthians diante do Internacional, e retomou a ponta. O jogo foi difícil, o time baiano vinha de cinco rodadas de vitória, e começou agredindo a equipe de Muricy Ramalho. A partir da metade do primeiro tempo o jogo ficou mais equilibrado, mas os primeiros 45 minutos terminaram sem gols.
Na segunda etapa, Deco e Conca acordaram para o jogo, e, consecutivamente, o tricolor melhorou (e muito) na partida. Aos oito minutos, Rodriguinho, que novamente fez boa partida, sofreu pênalti, que foi convertido por Conca. Cinco minutos após o tento tricolor, veio a reação baiana. Em cobrança de falta, Bida lançou um foguete, que foi muito mal espalmado por Rafael. A bola sobrou para Henrique empurrar a gorda para o fundo das redes. Não deu nem tempo de comemorar, pois 1 minuto depois, Rodriguinho deixou o tricolor carioca novamente na frente, novamente na liderança.

O Botafogo, com muitos desfalques, recebeu o Atlético Paranaense no Engenhão. O alvinegro começou melhor o jogo, e aos 22 minutos, após bela troca de passes do time, Edno, em um forte chute de esquerda abriu o placar. O Botafogo ainda teve outras oportunidades de aumentar o placar, e deixar o jogo resolvido. Numa delas, Lúcio Flávio, que devido aos desfalques voltou a jogar, ficou frente a frente com o goleiro Neto, mas preferiu rolar a bola para o meio da área. O grito de gol estava pronto para sair da garganta dos torcedores, mas o lateral Marcelo Cordeiro passou da linha da bola. A partir daí o Furacão cresceu na partida, e passou a pressionar o time da casa. No segundo tempo, o técnico Paulo César Carpegiani, colocou Paulo Baier, e o rubro-negro curitibano ganhou o domínio no meio de campo. Quando parecia que o jogo já estava sacramentado, Elizeu, que entrou no lugar de Edno e fazia sua estréia no time, deu um passe bisonho, aos 45 minutos, que originou o contra-ataque fulminante que resultou no gol do Atlético, em chute de Gerrón. Péssimo resultado para os dois, mas pior ainda para o Botafogo, devido principalmente às circunstâncias do jogo.

No sábado, tanto Vasco quanto Flamengo perderam, e se aproximaram da zona do rebaixamento. O rubro-negro recebeu o Palmeiras, e levou 3 a 1. O destaque do primeiro tempo foi Kléber, atacante do Verdão, que marcou os dois primeiros gols do jogo, o primeiro de pênalti. Também de pênalti, Petkovic, diminuiu para o time da Gávea, dando ao torcedor a esperança de que o empate, mesmo em uma atuação fraquíssima, era possível. Mas não foi. Aos 44 da etapa derradeira, Lincoln desviou cruzamento para fazer o terceiro. Pela primeira vez no campeonato o Palmeiras emendou duas vitórias seguidas

O Vasco foi até Campinas enfrentar o Guarani no Brinco de Ouro da Princesa. A arbitragem ficou o Héber Roberto Lopes, que já havia feito uma atuação ruim no jogo entre Botafogo e Cruzeiro. O Vasco novamente não teve poder de finalização, mas também podemos creditar à derrota vascaína ao Juiz, que marcou um pênalti inexistente para o Bugre aos 35 minutos do segundo tempo.

* De volta para o passado:

A 25ª rodada do BR-2009 foi emblemática para o Flamengo. O rubro-negro recebeu o Coritiba no Maracanã, e em ótima atuação de Adriano, sapecou 3 a 0 no Coxa. O primeiro gol foi marcado por Petkovic, em belíssima cobrança de falta. O segundo foi uma de Adriano, o atacante encobriu o goleiro Michel Bastos. O terceiro foi de Willians.

O Botafogo, com a corda no pescoço foi até a Vila Belmiro jogar contra o Santos, o clássico interestadual mais charmoso, e de mais histórias do Brasil. O jogo terminou num empate sem gols, e Jéfferson já se apresentava como um dos salvadores do alvinegro na luta contra do descenso de 2009. O detalhe curioso, engraçado, e que mostra o que a fama e a vaidade fazem com as pessoas do jogo, é o seguinte: Neymar sem moicano, e com um cabelinho bem ruinzinho no ano que antecedeu o seu “nascimento” como grande jogador.

O Fluminense também jogou fora de casa, contra o Grêmio, e o rebaixamento já era uma realidade para o tricolor. O time de Cuca levou uma chinelada de 5 a 1, e esperava na lanterna, pelo milagre que viria nas rodadas posteriores. Pelo tricolor gaúcho foram dois gols de Souza, um de Tcheco, Jonas e de Cássio, do flu, que marcou contra. Quem descontou para os cariocas foi Kieza.

No Maracanã cheio, o Vasco venceu o Guarani por 1 a 0, abria 12 pontos de diferença para o quinto colocado da série B, e chegava cada vez mais perto de seu retorno à elite do futebol brasileiro.

Nenhum comentário: