segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Premier League: Manchester United vence o Arsenal e volta à ponta


Manchester United e Arsenal se enfrentaram, ontem (13/12/10), no Old Trafford. A partida, válida pela 17ª rodada da Premier League, reunia o líder (Arsenal) e o vice-líder (United, com um jogo a menos). A vitória dos Gunners seria essencial não somente para somar três pontos, mas para acabar com um grande estigma. Nas últimas vezes que enfrentou um adversário do chamado “Big Four”, composto por Manchester United, Liverpool, Chelsea e o próprio Arsenal, a equipe de Arséne Wenger não conseguiu a vitória (exceção feita aos confrontos ante o Liverpool). No final do campeonato, as derrotas acabavam tendo um peso maior para o clube londrino, que não conquista nada desde 2005, quando venceu a Copa da Inglaterra ao bater, nos pênaltis, justamente os Red Devils.

Neste ano o frio chegou mais cedo e forte à terra da rainha, mas o jogo já prometia ser quente. Evra, lateral do Manchester, fez algumas declarações nem um pouco amigáveis sobre o rival. Disse que ninguém se lembraria do futebol jogado pelos londrinos e, ainda, que faltava experiência ao jovem elenco.

Quando a bola rolou, o Arsenal teve uma postura muito fechada, e fez muitas faltas. A dificuldade de jogar sem Fábregas, que estava na reserva e volta e meia no departamento médico, é muito grande. Aos 40 minutos, após jogada de Nani pela direita, o coreano Park Ji-Sung conseguiu, com muito esforço, cabecear a bola para o fundo das redes.

No segundo tempo o Arsenal voltou melhor, mais agressivo. Mas quem teve as primeiras oportunidades foi o time da casa. Aos 54 minutos, Anderson (que fez uma bela partida), tabelou com Rooney e ficou de cara para o gol, mas o goleiro Szczesny evitou o tento. Na jogada seguinte foi a vez do Arsenal perder grande oportunidade, com Chamakh.

Após alguns lances de perigo para o Arsenal, os Red Devils voltaram a dominar a partida. Aos 72 minutos, o bandeirinha viu pênalti de Clichy. Howard Webb consentiu. Rooney estava a um passo de resolver a partida, mas, no maior estilo Roberto Baggio, isolou a bola. O erro não teve maiores consequências, mas é fato que o jogador faz uma péssima temporada. Com a vitória o Manchester United, com um jogo a menos, se tornou o novo líder da Premier League. O Arsenal segue vacilando nos jogos importantes.

*De volta para o passado:


A última vitória Gunner, neste clássico, foi no dia 08/11/2008, quando venceu por 2a 1 no Emirates Stadium pela 12ª rodada da Premier League. Os dois gols do Arsenal foram marcados por Nasri, que vêm fazendo uma excelente temporada 2010/2011. No primeiro, o Francês aproveitou uma sobra de escanteio, bateu forte para o gol e contou com o desvio da zaga. No segundo, bateu forte, da entrada da área. O United diminuiu aos 45 do segundo tempo, com um golaço do brasileiro Rafael.

Nenhum comentário: