domingo, 15 de agosto de 2010



Que beleza. Um fim de semana lotado de futebol. Campeonato inglês, português, brasileiro.

A 14ª rodada do brasileirão foi excelente. Principalmente para os clubes cariocas. O Fluminense aumentou sua vantagem na liderança, o Botafogo chegou no G4, o Vasco manteve sua invencibilidade e o Flamengo voltou a ganhar.

O Botafogo jogou no sábado contra o Atlético-GO, lanterna do campeonato. O time de Goiás, mesmo sendo o pior do campeonato, dificultou o primeiro tempo pro Botafogo. O Dragão apertou a marcação e o alvinegro teve dificuldades, mas sempre foi superior no jogo, devido à fragilidade do rubro negro goiano. O primeiro gol foi de Somália, que ao usar a camisa 10 e atuar de forma convincente, principalmente no quesito tático, só mostra que Lúcio Flávio é um jogador de futebol completamente inútil no elenco botafoguense, que conta ainda com Renato Cajá na reserva. O segundo foi marcado por Jóbson, após passe de Maicosuel. A ligeira dupla vem dando certo, e o camisa 9 do Fogão vem mostrando sua regularidade no ataque, que é o melhor do campeonato, e garantiu ao time de General Severiano uma vaga no G4, ocupando a quarta colocação.

Ainda no sábado, o Flamengo jogou contra o Ceará. O rubro negro jogou mal, encontrando novamente muita dificuldade para fazer gols. A fase no ataque da Gávea é tão ruim, que o gol só saiu num pênalti duvidoso marcado pelo árbitro. Petckovic bateu, e como de costume marcou. Um magro 1 a 0 que alivia um pouco o torcedor rubro negro.

Os vascaínos, felizes, seguem invencíveis na fase pós Copa do Mundo. A vítima dessa vez foi o Prudente. Éder Luis, de bate-pronto, fez o primeiro gol dele com a camisa cruzmaltina. O bom atacante pode ser uma ameaça para a titularidade do ídolo Carlos Alberto, que todos sabem que joga bola, mas é irregular, e tem que provar que pode ser protagonista de um grande time também na série A. Após sofrer o empate do time paulista, em bola totalmente indefensável, o Vasco pressionava o Prudente. O time da colina conseguiu a virada também em um pênalti, que Nilton cobrou mal e porcamente, e acabou perdendo. O volante, porém, conseguiu se redimir a tempo, e no rebote estufou as redes com um forte chute. 2 a 1.

Cada vez mais líder, o Fluminense enfrentou o time misto do Inter, que nessa quarta-feira joga a final da Libertadores. Com exibição de gala, principalmente do argentino Conca, o tricolor sapecou 3 a 0 no colorado. O primeiro gol foi marcado por Mariano, logo depois Washington acertou uma "bomba" com a cabeça. Parece que a zica dele era com a camisa do São Paulo mesmo, o chamado "coração valente" vem tendo boas atuações pelo flu. Outro que vem jogando muito bem é o seu companheiro de ataque, Emerson, que mesmo com um corte no pé jogou bem e, mais uma vez, deixou o seu golzinho. O time da Unimed olha pra trás e vê seus adversários cada vez mais longe.

No campeonato português vimos o gol mais bonito até agoura, o pá. O brasileiro Laionel, do Acadêmica de Coimbra, marcou um golaço no último minuto do jogo contra o Benfica. Os " estudantes" venceram o time de Lisboa por 2 a 1 em pleno Estádio da Luz. O outro time da capital lusitana, o Sporting, também decepcionou, e perdeu para o Paços de Ferreira por 1 a o.

Enquanto isso os dragões de Porto já marcaram seu pontinho. Mas também foi sofrido. O brasileiro Hulk marcou de pênalti o gol que deu a vitória ao Porto, em jogo contra o Naval.

Na Terra da Rainha, Chelsea e Manchester United fizeram jus ao favoritismo que todos têm colocado nos clubes, como principais candidatos à conquista da Premier League. Os blues desceram a "trolha" já no primeiro jogo, contra o West Brom, e fizeram 6 a 0. Drogba já começou o campeonato com um "hat trick". Os Red Devils jogaram contra o Newcastle, que volta à primeira divisão, e o clube alvinegro levou um choque de realidade, e vai ter que tomar cuidado pra não cair denovo.

Os outros dois membros do "big four" se enfrentaram, e o clássico terminou empatado.

2 comentários:

Rodrigo Pereira disse...

Próximas 3 rodadas serão para ver até quão longe podemos esperar Vasco e Botafogo irão no campeonato. Ambos nesta arrancada das últimas rodadas não enfrentaram adversários de peso e irão faze-lo nas próximas semanas.

Enquanto o Flamengo não fizer com que o ataque funcione, tem que dar graças a Deus por ainda estar na posição que está.

Tauan Ambrosio disse...

Vasco e Fluminense cara!